8 de março de 2018

Para você, mulher.



Olá!


Você é linda, assim diz a canção. E você é LINDA demais! Mesmo quando tentam minimizar você, te deixar lá atrás, como nas fotografias - aquelas que desfocam o fundo, sabe? - que importa mais é o que está em primeiro plano. Você é linda quando todas as pessoas te enxergam com uma fragilidade exagerada, que faz parecer que você é incapaz. E você não é, eu sei. Aliás, nós sabemos.  Você é linda sendo feminina ou não, tendo um jeito mais rústico, fora do que comum aos olhos dessa sociedade machista. De cabelos curtos, longos, independente da roupa que vista. Você é linda independente da cor, do tipo de cabelo, da condição de vida que tem. É linda independente de qualquer característica física, porque o que te faz linda é essa luta constante para sobreviver, ganhar seu espaço, ter uma voz. É linda porque todos os dias mostra que é forte e é capaz. Mesmo quando muitos prefiram tapar os olhos e não enxergar.

E pra você reuni dicas de música, filme, flores. Uma de cada para que você se sinta inspirada cada dia mais, seja com uma leitura ou com uma canção, seja com flores e suas cores.

PARA VOCÊ UMA MÚSICA:




- "Você é linda", de Caetano Veloso. Essa música foi gravada em 1983, de forma poética enaltece uma mulher, trazendo elementos da natureza o que a torna poética. A música é atemporal, uma bela homenagem a uma mulher. Ouça, linda


PARA VOCÊ UM LIVRO:

Há um filme inspirado neste livro, que traz como personagem principal a atriz Ludmila Dayer. É lindo de ver, eu indico.

- Helena Morley construiu uma narrativa linda a partir do diário de uma garota provinciana, do séculos XIX, vivendo a mudança do século em Diamantina. Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1942 e elogiado por escritores renomados, como Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa.

Helena Morley compõe um painel multicolorido, desabusado e inconformista de um momento histórico singular no Brasil.De lambuja, o leitor é apresentado Às inquietações de uma jovem espevitada às vésperas de um novo século.

PARA VOCÊ UMA FLOR:


- Orquídeas são minhas flores preferidas, principalmente as de cor lilás. Acho de uma sutileza, mas de um pode imenso de dar vida a qualquer lugar. E dentre os vários significados temos um em especial, que é a simbologia do orgulho feminino. Orquídeas para você, linda

PARA VOCÊ UM FILME:


- "O poder da coragem" é um filme que indico. É baseado na história real de uma aeromoça, Neerja Bahnot, uma indiana que morreu aos 23 anos sendo uma heroína. A mulher salvou a vida de 360 passageiros e está sendo representada nesse filme, lançado em 2016. Neerja foi corajosa e não abaixou a cabeça em momento algum. Inteligente e cheia de garra não desistiu de lutar nem sequer por um segundo.

Para você todos os dias de luta e de glória.
Um dia para você, mulher, dentro de todos os outros dias. 

7 de março de 2018

'Me chame pelo seu nome': uma explosão de sentimentos em mim




Olá,

Não, essa não é mais uma crítica de "Me chame pelo seu  nome" (Call Me By Your Name). Acredito que neste momento não saberia, não é meu foco, não é o que quero fazer. Gostaria apenas de desabafar, escrever sobre minhas emoções, dividi-las com você. É isso. Nada de técnicas, de falar de imagem, do que falta ou não falta. Falarei do que sinto.

Foi numa tarde dessas, recentemente, o filme já havia saído dos cinemas na minha cidade e eu não consegui assistir. Um amigo me chama para um banho de piscina na casa dele, então fomos curtir o inicio de nossas férias da faculdade. Após o banho, as fotos, as risadas, um filme. O escolhido "Me chame pelo seu nome". Uma qualidade ótima de imagem - graças ao torrent e a tecnologia. De repente o silêncio, a atenção está voltada para o tão comentado filme, baseado no livro homônimo de André Aciman. Fotografia linda, detalhes oportunos, atores representando muito bem. 

Como se não bastasse, a leitura e os grandes nomes da literatura marcam presença. Itália, França; o agora e o depois; as cores. Um coração que bate forte diante de uma história tão viva e tão real quase se materializa. Dos tons das cores das roupas às paisagens e os olhares confusos, me perdi, me encontrei, me vi e me reinventei. Era eu, era ele, Elio, a confusão e a saudade; a incerteza e a fantasia que costumava gritar, arranhar, delirar. Tamanho era o exagero, causas perdidas numa batalha contra e ao mesmo tempo entregue às armadilhas do amor, esse que não avisa quando vem, nem se mostra tão claro - um belo de um "traidor"!
Me Chame Pelo Seu Nome
E eu já não sabia quem eu era, em que tempo eu estava, se já estava. A cada diálogo e olhar amedrontado, às palavras que saiam cheias de fúria, e as esperas incessantes; o negar ser, o ser sem querer ser, a brutalidade de uma paixão que veio sem saber de onde, sem saber por onde, sem saber quando. De repente, minha idade já um pouco avançada, distante de quem eu era, me confundia o ser existente agora. O coração desritmado no peito, uma respiração mais forte, constante, apressada. Uma explosão que prometia acontecer, mas não acontecia. Mas ganhava força a todo o instante, e eu queria chorar, chorar até me livrar das consequências que essa explosão me traria, da bagunça que faria no meu espaço desconhecido, um fantasma assombrador a brincar no meu tempo.
Eu estava diante de uma poesia, uma voz que me dizia ao pé do ouvido palavras bonitas, palavras de amor, de desespero pelo amor, mas um desespero gostoso de sentir ainda que perigoso, arteiro, afrontoso. Era eu ali, o amor que foi embora. Era eu e aquela paixão que se foi, enrolou-se n'outros lençóis, gerou um filho e desapareceu. Era eu e minhas lágrimas no ontem, na fantasia, no real. Eu e minha paixão. Elio e sua paixão; nós dois e o amor. Nós dois e a descoberta da grande novidade assustadora. Dói por não saber por onde e como machuca, mas é dor e prazer que se fundem.

"Me chame pelo seu nome, que eu te chamarei pelo meu". 
E deitado sob o braço do sofá, encolhido com as mãos entre as pernas chorei, e finalmente a explosão aconteceu. Meus olhos refletiam lembranças de um passado que aconteceu, mas não se sabe em que mundo ou segundo. A respiração ficava cada vez mais forte quando finalmente me rendi e deixei que a emoção se revelasse e escorresse pela minha face, até que não houvesse mais curvas a percorrer e desaparecesse.

5 de março de 2018

Planner de estudo (Donna Dolce) 2018


Olá,

      Todo leitor tem suas manias que de alguma forma assemelha-se às manis do outro. Parece que leitores possuem os mesmos gostos e atitudes na hora de ler um livro. Mas não é só isso: o gosto por produtos de papelaria também é comum aos demais, na maioria das vezes. E é por isso que não penso duas vezes para mostrar aqui no blog, quando encontro algo novo, bonito e cheio de estilo. Novidades e produtos que podem nos ajudar de alguma forma são para serem compartilhados.

      E eu gostaria de compartilhar com você o novo Planner da Donna Dolce.


      A Donna Dolce é uma lojinha virtual, que produz coisas lindas, cheias de estilo e personalidade no que se refere a papelaria e acessórios. Vocês encontram Planner, cadernos, adesivos, marcadores, quadros, entre outras coisas lindas. Você olha e você deseja. Tudo colorido na medida certa, com artes incríveis para tornar seu momento mais bonito e atraente.
      Nesse início de ano a lojinha criou um planner de estudo, muito útil para os estudantes, principalmente nesse período de volta às aulas. Ele serve tanto para estudantes de ensino médio, que estão se preparando para fazer o Enem e vestibular, quanto para quem está na faculdade fazendo a graduação, pós-graduação, etc. É uma maneira de se organizar para os estudos com estilo. E vamos combinar, não sei se acontece com você, mas eu me sinto mais motivado quando vou estudar e tenho canetas e materiais lindos e novos para me acompanhar.
      Esse é um Planner Personalizado, vem com seu nome na capa, você pode escolher a cor, inclusive. Nele há oito seções que podem ser impressas e organizadas na ordem que seja mais confortável para você. Além disso, você também pode encadernar (há espaço para fazer os furinhos) ou colocar numa pasta - use a criatividade!
      O tamanho dele é A4, mas configurando a impressora você pode imprimir no tamanho que quiser. No entanto, aconselho você a imprimir no tamanho da folha A4 mesmo, porque você ganha mais espaço para escrever se sua letra for grande como a minha, por exemplo. Outra dica: esqueça as folhas de ofício e aposte numa folha com textura mais grossa - meu está impresso em papel couché, 180g. 

Veja mais detalhes:

A página de compromissos, que você pode marcar tudo o que tem para fazer durante a semana, assim pode se basear nessa folha para programar seus horários de estudo, na página "Rotina de Estudos". 

A página ROTINA DE ESTUDOS onde você irá marcar todos o horários de estudo com suas pausas. 


      Claro que não vou estragar a surpresa e mostrar todas as páginas. Mas tem até local para anotar horários de aula, notas de provas e trabalhos; tem página para anotar objetivos e metas e ver como está progredindo - ou não - com esse ideal. Página para anotar livros e filmes direito a dicas de como se planejar. 
      Eu gosto muito do que tenho em mãos. Como já disse, além de ajudar a planejar os estudos - vai me ajudar porque sou bem aleatório - tem um design lindo e espaço para tudo o que importa. Tudo o que você precisa para se organizar está nesse planner que custa apenas R$ 39,00. Você pode visitar a lojinha e garantir o seu logo. Aproveita que está só no comecinho das aulas.


      Se tiver dúvidas é só deixar nos comentários. E você pode ver um vídeo mostrando cada detalhes do planejador no instagram do blog. Lá estarei mostrando tudo com detalhe e dizendo como usarei cada uma delas. 


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger