5 de julho de 2017

Fera - Brie Spangler




Olá, você que adora boa leitura, narrativas leves e assuntos polêmicos e necessários. Fera tem tudo isso, e tem romance também, além de um choque de realidade e um convite para amar ao próximo e o que ele carrega dentro de si. Não somente observar e julgá-lo pela imagem que você vê por fora.

E se você não é um desses, esse livro também é para você. Porque a gente nunca pode desistir de ser uma pessoa melhor.

O livro Fera, escrito pela autora Brie Spangler, traz uma história de descobertas, de aceitação e de superação. Ela não apresenta Dylan, um garoto que não é "comum" em relação a maior parte dos garotos de sua idade. Com apenas 15 anos o garoto é corpolento, tem quase dois metros de altura e muitos pelos no corpo (o que lhe rendeu o apelido de Fera). Um dia Dylan conhece uma garota no grupo de apoio para adolescentes, durante uma terapia. A garota se chama Jamie, é linda e parece não se importar nem um pouco com a aparência dele.  No entanto, ele não sabe que Jamie também não é como qualquer garota, o tipo "aceitável" na sociedade. Ela é transgênero: se identifica com o gênero feminino, embora tenha sido designada com o sexo masculino ao nascer. Agora o grande desafio de Dylan é decidir se esconde ou não seu sentimentos. Ele tem que escolher se vai deixar o medo  dos que os outros vão pensar interferir na sua vida ou se vai tentar vencer seus preconceitos para seguir seu coração.

Em Fera um dos temas centrais é nada mais nada menos que a auto-aceitação. Já que o mundo se abre quando nos abrimos para nós mesmos, nos aceitamos como somos, um dos grandes aprendizados que Dylan vai ter é como aceitar seu jeito de ser. Outro ponto importante: o preconceito. Ninguém está livre disso, nós sofremos com o preconceito, mas também somos preconceituosos em alguns momentos e é importante que saibamos lidar, controlar e moldar isso. Porque quando o preconceito atinge o outro isso acaba sendo um grande problema. E aqui temos esses problemas também, através das agressões (verbal e física) que os personagens sofrem.

"Quando sua aparência é o oposto da imagem que a pessoas tem de inocência, sem qualquer sinal de olhos arregalados ou bochechas de querubim, você acaba suspirando  e dando de ombros com bastante frequência."

No enredo o leitor vai encontrar um assunto polêmico: a transexualidadade. A personagem Jamie, é uma garota linda, adora fotografia, tem seus problemas, mas está o tempo inteiro em busca de liberdade para ser quem ela é, sem ser apontada ou agredida por isso. Quanto a isso a garota é muito bem resolvida. E é representada de uma forma linda e cheia de vida. Como uma pessoa forte que luta pela felicidade e pela liberdade - a luta diária dos transexuais no nosso país, embora nem todas tenham o mesmo apoio que Jamie tem, vale ressaltar*.

A narrativa de Spangler é sublime. Comecei a leitura e quando vi estava muito além do que eu imaginava. Tudo porque a escrita é fácil, tranquila e dialoga perfeitamente com o publico alvo.  livro é narrado em primeira pessoal, então podemos conhecer melhor o Dylan e suas perspectivas não só em relação ao ambiente escolar, como também familiar. Há uma lacuna muito grande deixada pelo pai do personagem e que atinge não só a ele como também a família. E a construção familiar é muito bem descrita e real na história.

"Sinto como se estivesse presa neste mundo onde não sei o que é verdade. Quando estou com você, só vejo as coisas boas e fico cega demais para ver as ruins."

O que é beleza para você? Um rosto perfeito uma pela limpa, cabelos lisos e olhos verdes? Sim, isso é beleza, mas não é a única que um ser humano tem. Em meio a tanta futilidade, a autora desenvolveu uma narrativa onde mostra que a beleza está no olhar terno de alguém, em dar as mãos e acolher o outro também. A beleza que a gente carrega na nossa essência é um grito abafado na maioria das vezes, mas que berra nessa história. Ser livro é belo, ser feliz é belo, olhar o outro com solidariedade, estender a mão, abraçar quem precisa e acima de tudo respeitar é belo.
Fera é apena sum detalhe, um adjetivo dado para aquilo que a gente vê do lado de fora. Mas já parrou para pensar quantas feras lindas perdemos a chance de conhecer? Quantas pessoas brilhantes já passaram por nossas vidas e nem sequer demos a chance de saber seu nome por pura vaidade ou preconceito?  


Fera pode ser considerado um conto de fadas atual, que aposta na representatividade, que aborda temas necessários para o desenvolvimento de um adolescente, de uma criança e até mesmo de mentes limitadas de alguns adultos. Tem uma história que assim como nos grandes contos de fadas apresenta um final feliz, não somente porque talvez o romance deu certo, mas porque nos apresenta caminhos que nos levam a conquistar a liberdade que e nossa por direito. A liberdade que vai te dizer o tempo inteiro que você "seja quem você realmente é".


*A realidade de Jamie, apesar de todo o preconceito que sofre não mostra a terça-metade do que rapazes e meninas transgêneros sofrem todos os dias no nosso país ou fora dele. A realidade psicológica é abalada demais e boa parte dos casos e as agressões também são constantes. Nem todas as famílias também sabem lidar com isso como a família da personagem.

Bjux,





© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger