2 de maio de 2018

MENTIROSOS, DE E. LOCKHART


Olá,

"Bem vindo à bela família Sinclair.
Ninguém criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso."


O que você pensa ao ler as primeiras páginas deste livro? E o que você pensa quando liga essa primeira frase ao título do livro, um dos livros mais comentados da autora E. Lockhart, que teve Fraude Legítima lançado há poucos meses aqui no Brasil?

O livro nos apresenta à história de Cadence e seus amados e inseparáveis amigos, Gat, Mirred e Johnny. Membro da família Sinclair, uma família renomada e conhecida por todos ao redor de uma grande ilha, a  garota tem que conviver com fortes crises de enxaqueca e a falta de lembrança sobre como aconteceu o acidente que a fez perder parte de sua memória. Quando Cady, como é carinhosamente chamada, volta para a ilha no verão em que completa dezesseis anos, percebe que existem mais coisas sobre as quais ela não sabe, ou simplesmente não lembra, do que ela imagina.

 Falar de complexidade, "suspense" e um final surpreendente se tratando de MENTIROSOS é para mim tão mentiroso quanto dizer que amei o que li. Com uma escrita brilhante e leve (que não se pode negar), Lockhart escreveu uma trama simples e descomplicada sobre a vida de quatro amigos, uma família aparentemente perfeita e uma tragédia que mudou a vida da personagem principal, a adolescente Cady. Simplicidade é a palavra que eu uso para definir a história que começa arrastada, que se mostrou pouco atraente, que carece de mais reviravoltas, ação e fatos marcantes e que não queiram se apoiar na reviravolta final.

E sobre o desfecho, para ser sincero, acredito que não se sustenta. É injusto "julgar" uma trama apenas pelo seu final - marcante ou não. A história é de qualidade de for julgar no todo, embora os ruídos que vão sempre existir em qualquer texto; se não é medido no todo é mediana. E se não for mediana sinto muito, não vale a pena. Diria que mentirosos está na segunda opção. Não pelo final nada surpreendente, me arriscando a dizer previsível (basta ler o título e as primeiras linhas da história com força para sacar a trama), mas pelas referências a contos de fadas famosos e clássicos, como O Rei Lear - que está muito bem colocado na figura do avô da família Sinclair e sua vaidade - pelo tom muitas vezes poético e pela narrativa que flui muito bem, e que volto a dizer sobre: sobre a autora é algo incontestável.


Me apoiando nos comentários que li e nas coisas que escutei de outros leitores ouso dizer também, que não, Cadence não é uma personagem complexa. Não encontro complexidade numa garota que reconta, revive seu passado, com situações tão monótonas mesmo no momento da grande revelação, em que as razões pelas quais suas atitudes e as de seus amigos também não convencem. Com certeza é possível encontrar outro thriller psicológico que tenha um desenvolvimento melhor nessa questão, poderia até mesmo citar Fraude legítima da própria autora. O desfecho da trama, quem é Cadence e quem são seus amigos está bem claro e não espera chegar ao último capítulo para se revelar. Inclusive o livro me fez lembrar a trama de um filme com a atriz Nicole Kidman - prefiro não dizer o nome, poderia ser spoiler sobre o livro.

MENTIROSOS é um livro que cai na simplicidade e em situações rasas e insustentáveis ao meu ver. Qualquer detalhe a mais para explicar a crítica negativa é um risco que corro de contar o final porque não há muito a ser dito sobre a trama. É lenta, é chata, não convence.
Sei que a maioria das pessoas tem um carinho especial pela história. No entanto, prefiro me manter fiel ao que senti durante a leitura. Portanto, essa é minha opinião e ela mão é uma verdade absoluta, mas é minha e merece também ser respeitada.
Um Beijo meu,
com carinho

30 de abril de 2018

UM CANTINHO PARA CHAMAR DE SEU


Se existe um ambiente do qual a gente pode fazer dele um universo paralelo, sem dúvidas é nosso quarto. Tanto que quando me perguntam sobre um lugar especial eu mando logo o velho clichê e você certamente já sabe a resposta, não é? É um cantinho para chamar de meu, um cantinho para chamar de seu. Portanto é normal que queiramos sempre deixá-lo com  nossa cara, de um jeito que esteja de acordo com nossa personalidade, com nosso humor em determinado momento da vida. 

Em 2018 decidi que iria mudar algumas coisas no meu espaço e comecei pelo meu quarto/ meu home office. Não foi nada programado, simplesmente passei por uma loja, vi uma estante e decidi que havia chegado a hora de mudar; eu senti essa necessidade. A Tok Stok estava com promoções incríveis e aproveitei a data de meu aniversário para me presentear. Estou em fase de construção ainda, não está exatamente da forma que quero, mas aos poucos chego lá. E muito do que tenho feito vem de inspirações. Por isso, decidi selecionar algumas imagens que encontrei no Pinterest, que me ajudam, me inspiram muito.

A maioria das imagens deste post foi retirada do Pinterest.

Uma de minhas decorações prediletas.


Amo a mistura do branco com o estilo amadeirado, além das cores dos objetos.


Sinto uma paz quando olho para esse quarto. Você também sente?

(1) Eu gosto muito de cores leves, em tons pastéis, e da mistura do amarelo com rosa e azul. Gosto das cores claras, mais românticas. A primeira imagem é a minha preferida, e na questão das cores e das figuras geométricas é a que mais me inspira (basta olhar para o blog e terá uma ideia disso). Além disso, o papel de parede está perfeito e é muito desejado por mim. Quero colocar na minha parede com essa forma e com os mesmos tons de cores.

(2) Outra coisa que eu adoro é uma parede cheia de quadros ou detalhes de decoração, como mural, um varal de fotos polaroides, planners, como você pode ver na segunda imagem. E modelos em poá estão virando minha cabeça ultimamente. Além disso, gosto de móveis brancos para poder brincar com as cores mesmo.

(3) O estilo desse quarto é menos colorido e aposta muito no branco com destalhes de peças amadeiradas, o que também acho digno. Minha mesinha, por exemplo, é branca e os pés com esse tom. É uma paixão e casa perfeitamente. O azul bebê também combina com esse estilo e é uma das minhas cores favoritas.




O estilo vintage é fascinante. E é muito romântico e sensível também, além de ofertar um glamour admirável no ambiente.

(4) Até aqui essa é a decoração que se afasta muito de mim. Mas eu deixo guardada porque mais uma vez traz as formas geométricas que tanto procuro nos adesivos para minha parede. Você gosta?

(5) Apesar de estar num momento coloridinho, mais romântico, mais fofo... eu também adoro a junção do preto com o branco. E o minimalismo também é algo que me encanta, principalmente nas decorações em que o preto e o branco se destacam. E as plantinhas nos acompanha em qualquer situação né? Eu adoro!

(6) O que dizer do estilo vintage, que eu vejo, namoro, imploro, me arrepio todo de amor? EU AMO FORTE! Essa imagem trazendo essa mesinha com gavetas, quadros, luminária (que eu amo também e essa está um arraso) e o minimalismo também me faz morrer de amores. E os detalhes de Paris com a Audrey 🎔



E por último, não poderia deixar de mostrar a decoração do Matheus (Blog do Math), que desde o ano passado tem me inspirado tanto. 🎔 Quando descobri o perfil dele fiquei encantado, passei horas e horas viajando por vale do amor, dos unicórnios e arco-íris. Ele tem dicas incríveis e tem uma energia maravilhosa.

(7) Eu gosto da cor, gosto dos objetos, principalmente o Flamingo e os quadros. A ilustração com o abacaxi me ganha fácil.

(8) Nessa imagem me apego mais às cores do que aos objetos. Gosto muito da planta também e essa coisa do quadro sem precisar estar pregado na parede.
Logo no início o quadro com minha ilustração ficava assim também na minha mesinha, mas decidi colocá-lo na parede.  
Talvez as decorações dos quartos/home não estejam de acordo com nossa realidade ou possibilidade neste momento. Mas lembre-se: se inspirar é mais interessante que copiar. É importante que nosso cantinho tenha a nossa cara, afinal é imprescindível que a gente se sinta confortável dentro dele. Não é difícil encontrar objetos fofos, lindos e baratos, é só pesquisar. E não adianta também querer abraçar o mundo de uma vez. É bom ir fazendo aos poucos e observar a transformação, pois no momento final vai ser muito gratificante observar que finalmente você chegou lá.

No instagram você pode ver uma foto de como está meu cantinho neste momento. 
Compartilhem comigo o que você gostam ou não gostam. Estou sempre aberto a ideias e dicas também. Sintam-se à vontade para compartilhar o post e me perguntar o que quiser. Será um prazer respondê-los.

 Um Bju meu,
com carinho.
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger