26 de julho de 2018

PARA VOCÊ QUE ESTÁ PENSANDO EM COMEÇAR/DESISTIR


Olá! 

Há alguns dias, não sei se por coincidência ou porque o universo tem conspirado a favor, eu tenho recebido muitas mensagens de pessoas insatisfeitas com os resultados obtidos pelo que produz na rede. De qualquer forma, entendi que isso se fez motivo suficiente para que eu pudesse escrever um texto sobre ter fé, confiança e amor pelo que faz. Então, vamos conversar um pouco?


Quando comecei a produzir conteúdo para o blog eu tinha apenas dezessete anos de idade e escrevi de maneira despretensiosa, portanto, sem esperar nada dele, além de que guardasse os textos que eu tinha vergonha de mostrar. Com o tempo, principalmente agora em que o blogger já não é mais tanta novidade e outros meios de falar de livros e outros assuntos aparece todos os dias; nesse momento em que muita gente faz disso uma produção, ainda que o espaço seja grande poucas pessoas com trabalhos incríveis acaba sem o destaque merecido. E é para você que não se sente valorizado que eu digo isso: NÃO DESISTA. 

Nem deixe de fazer o que faz, de mostrar o que tem de melhor, seja com suas fotografias, com seus textos, com seus vídeos. O fato de ainda não tem alcançado um grande público nem sempre que dizer que falta qualidade no que você faz. Infelizmente há muita gente boa fazendo trabalhos incríveis sem destaque. 

E lembre-se: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ.

O espaço na internet é enorme, mas infelizmente o número de pessoas incríveis como você é ainda maior. Então, precisamos nos destacar de alguma forma. Pisando em cima do outro? Trapaceando? NÃO, NUNCA! Acho que você já sabe que humildade é a alma de todo o negócio, embora muitas vezes a sorte tome a cena dela. Mas para sua riqueza pessoal, para sua paz interior e consciência, ao invés de querer subir sozinho, incentive, busque dar as mãos ao próximo para que encontre seu caminho também. Esse é o primeiro passa porque a vida dá retorno. Mas se tratando de se destacar com o que você faz, seja você por inteiro. Seja original, tenha personalidade. Ainda que você faça o que muita gente já faz, coloque seu toque pessoal em tudo. A sua essência não é igual a de ninguém. E é isso em sintonia com a criatividade que fará com que suas produções sejam únicas. 

FALTAM LIKES, RETORNOS, COMENTÁRIOS? Respire e continue. Sei que não é fácil, mas é um controle diário que fazemos com nossas emoções.

Por mais que essas faltas nos deixem aflitos é preciso ter paciência e seguir em frente. A gente começa devagar mesmo até que começa a ganhar um ritmo diferente. O essencial é fazer por amor, porque tem prazer no que faz. Se não houver amor, acima de todo e qualquer interesse, você certamente sucumbirá. Você concorda que ninguém dura muito tempo numa atividade se o que estiver fazendo for por pura pretensão, sem um pingo de prazer naquilo? Eu, sinceramente, não conseguiria ir tão longe - mas já tenho onze anos por aqui.


PESQUISE, SEJA GENTIL, LEIA COM O CORAÇÃO.

Sem pesquisa, o conteúdo fica simplório; sem gentileza, você é esquecido fácil e ainda fica mal falado; se não ler ou analisar alguma proposta com o coração, tudo oque você for dizer corre um grande risco de soar falso. Então, por favor, não faça de qualquer jeito. Prefira três dias sem postar a postar sem relevância. Use de seus posts antigos para criar algo novo. Aprenda a reciclar. Não somente falando de publicação, mas de suas opiniões. Reveja, refletia, o tempo passa, coisas mudam. Pense fora da caixinha.

No mais, faça! Escreva, reescreva; doe-se, dê o seu melhor. Não importa se é para realizar algo grande, ou limpar um alfinete. Fazer bem feito e com olhar crítico é essencial. Não podemos esquecer nunca de que estamos, de certa forma, fazendo para o outro. Então, é preciso ter responsabilidade. 

Agora vai lá e não desiste. Continua a planejar, continua a fazer. Eu tenho vários caderninhos com ideias de textos, poemas e poesias. Ideias de layouts, do que quero para uma arte, para a nova cara do blog e tudo mais. E essa é mais uma dica, só para finalizar. ANOTE TUDO, aos poucos você colocará e verá o quanto seu pensamento e seus textos evoluíram com o tempo. E mais uma coisa: tenha paciência. As pessoas certas terão um encontro com suas palavras algum dia. Não tenha dúvidas disso.

Um beijo! ♥️
Se gostar, compartilhe, mande para os amigos, incentive-os. E se tiver opinião ou quiser mais posts como esse, é só mandar e-mail ou deixar nos comentários. 
Com carinho.

23 de julho de 2018

'CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS', DE EMILY TRUNKO


Olá! ♥️
Desejo que você tenha uma semana cheia de luz e acontecimentos edificantes. Que seja especial e proveitosa, de paz, amor e harmonia. Agradeça, faça reflexões, tira um tempo para relaxar e ter contato com seu íntimo. E se for optar também por uma leitura, eu indico "Cartas secretas Jamais enviadas", um livro organizado por Emily Trunko.



Antes de todas as maneiras de comunicação que temos hoje, com o crescimento contínuo da tecnologia, o uso de cartas e a constante troca de mensagens a partir delas era uma das poucas maneiras que tínhamos para nos comunicar ou enviar uma mensagem de carinho a alguém. Infelizmente, o uso de cartas, atualmente, é pouco utilizado. No entanto, mesmo que o e-mail possa dar conta do recado e enviar uma mensagem imediatamente, nada substitui o prazer que é receber um papel com a escrita de alguém especial. O fato de aquele pedaço de papel ter passado pelas mãos de quem a enviou faz da carta um meio mais íntimo e significativo.

É por isso que apesar do uso raro esse não é um meio de comunicação extinto. Um exemplo está nesse livro, cuja forma escolhida para enviar uma declaração ou um desabafo para si e para o outro é a carta. Ainda que não tenham sido entregues, ainda que tenham sido divulgadas num ambiente virtual. "Cartas secretas jamais enviadas" reúne em cada página uma emoção diferente de acontecimentos importantes na vida de pessoas, que amaram, se decepcionaram, deram a volta por cima, se despediram, encontraram um rumo na vida, entre outras coisas. Cada palavra foi dita com um amor imenso e eu digo isso porque ao ler, senti os relatos me atingirem de maneira positiva. mesmo quando as palavras serviram como facas a cortar meu coração.

Assim como em Últimas mensagens recebidas, esse livro também surgiu a partir do tumblr Dear My Blank, organizado por Emily Trunk, que reúne os desabafos dos leitores, que abrem seus corações e revelam muito de si, através de mensagens recebidas. Neste caso, de cartas que nunca foram de fato enviadas aos seus destinatários, mas que dão voz às pessoas que tem seus corações oprimidos e àquelas que não conseguem desabafar.


Publicado originalmente em 2016, o livro chegou ao Brasil esse ano e foi publicado pela Editora Seguinte. Com o mesmo formato do primeiro livro, CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS cumpre o papel de tocar corações e de despertar empatia no leitor, que termina a leitura refletindo suas atitudes, seus excessos e suas faltas. As páginas são todas decoradas de acordo com o tema das cartas, é tudo muito bem contextualizado. O diferencial desse livro para o anterior é que as cartas são divididas por temas. Vamos ler cartas sobre traição, cartas para o eu, cartas sobre amor, sobre família, amizade, entre outras. Uma das mensagens mais tocantes, ainda que não diga muito, é a seguinte:
"Eu de dez anos,
A culpa não é sua.
Nunca foi,
e continua
não sendo.
- Seu eu de dezessete anos. 
Outra mensagem que por ser muito pessoal me emocionou bastante foi a seguinte:
"Queridas pessoas LGBT+,
Vocês são amadas (...),
Não deixem que o ódio desse mundo as faça acreditar que
não são dignas  ou merecedoras de amor. (...)
Você são dignas."
E para encerrar, uma mensagem em especial que me pegou logo de cara:
"Compre flores para a mamãe sem motivo. Diga a ela o quanto a ama todos os dias. Quando os rins dela pararem de funcionar, não saia de perto dela. Tudo vai acontecer muito rápido..."
E o texto continua forte, bonito, mas muito doloroso. 

CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS é um livro que faz com que até a personalidade mais dura perceba um furacão de emoções a lhe tomar o corpo. É bonito, é reflexivo, é rico, mas também doloroso. É para que você entenda que há maneiras e maneiras de guardar tudo para você; é para que você entenda que você não está só. 

Bjão,
com amor ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger