20 de novembro de 2015

{Resenha} Star Wars Uma Nova Esperança: ‘A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da fazenda.



Olá, gente! 
Por conta dos meus horários na faculdade, neste final de semestre, as postagens diminuíram aqui no blog, mas não pensem que não estou lendo ou estudando coisas para postar. Estou sim tentando ler o que posso para trazer coisas legais para vocês, como a resenha de hoje, do livro Star Wars Uma Nova Esperança, primeiro livro da série, lançada pela Editora Seguinte, com uma edição lindamente ilustrada.

***
 Star Wars (no Brasil Guerra nas estrelas), é uma das maiores e mais aclamadas séries de todos os tempos. Criada por George Lucas, em 1977, a franquia de filmes nos apresenta aventuras intergalácticas, em que o bem luta para vencer o lado negro da força e destruir o grande império obscuro que tomou conta da galáxia. No primeiro livro da trilogia clássica - que corresponde ao episódio IV da série - Star Wars Uma Nova Esperança, somos apresentados à Princesa Leia, ao cafajeste e contrabandista Han e ao garoto da fazenda, o sonhador Luke. Juntos eles partem para uma batalha, a fim de destruir o império do mal (comandado pelo temido Darth Vader), que agora toma conta de toda a Galáxia.


Na primeira parte do livro vamos acompanhar a Princesa Leia dentro da ‘nave’ do poderoso Vader. Leia é forte, corajosa e ousada o suficiente para aceitar uma missão importantíssima: ela precisa encontrar e destruir a Estrela da Morte (criada para destruir planetas e garantir poder ao lado escuro da força), ainda que seu pai e outros familiares não acreditem em sua capacidade. Mas algo acontece durante a permanência da princesa lá dentro e, neste momento, somente um droide (um robô inteligente usado para transmitir mensagens) poderá levar sua mensagem para o guerreiro Ben, um Jedi poderoso que irá salvá-la.


O droid cumpre seu papel e leva a mensagem para Ben. Para seguir com seu plano de ajudar a princesa pede ajuda ao contrabandista Han, dono da nave Millenium Falcon, um perfeito cafajeste, um homem ganancioso. O rapaz está devendo dinheiro a um grupo de contrabando poderoso, por isso logo aceita levar Ben e seu companheiro Luke até o sistema Alderaan. No caminho encontrarão batalhas a serem vencidas e, num determinado momento, enquanto Ben fala sobre a “Força” para Luke, treinando-o para lutar, sob o olhar cético de Han e seu parceiro Chewie, os quatro percebem que estão mais próximos de Leia do que imaginam.


Luke é um garoto da fazenda que perdeu os pais logo cedo e foi criado pelos tios, que também foram mortos por Darth Vader. Ele quer entrar para o lado iluminado da força e se tornar um guardião. Treinado por Ben, o garoto segue nesta aventura para salvar a princesa e, quando menos espera, se torna um dos pilotos mais importantes, na batalha pela destruição da estrela da morte. Agora, ao lado de Han, Chewie, Leia e a Força que Ben emana, Luke irá descobrir que não é apenas um garoto da fazenda, mas um guerreiro pronto para vencer a batalha contra o mal. Ele encontrará também, junto aos novos amigos, uma nova esperança para a galáxia.

Alexandra Bracken (autora de Mentes Sombrias) fez um brilhante trabalho, apresentando ao leitor, de maneira clara e fácil, o universo de Star Wars. Em alguns momentos, mais precisamente no primeiro capítulo, a autora utilizou uma narrativa mais ‘engraçada’, acredito que para dar leveza à personagem de Leia que, apesar de ser uma mulher forte e guerreira, possui também sua fragilidade que é apontada em alguns momentos da narrativa. No entanto, Bracken mergulhou nas frases abertas demais, exagerando nas reticências que, em vários momentos tornou o texto chato. Nos capítulos seguintes a narrativa foi ficando melhor e mais empolgante. As ilustrações são lindas e o trabalho da capa digno de ser admirado.


   Com tradução de Álvaro Hattnher, ilustrações de Ralph McQuarrie e Joe Johnston, a edição que a Editora Seguinte criou para o livro da série não deixou a desejar em nada. O livro que sucede o episódio IV é “Star Wars: Então você quer ser um Jedi?” 

Leiam! Apaixonem-se por esse universo e embarque nessa aventura com a Editora Seguinte e os heróis de guerra nas estrelas.

Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Diih.
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger