9 de novembro de 2016

O Sorriso da Hiena, do Gustavo Ávila, e a discussão sobre a ética e o ato de maldade



Olá!
Feliz quarta-feira, pípol! 

Estou curtindo meu momento "férias", que não é tão férias assim porque tenho menos de vinte dias para curtir uma folga antes de voltar a estudar novamente. Mas esses dias estão sendo legais para colocar as leituras que estavam atrasadas em ordem. Uma delas foi O Sorriso da Hiena, do autor Gustavo Ávila.

Desde quando li a sinopse desse livro pela primeira vez fiquei muito empolgado e curioso para saber mais da história e posso dizer que não me arrependi em momento algum. Na verdade, devo dizer que me surpreendi com a trama e com a escrita maravilhosa do autor, que aborda problemáticas que vão desde a questão psicológica até a questão ética do ser humano. Uma produção independente para ninguém colocar defeito, que nos apresenta um enredo original e violentamente real.

O Sorriso da Hiena nos apresenta David, um rapaz que assistiu à morte dos pais quando tinha apenas 8 anos de idade. O ato violento despertou nele o sentimento de vingança, o qual ele alimenta até hoje assassinando pessoas na presença de outra criança, bem como lhe aconteceu no passado. Tudo está muito bem arquitetado na mente do homem, que vai envolver nessa história o famoso psicólogo William, um profissional muito bem sucedido na carreira, convidado a cuidar das crianças traumatizadas pelos assassinatos constantes que estão acontecendo na cidade. Quando o assassino manda um e-mail para William com um discurso insano e uma proposta absurda, ele se vê tentado a não ceder à oferta, que se for aceita pode acarretar no desfecho dessa história, mas que pode também ser resposta para a grande pesquisa que o doutor vem fazendo há anos na área da psicologia. Mas David é esperto e não será fácil se esquivar da proposta dele, William saberá disso em breve. Mas será que, às vésperas de seu casamento, ele vai querer abrir mão do que lhe foi ofertado, quando isso faria com que ele perdesse a oportunidade de se destacar, dando continuidade a um antigo projeto mesmo que isso custe a vida de mais e mais pessoas? É a discussão sobre a ética e o ato de maldade que está presente neste primeiro trabalho de Ávila. 

Haveria alguma justificativa para a realização de um ato de maldade? (Pág.: 251)

Você acha que a justiça pode ser feita com as próprias mãos? Acredita que os atos maldosos que acontecem a todo instante são gerados por outras ações igualmente violentas? São perguntas como essas que envolvem o leitor durante a leitura do livro e que geram discussões pertinentes entre eles. David sofreu um trauma quando ainda era muito novo ao assistir o pai e a mãe morrerem a partir de ações absurdamente violentas usadas contra eles. O trauma fez dele uma criança assustada inicialmente e mais tarde um homem cheio de mágoa e ódio, com sede de vingança. Mas David quer usar todo esse sentimento e todas as atitudes violentas que tem para comprovar a teoria que criou. Isso envolverá William e seu emprego; a vaidade e a ética; o certo e o errado; o que fica depois que tudo está feito.

A qualidade e a originalidade de Ávila são incontestáveis. "O sorriso da hiena" está longe de ser apenas um romance policial, cheio de assassinatos: é um livro que desperta a curiosidade sobre o entendimento da mente humana e sobre o que as levam a cometer suas ações. Para toda ação existe mesmo uma reação? Quem é você e até onde você iria para conseguir o quer? Uma história que aponta as falhas da justiça e o que está por detrás das cortinas do trabalho dos policiais (quando abandonar uma investigação, quando maquiar a resolução de um caso) e as mazelas da sociedade.

É possível pensar que o bem nada mais é do que a evolução do mal para nossa própria sobrevivência. É preciso sentir as necessidades do outro e que o outro sinta as nossas para que todos possam sobreviver." (Pág.: 238)

Com uma escrita leve, mas extremamente envolvente, o autor conseguiu criar uma história muito bem traçada, sem deixar pontas soltas. Diria que se parece muito com a escrita de Harlan Coben no quesito diálogos - o texto está repleto de diálogos inteligentes - e Stephen King pela violência absurda e "pensamento" cruel e frio que caracteriza seu personagem, nesse caso o David. No entanto, senti falta de um desenvolvimento melhor para as crianças que estavam aos cuidados do psicólogo. Faltou dar voz a elas um pouco mais, acho importante o desenvolvimento dos diálogos delas já que estão sendo analisadas. O que elas tem a dizer? Talvez fosse importante apresentar mais diálogos delas ou descrever suas expressões e atitudes.

De modo geral, O sorriso da Hiena é um thriller policial que conquista o leitor pela originalidade e pela qualidade do texto, das cenas e seus momentos chocantes. Uma história dolorosamente real - não por ser baseado em fatos reais, mas por ser tão violento quanto os atos corriqueiros de boa parte das sociedades - e por vezes angustiante. Mas também é um livro que desperta em você a vontade de querer ser uma pessoa melhor.

É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

O livro foi lançado em 2015 e o sucesso é absoluto, tanto que a Editora Verus comprou os direitos de publicação e em breve irá republicá-lo. O autor nasceu em São José dos Campos, em 1983, e começou a carreira como redator. Foram três anos até concluir o trabalho e, enfim, publicá-lo.

XOXO,
Diih.







7 de novembro de 2016

DIÁRIO DE UMA PRINCESA IMPROVÁVEL - Meg Cabot



Olá!

Vocês já devem ter percebido que eu sou uma amantes da literatura infantil e juvenil também. Amo declaradamente. Posto sempre lá no Instagram do Vida & Letras o quanto me sinto confortável lendo esses livros com histórias tão puras, mas cheias de brilho e encantamento, uma verdadeira válvula de escape desse mundo feio onde a gente vive, cheio de preconceito, maldade, intolerância.

Quando terminei de ler o diário de Olivia, nossa princesa improvável, me senti tão envolvido e encantado, que desejei mais do que nunca descobrir um segredo também; acordar um dia e saber que eu tenho um pai rei me esperando num castelo lindo, onde serei coroado como um verdadeiro príncipe - sim, sou desses. E é isso que faz com que uma leitura valha a pena. Quando um livro é capaz de despertar em você desejos que podem parecer "bobos", mas que são tão significativos, que faz você se deslocar no tempo e no espaço para desejar ainda mais que o mundo seja cercado por coisas bonitas e finais felizes.

O livro "O Diário da Princesa Improvável" é um Spin-Off da série O Diário da Princesa, que conta a história da menina Olívia Grace Mignonette Harrison, uma garota comum que ainda não sabe o grande segredo de sua vida: ela é uma princesa. Para muita gente uma princesa "diferente", totalmente improvável, afinal, as princesas costumam ser todas mulheres brancas de cabelos lisos. No entanto, Olívia é negra e tem cabelos cacheados e lindos. A menina mora com os tios, irmãos de sua mãe (que infelizmente morreu), e os primos numa casa bonita em Cranbrook. A menina que tem 12 anos possui várias qualidades, uma delas é o talento para o desenho. Ela faz desenhos tão lindos, que a professora do colégio onde estuda, o Cranbrook Middle School, até elogiou de tão encantada que ficou. A menina ganhou uma bolsa para estudar num ótimo colégio de arte, mas não pode ir porque segundo sua tia "ainda é muito nova". Outra coisa que Olivia não sabe é por que Annabelle Jenkins, uma garota que parecia ser sua amiga,  quer bater nela no horário de saída da escola. Mas Olívia não está sozinha, além de sua grande companheira e amiga Nishi, a princesa Mia vai aparecer e levá-la numa limousine para um destino que fará com que sua vide comece a ganhar um novo rumo, mais bonito e glamouroso, talvez até com direito a um quarto enorme e lindo na Genovia.

Volte para a Genovia com esta nova série de diários (ilustrados) de uma jovem princesa! (Galera Junior)

Olivia escreve um diário contanto seu dia a dia e as situações pelas quais ela passa, como por exemplo tomar um soco de Annabelle Jenkins, uma garota antipática e filha de um advogado. Olivia também vai contar no seu diário algumas coisas sobre como é a vida dela na casa onde mora com os tios e o relacionamento com os primos, que não ligam muito para ela. Além disso, ela vai contar também como descobriu que é uma princesa, como chegou até o pai e como é andar numa limousine, entre outras coisas que um diário pode ter. 

Esse é o primeiro livro da Cabot que leio (já vi o filme "O Diário de uma princesa", mas nunca li os livros) e fiquei encantado com a leveza com a autora apresenta os fatos, sem forçar demais ou chocar o leitor. Tudo é colocado de maneira sutil e os personagens têm características muito bem traçadas. Olívia é uma garota que parece boba, mas é de uma doçura encantante, mas também com modos comuns de uma menina (não tem aquela perfeição que geralmente encontramos nas princesas "comuns"). O livro por ser um diário é narrado em primeira pessoa e é ilustrado com os desenhos da própria autora, que além de escrever ilustrou Olivia muito bem, com traços lindos. 

É um livro para ler num dia só. Você começa e só para com a última folha. No entanto, o livre não apresenta grandes novidades no quesito "vida de princesa", "descoberta da princesa". A fórmula da historia de Cabot para quem já leu a série O diário de uma princesa (estou me baseando por tudo o que já li e vi sobre ela) se torna repetitiva em relação à própria coleção de livros: uma garota que vive uma vida comum, com pessoas da família, de classe baixa, numa escola onde sofre bullying por ser bobinha demais ou possuir uma beleza exótica, e logo em seguida descobre que é uma princesa o que faz dela muito rica. Essas são as características que dialogam com a primeira história com a diferença importantíssima de que saímos da mesmice da princesa branca para uma princesa negra, o que compensa toda a história.

O diário de uma princesa improvável é um livro muito bom de ser lido, que traz uma narrativa com uma linguagem clara e engraçada. É um livro que retrata a vida de uma menina comum, que acaba de descobrir que é uma princesa, mas mais do que isso, é a história de uma garota que descobre que tem uma família e que faz disso a parte mais importante de toda a história. Porque agora ela sabe que vive num lugar onde as pessoas realmente se importam com ela.

Bons sonhos para vocês 

Vocês podem encontrar o Vida & Letras também no Instagram: |Vida & Letras| e no Facebook e no GPlus +Blog Vida & Letras

XOXO,
Diih


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger