4 de fevereiro de 2019

UM ARTISTA DO MUNDO FLUTUANTE, DE KAZUO ISHIGURO


Olá! ♥️
Carnaval ainda nem chegou, então o ano nem começou direito. Vou apresentar mais uma leitura de 2018 e contar para você minhas impressões. Antes, quero deixar claro: ler Kazuo Ishiguro para mim foi um caminho sem volta. Depois que li um livro não quis mais parar e as edições da Companhia das Letras também não deixam a desejar. 


Masuji Ono é um um artista aposentado. Sempre foi apaixonado pela pintura, mas conviveu com o olhar preconceituoso de seu pai em relação a arte. No entanto, apaixonado pelo que fazia, o homem decidiu enfrentá-lo e seguir com seu amor. Masuji foi um pintor renomado e durante seu desenvolvimento criativo, lutou contra as amarras da arte tradicional japonesa para dar lugar a uma produção propagandística a serviço do país, sobretudo ao longo da Segunda Guerra Mundial. E agora enquanto o Japão tenta se recuperar das atrocidades causadas pela guerra, reconstruindo espaços com um olhar esperançoso para o futuro, Ono vive uma vida calma cuidando de sua casa e de seu jardim, além de passar algumas noites bebendo ao lado de velhos amigos e de morar com a filha.  Quando o noivo dela decide não mais casar às vésperas do casamento, Masuji começa a fazer uma viagem pelo passado e revisitar sua vida, analisar seus atos e o que herdou de seus descendentes para compreender quem é nesse momento atual de sua vida.

Ishiguro é o tipo de autor que talvez não atinja com louvor a todos o públicos, mas uma coisa não se pode negar: sua narrativa é reconhecível. O autor tem um jeito especial só dele, então sua personalidade como autor está marcada em cada uma de suas narrativas. Isso faz dele um autor renomado e especial e um dos poucos que conseguem tomar a atenção do seu leitor com um texto reflexivo e poucos diálogos.

Em "Um artista do mundo flutuante", Ishiguro só reafirma sua originalidade e nos apresenta um texto reflexivo que nos leva a um passeio pelas "moradas" de um artista renomado e todas as situações vividas na família, quando ainda era criança, por exemplo, e na vida social e profissional. Característica presente em todas as obras que li do autor, a auto-reflexão como um ato de entender seu momento atual e a pessoa que se tornou está presente no texto, que mais uma vez coloca na mesa questionamentos pertinentes sobre a vida e sobre como nossas atitudes e as atitudes de nossos antepassados podem influenciar nossa vida e nossa personalidade.
"[...] devo dizer que acho difícil entender como qualquer homem que valorize seu amor-próprio procure evitar por longo tempo a responsabilidade de seus atos passados."
Além de trazer à tona o olhar para o passado e a reflexão na forma como atua na vida das filhas o texto de Ishiguro também destaca a questão do preconceito, da mulher submissa, das desigualdades e das problemáticas sociais, já que estamos num cenário pós-guerra, momento de reconstrução no país. O autor também não abre mão do tom nostálgico que é uma marca nas suas histórias.

Quando escrevi resenha dos livros anteriores que fiz a leitura (O Gigante Enterrado e Não me Abandone Jamais) eu falei sobre os capítulos longos e lentos, reflexo das reflexões feitas pelo personagem e pelos importantes detalhes que nos situam no local em que o personagem está. Isso também é presente neste livro e como disse anteriormente não irá agradar a todos os leitores, mas se o novo leitor se permitir embarcar nessa leitura e conhecer esse mundo flutuante de coração aberto vai perceber o quanto a reflexão do personagem vai despertar o desejo da auto-reflexão também.

| Leia a resenha de O Gigante Enterrado |
| Leia a resenha de Não me Abandone Jamais |

Um Artista no Mundo Flutuante é um livro que te provoca a repensar atitudes e fazer uma análise pessoal do seu passado e de suas atitudes naquele período também. É um livro acima de tudo sobre o ser o humanos e suas imperfeições, seu erros, seus acertos e sua luta diária pela sobrevivência num ambiente caótico. 

Bjão,
Di ♥️


17 comentários:

  1. Oi, Di!
    Eu não li nada do autor ainda porque sinto que ele não faz muito minha praia. Porém, anotei a dica para quando quiser sair da zona de conforto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu não conhecia o livro e nem o escrito, parece ser uma história emocionante e diferente, não vou mentir em um primeiro momento a sinopse não chamaria minha atenção, mas pelo que falou fiquei intrigada, as vezes é bom ler histórias mais reflexivas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que livro legal, acho que vou me arriscar ler ein

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Eu li o livro Não me abandone jamais e confesso que faltou pouco para eu abandonar o livro. Mesmo o livro tendo falado comigo tempos depois de tê-lo terminado, acho que esse tipo de leitura não é para mim. Por isso acho que não leria esse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o autor mas deu para ver que o leitor vai aprender muito com ele.
    Parece trazer uma grande mensagem.
    Tava com saudades de passar por aqui :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá. Não sei se leria, não é algo do meu estilo literário. Mas gostei de seu post, bem informativo

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse autor e nem o livro! Adorei muito, já quero ler! 💙 Adorei o post e obrigado pela dica! ❤

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o ator e esse título,mas por se tratar sobre atitudes,confesso que fiquei curiosa com a a leitura

    ResponderExcluir
  9. Oie Di =)

    Tenho um livro do Kazuo e tenho muita curiosidade/ expectativa sobre a escrita do autor. Ele é um dos autores favoritos do meu melhor amigo e como temos gostos parecidos acredito que eu vá gostar da escrita dele também.

    Além disso, é sempre bom sair um pouco da nossa zona de conforto e conhecer autores novos.

    Adorei a resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. Oi, meu rei

    Uma das coisas que prometi esse ano foi me arriscar mais, por isso acho que algum livro do Kazuo seria uma ótima adesão. Só não sei se começaria por esse, acho que começaria por outro.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Quero muito ler algum livro do autor, pelo menos na hora de nomear suas obras ele realmente consegue me deixar curiosa, essa coisa mas reflexiva parece ser algo bem característico do Japão todos os autores de lá que li tem essa coisa.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei bem curioso para ler esse livro, ainda mais que estou preparando material para eu site sobre minha viagem a Hiroshima. Deve ser bem interessante fazer um link para esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi Diego, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar na obra ou no autor, mas adoreeei a resenha.
    Acho bem legal a gente abrir a mente para obras diferentes, que nos fazem sair da zona de conforto. E o tema é bem real: muitas vezes deixamos um sonho de lado por ouvir opiniões negativas enquanto crescemos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Oi Diego, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas depois de ler tudo que falou, fiquei com a sensação que irei adorar o estilo de narrativa dele. Amo obras que permitem essas reflexões pessoais, principalmente acerca do passado e de tudo que nos rodeia. Esse toque dele nas narrativas extensas, me agradam quando são bem feitas, o que me parece ser o caso dele. Uma excelente dica! Você sempre arrasa e aumenta minha lista de desejados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! A proposta do livro parece boa. Ultimamente tenho visto autores de outros pontos do mundo vindo à tona, o que acho muito importante. É bom poder variar e conhecer narrativas diferentes, pessoas diferentes.
    Dica anotada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Livros que além de proporcionar entretenimento tb nos movem em reflexões diversas tem o condão de se tornarem grandes obras literárias com o passar do tempo. Não sei se vai ser esse o caso, mas tua resenha me passou a sensação de que se trata de um livro bem legal e oportuno de se ler. Eu ainda não tinha ouvido falar dele. Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  17. Oi Di,

    Confesso que não conhecia esse autor, mas só de ler essa resenha já fiquei instigada a começar rs.
    Adoro quando o livro traz reflexões importantes pra o leitor. Esse cenário pós-guerra, com um país em construção, me deixou com um sentimento de esperança. E esse clima de nostalgia eu amo com força!!!!
    Já quero ler!!!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger