19 de abril de 2017

Sempre Haverá Você, de Heather Butler



 ♥ Olá! 
você apaixonado por leituras leves, histórias que envolvem família, amizade e ainda tem como personagem o melhor amigo do homem. A Novo Conceito apresenta SEMPRE HAVERÁ VOCÊ, da autora Heather Butler.

Uma Família, um cão e um novo começo...

Em Sempre Haverá Você temos o garotinho George, tão doce inteligente e esperto, e Theo, seu irmão mais novo, o tipo de garoto que deixa qualquer pessoa de cabelo em pé. Além deles, você vai conhecer uma família unida e cheia de amor e um cachorro chamado Goffo. Quem conta essa história é o primogênito da família numa espécie de diário onde escreve seus pensamentos e acontecimentos de forma única. Ele tem um jeito peculiar de escrever e destaca as palavras da seguinte forma: as preferidas ficam em negrito e as que não gosta escreve com letras pequenas demais. É muito amigo e ama demais seu irmão, embora muitas vezes perca a paciência com ele. Também adora brincar de um joguinho em que ele e a mãe falam palavras novas. Aliás, a mãe do George é a pessoa favorita da vida dele mesmo que tenha amor pelo amor pelo melhor amigo, Dermo, pelo pai, os avós, seu cão. Mas agora a sua pessoa favorita da vida está muito doente e nem brinca mais de palavras novas, não sorri como antes, nem inventa poemas com o Theo. Tudo o que George deseja é fazer a mãe sorrir novamente, que ela possa voltar a brincar feliz e seja curada. Mas aos poucos ele vai aprender muito sobre a vida, e principalmente que existem coisas invencíveis e é preciso saber lidar com isso.

Quem leu A mais pura verdade, livro do Dan Gemeinhart, também publicado pela Novo Conceito, pode se identificar com a história, embora a narrativa de Butler seja mais rápida e direta. A semelhança está nos personagens cativantes, na união familiar, na graça da história e na força dos personagens.

Butler escreveu uma narrativa onde o ponto alto é a família e é lindo vê-la tão unida (embora seja perfeita demais, como naqueles comerciais de margarina). Pais atenciosos, que brinca com seus filhos e que estão sempre com eles, não deixando que lhes falte amor e companheirismo; união entre irmãos, proteção e cumplicidade também faz parte da história. E para completar um cão chamado Goffo, que é a diversão da casa. O texto é sutil, é rápido, é aconchegante, mas possui algumas falhas.

Narrado em primeira pessoa na voz de um garoto de com pouco mais de 9 anos de idade, temos uma narrativa despretensiosa, leve e fluida. Isso ajuda muito a seguir com a leitura e acredito que seja esse um dos motivos para eu ter chegado tão longe em tão pouco tempo. Porque de capítulo para capítulo temos uma quebra brusca na narrativa, começando novas situações e deixando muitas coisas soltas de um momento da narrativa para outro. Será que isso pode ser justificado pelo formato da narrativa (uma criança escrevendo no seu diário)? Seja como for, a doçura de George e a empatia que ele causa no leitor compensa.

No entanto, a questão da quebra da narrativa não me incomodou tanto quanto alguns conceitos machistas que encontrei no texto. No momento em que estamos lutando contra os rótulos, lutando pela igualdade, pelo respeito na causa LGBT, querendo excluir conceitos de que "isso é para menina e isso é para menina", por exemplo, a autora coloca no seu texto uma passagem em que o próprio personagem decide não escolher um objeto de cor rosa porque essa cor não é para um menino. Entendo que a imagem de família bonito que citei no início seja a tão comentada família tradicional, cheia de regras e rótulos. Sou a favor da família, deixo claro; mas sou contra os rótulos. 

De modo geral, Sempre haverá você é uma história leve e rápida que pode encantar e divertir o leitor pela ingenuidade dos personagens e suas peripécias. Uma história que tinha tudo para ser mais, no entanto apresenta um texto raso. Não diria memorável, mas é uma história carinhosa e gentil.

Bju,






17 de abril de 2017

#GIRLBOSS: por que você deveria ler e assistir à série da Netflix




Futuros #GIRLBOSSes e #DUDEBOSSes,

Imaginem largar a escola durante o ensino médio porque você não consegue se adaptar a ela; depois, sair de casa após o divórcio dos pais e viver por conta própria; arrumar um emprego de checar RGs na portaria de uma escola de arte e abrir, no meio tempo, uma loja virtual; no fim, ser CEO de um negócio de mais de 100 milhões de dólares com um escritório de 4.600 m² em Los Angeles, um centro de processamento e distribuição em Kentucky e trezentos e cinquenta funcionários.

Parece pura sorte, mas não é. Sophia Amoruso, hoje CEO da Nasty Girl, conta toda essa história no seu livro de memórias (#GIRLBOSS) e ensina a aprender com os próprios erros, a saber quando parar e pedir mais e a identificar as próprias fraquezas e usar os seus pontos fortes. O que diferencia esse de outros livros de negócio (dos que eu li), é que a autora não se preocupa em apenas jogar frases bonitas e motivadoras, ela arrebenta e mostra como faz. 

(Atenção: caso você esteja se perguntando, como a própria autora afirma, este não é um livro que vai ensinar a ficar rico rapidamente ou como começar um negócio. E também não é um manifesto feminista nem uma autobiografia ou um autoajuda.)


Na próxima sexta (21/04), A Netflix lançará a série baseada na história da Sophia e, por isso, vou dar 4 motivos para vocês lerem e assistirem a #GIRLBOSS.

1. LEITURA RÁPIDA, INTELIGENTE E DIVERTIDA


Sophia Amoruso. (Foto: Arquivo Pessoal)
Minha história com #GIRLBOSS é curiosa. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas só tive vontade de ler após assistir ao trailer da série da Netflix. O resultado é que na mesma tarde em que vi o trailer, peguei o livro para ler e não larguei antes de terminá-lo. (Sim, dá para ler 200 páginas em um dia de uma vez só.)

Isso se deve ao fato de que a Sophia sabe deixar o leitor instigado a descobrir como ela conseguiu criar um império partindo do nada. Com muito bom humor, a autora narra suas experiências e aventuras, apontando os erros e acertos durante o caminho. É muito inspirador ver como, mesmo nas piores condições, ela conseguia dar a volta por cima e mudar seu rumo. Outro um fator que ajudou no dinamismo da leitura foi a quantidade de fotos que ela colocou para ilustrar algumas situações e depoimentos de #GIRLBOSSes, mulheres que conseguiram seguir seus sonhos trabalhando duro para isso.

2. LIÇÕES QUE MUDARÃO O SEU MODO DE AGIR


(Aproveito o tópico para reforçar: #GIRLBOSS não é um livro de autoajuda.)
"Se eu, e este livro, temos alguma coisa a provar é que quando você acredita em si mesmo, as outras pessoas também acreditam em você."
Esse livro mudou, com certeza, meu modo de agir, inclusive com o dinheiro. Uma das coisas que não saíram da minha cabeça e que eu acredito que traduz bem a mensagem central do livro é que não basta esperar. Não basta dizer "eu quero isso!" e aguardar que o universo se mova para lhe dar aquilo que você pediu. No capítulo 6, ela comenta que "logo você vai ver que o destino favorece os audaciosos que põem a mão na massa" e o livro inteiro prova isso. No fundo, já sabemos disso, mas ter coragem para colocar em prática é diferente. E, como disse George Orwell em 1984, os melhores livros são aqueles que dizem o que você já sabe.

3. NÃO É SÓ PARA QUEM QUER SER UMA #GIRLBOSS OU UM #DUDEBOSS


Se você ainda não quis ler o livro porque pensou "ah, mas eu não quero abrir um negócio, vou ler esse livro para quê?", calma lá, pequeno gafanhoto. Apesar de servir de inspiração para aqueles que pensam em ter uma empresa, o livro vai muito além disso. Algumas das situações retratadas em #GIRLBOSS vamos, inevitavelmente, viver. Por exemplo, em um dos capítulos, a Sophia Amaruso dá preciosas dicas para entrevistas de emprego e montar um currículo e uma carta de apresentação - sendo ela dona de uma empresa de 100 milhões de dólares, acho que dá para confiar, né?

4. A SÉRIE DA NETFLIX ESTÁ CHEGANDO


A série Girlboss lança dia 21 (sexta-feira, feriado!) e foi criada por Kay Cannon, escritora de Pitch Perfect (A Escolha Perfeita). Não posso afirmar que ela é uma adaptação direta do livro, mas, tratando-se de uma não-ficção, acho que servirá, pelo menos, como completo deste.




O que acharam do livro e do trailer da série? Se vocês já tiverem lido, me contem suas impressões nos comentários!

P.S.: Sou novo por aqui, talvez vocês verão minha cara mais vezes no blog (nada certo ainda). Se quiserem entrar em contato, vocês podem me encontrar no Twitter.

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger