16 de agosto de 2017

A pequena livraria dos corações solitários, de Annie Darling




♥ Olá!

Certamente você já conhece esse livro e se ainda não leu provavelmente já ouviu falar nele ou no quanto essa capa é linda. Estou certo?

"A livraria dos corações solitários" é o primeiro livro de uma série da autora Annie Darling, foi publicado esse ano pela Editora Verus e a ambientação da trama é bem familiar para nós, leitores, apaixonados por livros e por passar algumas horas dentro de uma livraria. É um chick-lit engraçado, mas de longe uma leitura especial e marcante.

A jovem Posy Morland, de apenas 28 anos, ficou responsável pela criação de Sam, seu irmão mais novo, quando seus pais morreram num acidente de carro há alguns anos. Atualmente os dois moram de favor na parte de cima da livraria Bookends, onde Posy trabalha e passou boa parte de sua vida entre os livros, curtindo seus romances prediletos. A dona da livraria, a simpática Sra. Lavínia, sempre teve os dois como netos e sempre cuidou muito bem deles. No entanto, infelizmente Lavínia acaba de morrer e essa tragédia oferta a Posy e Sam um futuro incerto. Durante a leitura do testamente a funcionária descobre que herdou de Lavínia a livraria cheia de dívidas e uma missão complicada de tirar a Bookends do buraco. Ela tem apenas dois anos para fazer isso, caso contrário a livraria irá para Sebastian, o neto grosseiro e arrogante de Lavínia, por quem Posy nutriu uma paixão secreta quando mais nova. 

Sebastian é rico e dono de uma péssima reputação, o total oposto de nossa protagonista, que é uma mulher romântica e amorosa.  No entanto, mesmo não gostando um do outro - diria até que se detestam - há algo oculto entre eles e uma divergência de ideias também. O plano de Posy é fazer da Bookends uma livraria especializada em livros de literatura romântica. No entanto, Sebastian acredita que as coisas podem melhorar se a livraria se especializar na vendagem de romances policiais.

Entre o amor e o ódio, um clichê e outro, e todas as características dadas a um chik-lit, "A livraria dos corações solitários" nos apresenta uma história instigante, mas que de certa forma decepciona.

A história é encantadora? Sim. Até o momento em que se desenvolve e o leitor pode perceber que não há nada de muito novo, que o clichê é conduzido com a mesma fórmula dos demais (o que você diria daquele casal que briga o tempo todo para descobrir que se amam em seguida?), o que torna a coisa muito previsível. A consequência disso? O drama que acaba se instalando não gera o sentimento que poderia causar no leitor e o resultado é um romance sem muita graça.

A capa do livro é maravilhosa, a personagem Posy também. E para não dizer que não falei das flores... O enredo fica mais interessante quando a personagem começa a escrever seu romance de época, com um titulo ridículo, diga-se de passagem. A história até que fica engraçada. São boas também as referências literárias, de autoras consagrados. Por exemplo, Julia Quinn e nossa querida Jane Austen.

Se não fosse a escrita impecável, leve e clara da autora talvez a história passasse totalmente despercebida. No entanto, a narrativa, que é apresentada em terceira pessoa, é suportável, mas volto a dizer: não é marcante. Não há muito o que esperar dela. É OK! 

A história de Posy é a primeira da série A Livraria dos Corações Solitários, que vai retratar cada um dos funcionários da livraria, um "alegre bando de desajustados", que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam. 

Bjão,

13 de agosto de 2017

[Especial] HOCUS POCUS - Um Pai de Presente





Olá, 
FELIZ DIA especial,
FELIZ DOMINGO ♡

Hoje é aquele dia dedicado a homenagear nosso pai, aquele herói que muitas vezes nos acompanha desde o momento em que nascemos, outras vezes nos acompanha no meio do caminho e ainda assim faz nascer um sorriso imenso no nosso rosto e um sentimento de felicidade. 

E como homenagem a esse dia, escolhi um livro que chegou às minhas mãos há pouco tempo e de maneira despretensiosa ganhou meu coração e meu carinho. 

"HOCUS POCUS - Um pai de presente" foi escrito por Kiara Terra e ilustrado por Ionit Zilberman e a primeira edição do livro foi publicada pela Companhia das Letrinhas (em 2012), selo da Companhia das Letras, direcionado ao público infantil. 
Você sabia que, com apenas uma palavrinha mágica e um PLIC, tudo aquilo de que a gente gosta pode de repente aparecer no papel e ficar guardado para sempre? Pois é, esse é só o primeiro dos muitos segredos que este livro guarda..."
Cheio de ilustrações no estilo foto polaroide, Hocus Pocus traz ao leitor uma história poética e reflexiva sobre quem é e quem pode vir a ser nosso pai. Narrado em primeira pessoa e se apoiando nas imagens e seus traços tão cheios de cuidado e sensibilidade, a história emociona pela fidelidade, sensatez e generosidade com o tema. A personagem narra sua história com o rapaz que se tornou seu pai, como ele chegou, o período de adaptação numa vida nova, entre outras situações.  
"Algumas meninas nascem e seu pai está logo ali, ao lado, segurando a máquina fotográfica para, PLIC, fazer uma foto - e poder lembrar, depois, como suas filhas eram delicadas e gordinhas ao nascer. Outras meninas encontram seus pais pelo caminho..."



A narrativa se utiliza de metáforas, repetições que lhe conferem um tom poético também, além de uma característica filosófica muito bem colocada e feliz, direcionada ao público que deseja atingir. No entanto, não é impossível que qualquer outro tipo de leitor se emocione, viva o passado ou seja pego de surpresa pelo sentimento de saudosismo ofertado pela história. Isso porque Hocus Pocus passa longe de um texto simplório. Muito pelo contrário. No livro há um texto que não subestima a capacidade de entendimento do leitor e busca fazê-lo compreender o amor do outro, a generosidade do outro, e o respeito que devemos ter pelo outro. 
"Bem no começo era um pouco desajeitado ter pai. Era a primeira vez que ele tinha filha.
Mas a gente nunca ligou pra isso.
Era como aprender a andar de bicicleta. A gente era pai e filha um pouquinho a cada dia." 
Pai não é aquele que faz de você mais um habitante do mundo. Não é só aquele cujo sangue na veia é o mesmo que o seu. Pai também é aquele que te abraça como você é e te aceita como seu; pai é aquele que cria com todo o carinho e cuidado mesmo sabendo que talvez não precise tomar para si a responsabilidade de ser PAI.

FELIZ DIA DOS PAIS a todos os pais leitores, não leitores; trabalhadores e donos de casa. Feliz dia dos pais a você que é mãe também.



|Esse livro foi cedido pelo Ministério da Educação para a escola onde dou aula, para benefício e incentivo da leitura aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental.|



Bjão,



© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger