27 de dezembro de 2017

TROFÉU LITERÁRIO 2017 ★ OS PERSONAGENS



Oi,
voltei para mais uma categoria do troféu literário literário 2017, uma maneira de relembrar e fazer um balanço das leituras que fizemos durante o ano. Na primeira publicação do troféu escolhi os melhores e os piores do ano. Na categoria de hoje o foco é nos personagens.

|Veja os primeiros escolhidos|


And the Oscar goes to...

OS PERSONAGENS 

★ MEU PERSONAGEM QUERIDINHO:
- Um personagem que me ganhou foi Nemecsek, do livro "Os Meninos da Rua Paulo", de Ferenc Molnár. O garoto e seu ato heroico, sua doçura e seu carisma me ganhou.


★ O PERSONAGEM QUE ME DEU NOS NERVOS:
- Verity, do livro "O perfume da folha de chá", de Dinah Jeferies. Que pessoa irritante e desnecessária, viu! Fiquei com raivinha dela durante a leitura. Não passará!


★ MEU CASAL QUERIDINHO:
- Aristóteles e Dante sem, dúvidas. Demorei para ler esse livro, mas neste ano finalmente pude ter esse prazer. E posso dizer que sonho encontrar um amor puro e amigo com o deles. Fiquei realmente encantado com os dois. 


★ O CASAL QUE ME FEZ QUERER VOMITAR:
- O casal Logan e Alyssa na verdade não é um casal que me deu tanto nojo a ponto querer vomitar, mas digamos que não foi um casal que me tocou, que me conquistou. Acho que os clichês em demasia, no enredo, influenciou mito para isso. 


★ O PERSONAGEM COADJUVANTE QUE ROUBOU A CENA:
- A personagem Sam, amiga quase irmã de Salvie (Salvador), no livro A lógica inexplicável da minha vida, de Benjamin Saenz, mesmo autor de Ari eDante. A Sam me irritava, me fazia amá-la ao mesmo tempo. Garota de personalidade forte, que você amei e odiei ao mesmo tempo.


★ O PERSONAGEM COADJUVANTE QUE EU MATARIA:
- A mãe de Ada, do livro "A guerra que salvou a minha vida", de Kimberly Bradley. Ela aparece bem pouco na história, mas de certa forma está ali com a protagonista, como uma razão para todo aquele infortúnio pelos quais a garota passa naquele período. Ela é má, muito sem coração, injusta. Não passará! 

Esses foram os escolhidos para essa categoria. Ainda semana tem mais categorias do troféu literário. 

Um Bju meu,
com Carinho.

24 de dezembro de 2017

TROFÉU LITERÁRIO 2017 ★ OS MELHORES E PIORES DO ANO



Olá!
Mais um final de ano, 2018 batendo na porta, nada mais justo que relembrar leituras especiais e não tão especiais assim - entre outras coisas - do ano que no seu momento de despedida. Chegou a hora de apresentar mais um Troféu literário 2017.



O TROFÉU LITERÁRIO é um projeto do Blog Além do livro (@namanita) e do instagram @ka_indica, que teve sua primeira edição em 2015. Ano passado eu participei e recebi o convite para participar esse ano novamente. Se quiser participar é só acessar o blog e ler as instruções.

|Participe do troféu literário|

Os destaques de cada categoria não são exatamente lançamentos de 2017 porque nem só de lançamentos vive o homem - Graças a Deus.

And the Oscar goes to...



MELHORES E PIORES DO ANO

★ O MELHOR LIVRO: 
- Difícil eleger apenas um, quando na verdade tenho dois livros em mente, ambos da Darkside. São dois livros que não consigo dizer qual dos dois me tocou e me emocionou mais. Minha escolha é pela ordem de leitura. Então, A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Bradley.


★ O PIOR LIVRO
- Sociedade J.M. Barrie. Sinceramente não consegui captar o propósito desse livro e sua trama rasa. 


★ O LIVRO COM A MELHOR CAPA:
- Há muitas capas pelas quais eu sou apaixonado e percebo o cuidado com a qual foi feita. Mas sou muito pela ideia de que ''menos é mais". E eu acho a capa de "Minha Vida Fora dos Trilhos" uma ideia genial, de uma elegância admirável. Amei a capa, apesar de não ter me conectado tanto com a história.



★ O LIVRO QUE RENDEU A MAIOR ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA:
- Sem dúvidas, It - A Coisa! Eu assisti a esse filme e foi um misto de agonia e terror. A escolha do elenco foi certeira, a caracterização do palhaço perfeita! Só tenho elogio a fazer.



★ O LIVRO QUE RENDEU A PIOR ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA:
- Para essa categoria escolhi "Tudo e todas coisas". Não achei a pior adaptação, mas achei mediana. Senti falta de algo, não me emocionou tanto como imaginei que seria. 


★ O TITULO MAIS GENIAL:
- Ecos. Um título simples e que dá ideia de voz ecoando, me lembra liberdade, gente que tem direito de se expressar. No livro é o Eco da música, que se espalha e muda vidas.  É uma história linda. Leiam.


★ O TÍTULO MAIS NADA A VER:
- Não tenho indicação para essa opção. Até mesmo os títulos "ruins" tem a ver com a história. 

★ O MELHOR ENREDO: 
- "Os meninos da Rua Paulo", de Ferenc Molnár. É clássico Russo incrível. Me diverti e me emocionei muito lendo. Vale muito a pena. 


★ O PIOR ENREDO: 
- A Livraria Mágica de Paris: me decepcionou muito.




Não acaba por aqui. Aguardem a próxima categoria.

Bjinhos e Feliz Natal

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger