31 de dezembro de 2015

'Eu Te Darei o Sol': a poesia da vida de Noah e Jude.


Oi, gente querida!
Estamos chegando a mais um final de ano e nada melhor do que terminar um ciclo e começar um novo ano com bons sentimentos. E é literalmente tomado por um sentimento maravilhoso que escrevo sobre o livro “Eu Te Darei o Sol”, da autora de “O céu está em todo lugar” (The Sky is everywhere), Jandy Nelson, publicado este ano pela Editora Novo Conceito.

| LEIA a resenha de “O céu está em todo lugar” |


***
Noah e Jude estão a todo tempo disputando a atenção dos pais, do garoto da casa ao lado, o olhar dos grandes profissionais da melhor escola de arte da Califórnia. Mesmo assim, são tomados por um amor incondicional que os une. No entanto, um acontecimento fatal acaba separando os irmãos, que agora seguem caminhos distintos, cada um carregando dentro de si segredos desconcertantes, nunca confiados a alguém. Mas o que eles escondem? Será que Jude e Noah vão conseguir estudar no colégio de arte? Quais mal-entendidos provocaram a desunião dos dois?

“Porque todos nós estamos quebrados. (...) Eu estou. O mundo inteiro está. Tentamos fazer nosso melhor e é isso o que acontece, repetidamente.”

Narrado sob o ponto de vista de cada personagem em tempos diferentes, Eu Te Darei o Sol é um livro tocante sobre amor, união, amizade e perdão. O leitor conhece Noah, um garoto talentoso e doce, que está sempre ao lado da mãe e que ainda não aceita a verdade sobre si mesmo. Amante da pintura, Noah deseja desde muito cedo fazer parte da grande escola de arte do seu estado, sofre com o bullying e num determinado momento se apaixona pelo novo morador da vizinhança. Jude por sua vez representa uma personalidade mais rebelde inicialmente, tem um apego maior ao pai e carrega consigo uma bíblia escrita por sua avó, uma senhora supersticiosa – assim como ela mesma – que chama o Grande Poderoso de Clark Gable. A garota também vai se inscrever para estudar na escola de arte e vai se apaixonar por um garoto misterioso.

Os personagens principais certamente foram criados com muito cuidado, de modo que a personalidade de cada um é bem traçada a ponto de sabermos de longe quem é quem. Indo um pouco mais além dos personagens e escrevendo sobre quem os criou, a autora sabe ser marcante, criando histórias distintas, mas deixando suas características facilmente identificáveis. Certamente você irá saber quando um texto for escrito por ela depois de ler suas histórias.

Eu te darei o sol representa o amadurecimento da escrita de Nelson, que se superou com a nova história ganhadora de alguns prêmios de melhor livro em 2014 e 2015 também. A autora é agente literária e também poetiza, o que justifica a linguagem poética que utiliza nos seus textos. Cada frase, cada diálogo lido apresenta ao leitor um sentimentalismo tocante, acompanhados de metáforas que faz do universo em que ela nos insere mais encantador.

“Fecho meus olhos e me mergulho nas cores. Abro-os e mergulho na luz porque bilhões e bilhões de baldes de luz são derramados sobre nossas cabeças.” Pág. 278

Quando comecei a ler o livro fiquei com receio dos longos capítulos e da narrativa intercalada. Me incomoda ler capítulos longos demais e não confio tanto nas narrativas contadas em tempos diferentes, por personagens diferentes. As poucas que li representaram decepção porque acabaram se perdendo e deixando perguntas sem respostas. Porém, tenho uma ótima notícia: a leitura não só flui bem, como coloca você em meio a emoções fortes, desejando abraçar os personagens, desejando que eles sejam reais. Um misto de emoção: satisfação, euforia e muita graça. Um desejo de que a história não tenha fim. 

Outra coisa importante que você deve saber sobre a história é que ela não é o retrato do amor romântico entre um homem e uma mulher, um homem com outro homem ou de uma mulher com outra mulher. Claro que existe o romance dos casais apaixonados, porém, o foco maior está no amor família, aquele amor cúmplice e incondicional entre dois irmãos. O amor que não importa o que aconteça ele vai estar sempre ali pronto para acolher e perdoar. 

Em suma, Eu Te Darei O Sol é uma verdadeira obra de arte, esculpida com todo cuidado e com muito amor. O livro mais emocionante que li esse ano, que me tocou profundamente e me fez questionar meu universo particular. É uma história para toda a família, para os amantes da arte, para todas as pessoas que gostam de um texto bem escrito e ‘desconcertante’.  Um verdadeiro presente ao Leitor. 


“- Em troca do sol, estrelas, oceanos e todas as árvores, prometo que vou pensar no assunto – digo, sabendo que ela jamais concordará. Jude sabe muito bem como prezo o sol e as árvores. Nós dividimos o mundo desde os cinco anos. Estou vencendo no momento; a dominação do Universo está ao meu alcance pela primeira vez.
(...)
- Certo - diz ela. - Árvores, estrelas, oceanos. Tudo bem.
- E o sol, Jude.
- Ah, claro. – diz ela surpreendendo-me completamente. – Eu te darei o sol.”
Um beijo a todos e que o próximo seja de muito “SOL” e muita LUZ na vida de cada um de vocês. Feliz 2016!
Bjux, Diih ♥.

27 de dezembro de 2015

Esta ou aquela: Qual capa você prefere?




, Olá!
Tudo bem pessoas?! A semana está apenas começando – a última do ano, meu Deus! - e com ela trago uma postagem leve, para saber o que vocês acham das capas de alguns livros de sucesso e discutir um pouco sobre isso.


Algumas editoras quando lançam um livro internacional no seu país, tendem a modificar a capa original e criar uma arte especial – não me perguntem o porquê, não saberei responder – para o nosso amigo. No entanto, raramente a capa original é mantida (Ok. Está todo mundo cansado de saber o óbvio). Pensando nisso resolvi listar algumas capas de livros publicadas aqui no Brasil com uma capa internacional.

Esta ou aquela? Eis a questão


Eu adoro a capa original desse livro assim como tenho a Novo Conceito como uma das minhas editoras favoritas. Porém, dessa vez a editora não acertou. Decidiu apostar numa capa com um casal num clima romântico, com a torre Eiffel como plano de fundo, mas isso resultou numa capa tosca, sem graça. Se não fosse a história – que eu amo, por sinal – estaria tudo perdido. Vocês gostam da capa Brasileira?


O título original do livro, traduzido para nossa língua, seria “Garota de Ninguém”, no entanto a editora Galera nos presenteou não só com uma capa realmente linda, mas com um título melhor parta a história. Sinceramente a capa estrangeira não está com nada. O título também não me diz muita coisa.  O que vocês acham? Quem já leu? 

|Leia a Resenha AQUI|


Um dos livros mais comentados e queridos do público, eleito o melhor YA no Goodreads. Recebi indicações e mais indicações calorosas para ler a história escrita por Jennifer Niven, comecei e ainda não cheguei ao fim. Mas, assim como os demais livros, a capa mudou aqui no Brasil e apesar de gostar das duas capas, apesar da capa internacional utilizar desenhos que destaca o costume de um dos personagens, a Brasileira me conta mais e me permite uma leitura mais abrangente do enredo do livro. É a minha capa predileta. A Editora Seguinte brilhou na publicação dessa capa.


Ainda com a Editora Seguinte, Os Bons Segredos, da Sarah Dessen – o título original pode ser traduzido como Algo Sagrado? - foi uma das leituras que mais me empolgaram esse ano. Uma escrita leve, que prende o leitor. Uma história apaixonante, apesar das falhas. Sobre as capas eu fico encantado pelas duas: adorei a capa original, com aquele tom de noite, melancolia e o carrossel aceso. Mas a capa brasileira com toda aquela cor de esperança e o cavalo se livrando do que o prendia faz com que a capa represente melhor a história. Concordam? 

|Leia a Resenha AQUI|

 
Escrito por Jennifer Brown, Lista negra ou, ao pé da letra, Lista do ódio, é um livro muito pesado por se tratar de um assunto polêmico, em que as consequências podem ser desastrosas. A capa original é muito diferente da capa brasileira, mas é uma capa bonita. No entanto, mais uma vez escolho a capa nacional. Me atrai muito, tem mais a ver com a história e o título do livro. Também sou suspeito em falar: não gosto de capas com rosto estampado e amo capas desenhadas, principalmente quando a coisa parece feita a mão. A Gutenberg fez um trabalho lindo. Está de parabéns!


Um livro especial. () Uma das autoras que mais me emocionam com suas histórias e seus títulos poéticos e textos. Ele foi lançado pela Editora Novo Conceito, que fez uma capa muito linda, com uma edição maravilhosa! Eu tiro o chapéu e fico em dúvida sobre qual capa gosto mais. Sou suspeito para falar sobre esse livro.

|Leia a Resenha AQUI|


Eu não poderia comentar sobre O céu está em todo lugar e não citar Eu te darei o sol (). É da mesma autora e o livro segue a mesma linha emotiva que me toca profundamente. Assim como o tom poético está presente no livro anterior está também aqui. No Brasil a NC decidiu manter a versão da capa do Reino Unido, o que me deixa muito feliz, mas a capa americana (foto) não me atrai muito. A UK e a brasileira representa melhor a história. 

São tantos livros e tantas capas lindas, gente! Infelizmente não é possível postar todos aqui, mas vocês podem me contar o que acham sobre as capas, quais preferem também.

Um abraço e um carinho. Até mais!
A próxima postagem é sobre o livro “Eu te darei o sol”. Aguardem!
Bjux do Diih .
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger