7 de janeiro de 2019

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS, DE GEORGE ORWELL, ADAPTADO E ILUSTRADO POR ODYR


Olá! ♥️
Hoje é dia de contar minha experiência com "A revolução dos bichos", de George Orwell.

Conheci o autor através de uma professora da faculdade no início da graduação. Não havia nem sequer ouvido falar nele, mas indicações não faltaram. Curiosidade também não. E ainda assim não li o livro completo. No entanto, o "Quadrinhos da Cia" nos deu um presente ao lançar esse livro ilustrado pelo artista gaúcho Odyr num período político conturbado e pela leitura rápida que me proporcionaria naquele momento decidi ler. E que livro incrível!


A fábula contida em A revolução dos bichos traz à tona toda uma questão política que dialoga muito bem com a realidade, principalmente da Revolução Russa. Publicado pela primeira vez em 1984, na Inglaterra, Animal Farm (título original) marcou história e é referência para os leitores até hoje. Na história um grupo de animais criam uma revolução para tirar a fazenda onde vivem do poder dos humanos e traçam estratégias eficazes a fim de instaurar um regime totalitário na fazenda. No entanto, uma dupla de porcos ameaça toda a organização e grandes problemas acontecem a partir dese momento.

A Revolução dos Bichos faz uma ácida crítica ao momento político daquela época e reafirma na história o quanto a revolução foi baseada em interesses mais do que em ideais e em vários momentos da narrativa é perceptível o quanto os porcos criam estratégias de organização de um modo que possa beneficiá-los. Isso não é tão diferente do que acontece no cenário político atual do nosso país. Não vou entrar em maiores detalhes sobre a política, mas é impossível não reconhecer o quanto a história em si se parece com o que vivemos hoje no Brasil.

Na orelha do livro tem um pequeno texto que resume muito bem a ideia que tive ao fazer a leitura. O comentário de Christopher Hitchens (jornalista, escritor e crítico literário britânico e americano) comenta que o livro (Animal Farm) nos diz que aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra.. E no final da leitura, o cenário da fazenda deixa isso muito claro. Outra crítica é sobre a alienação das pessoas que talvez por conforto ou por questões de interesses também acabam vendando os olhos para a realidade que os cerca.
"Porém os brutos, estúpidos, ignorantes demais para entender o que acontecia, limitaram-se a murchar as orelhas e apertar o passo. Logo o carroção atravessava a porteira e desapareceria na estrada. A explicação dada era muito simples. A carroça pertencera, antes, ao matadouro, depois fora comprada pelo cirurgião veterinário, que ainda não apagara o letreiro. Sansão nunca mais foi visto."
A riqueza da história é incontestável e a prova disso é o sucesso que o livro faz até hoje com ótima vendagem. A companhia das letras já publicou outros livros do autor, como 1984, O que é fascismo, entre outros, mas o grande diferencial dessa edição de "A revolução dos Bichos" publicada em outubro são as ilustrações de Odyr. O artista nascido em Pelotas e autor de dois livros como desenhista enriqueceu ainda mais a fábula de Orwell trazendo imagens com pinturas cheias de detalhes e cores que expressam muito bem o ambiente revolucionário. O livro que teve tradução de Heitor Aquino Ferreira será lançado fora do país também, em países como Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Itália.

A revolução dos bichos que traz à tona as consequências de um regime totalitário, que dita e age a favor dos próprios interesses, como diria "O Estadão", para quem ainda não entendeu, agora está desenhado.
Se quiser saber mais sobre o livro indico o texto maravilhoso do site da Revista Galileu, 5 Lições que 'A Revolução dos Bichos' nos ensinou , de onde tirei algumas referências para a escrita dessa postagem.
Bjux,
até a próxima! ♥️

14 comentários:

  1. Nossa que nostalgia, eu li esse livro na casa da minha tia quando era criança, li ele e A Árvore que Dava Dinheiro. Talvez seja uma boa opção o reler, pois naquela eupoca eu sem dúvidas não capitei a sua verdadeira crítica.

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai que resenha mais linda! Gostei bastante do livro, ainda mais por ter sido escrito a tanto tempo, parece ser um livro que não pode faltar na minha estante ❤

    ResponderExcluir
  3. Que resenha maravilhosa, e mais importante é quando enxergamos além da mensagem do livro, que originalmente usavam os animais para falar sobre a revolução russa, mas o mundo da voltas e e compreensível que façamos referências as nossas próprias experiências, ainda mais se formos ver pelo lado dos porcos que queriam tirar proveito próprio de toda a situação.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Realmente é um livro que faz sucesso até hoje e eu quero muito ler. Esta edição ilustrada e ditada esta linda demais! Este livro deveria ser uma leitura obrigatória, pois a premissa do enredo é e sempre se manterá atual.

    ResponderExcluir
  5. Desse ano não passa para eu adquirir essa obra e o livro. Preciso ler essa distopia que está consumindo a minha curiosidade por completo. Assisti um vídeo sobre essa versão qua apresentou e fiquei fascinado.

    ResponderExcluir
  6. Ah, foi um dos primeiros livros que marquei como favorito, acredito que todos mundo deveria lê-lo, ele é de uma genialidade ímpar! Essa edição parece estar maravilhosa, já da vontade de ter na estante hahaha

    Bjs ♥️

    ResponderExcluir
  7. Não conheço essa obra em concreto, mas já li outras coisas do autor. Gosto bastante, é muito perspicaz e tem uma postura crítica da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é um clássico da literatura, quero muito ler! É uma obra importante que gera reflexão. Essa edição ilustrada está super bonita, obra digna de colecionador.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,

    Eu li ano passado o livro da Revolução dos bichos, após anos de relutância, achei o livro bem rapidinho de ler, apesar de trazer uma grande mensagem no enredo, acho linda essa edição ilustrada, e já quero ela <3

    ResponderExcluir
  10. Quero muito esse livro. Eu já tinha ouvido sobre, porém sem muito detalhes. Mas pela sua resenha, fiquei mais interessada ainda. Acho maravilhoso livros que conseguem passar mensagens além da própria historia. Obrigada pela indicação, " aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra.. " achei a crítica maravilhosa e se encaixa muito bem no nosso cenário político.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de uma fabula ter essa analogia tão densa, ótimo para uma criança começar a refletir e questionar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego,
    Este é um daqueles livros essênciais. Eu sempre penão em ler mas acabo adiando, meio parecido com o que você falou. Ilustrado pode ser bem interessante principalmente para despertar o desejo de ler a obra original. Otime dica. O blogue está lindo. Beijos

    ResponderExcluir
  13. A Revolução dos Bichos é o que podemos chamar de clássico! Mais do que atual nesse momento delicado em que estamos vivendo, a obra se amplia quando ela é trazida pros quadrinhos porque aumenta o seu alcance e magnitude. Ainda não li a HQ, mas tenho ouvido ótimas referências e resenhas. Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi Di! Nossa, apesar de já ter ouvido falar demaaais desse livro, nunca li. Mas, fiquei super curiosa. Acredito que eu nunca tenha me ligado a temática e agora, ainda mais com todo o caos que estamos vivendo, isso ta bem aflorado em mim e preciso conhecer a história. Fiquei bem curiosa também para ver como está uma versão em quadrinhos. Tenho achado muito legal a ideia de pegar clássicos e colocarem nesse formato. Amei a dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger