21 de julho de 2018

[#4] PARA VOCÊ, COM CARINHO


Hoje, finalmente, trago a postagem do projeto "Cartas para você, que deveria ser postado no dia 10. No entanto, contratempos existem e me impediram. Mas aqui estou eu. E aqui está mais uma carta para você, com carinho. Se gostar, compartilhe nas redes sociais, talvez essas palavras estejam em busca de mais alguém; e talvez exista alguém também em busca dessas palavras.
Para que você não deixe de viver o agora.

Olá!
Tudo bem?
♥️

Comigo está tudo lindo, estou deitando numa rede a céu aberto agora, observando o esse todo imenso ao meu redor, pensando no quanto as pessoas estão apressadas, o quanto o tempo tem sido intenso e desesperado para nós. No entanto, da ideia de decifrá-lo, compreendê-lo, preferi simplesmente viver. Foi quando pensei em dividir meus pensamentos com alguém, e é você. Acredito que passar os dias buscando um sentido em tudo, tentando entender tudo, sempre, não é o caminho. Nem precisa ser. A melhor forma de saber lidar com o tempo é simplesmente vivendo. Essa é a conclusão que cheguei nesses longos anos. 

Lembro muito bem de minha infância, e pasme, dos acontecimentos na minha vida a partir dos meus três anos de idade. Sempre dei conta de uma memória espetacular no que se refere a imagens marcantes, portanto, não é difícil me transportar para o passado para perceber um menino que preferiu muitas vezes lidar com as responsabilidades que nem precisava ter ao invés de apenas ser criança. A verdade é que muitas vezes eu desejava não ser. Eu queria poder ser independente, fazer o que queria sem precisa pedir opinião, viver aquele amor dos livros, fazer 18 anos. Eu dizia: "quero completar dezoito anos, não quero depender de ninguém para poder sair". E olha que ironia, fiz 18 e as coisas continuaram da mesma maneira. 

O que quero dizer com esse relato tão simples mas de utilidade? Pare de querer adiantar o tempo, de querer enxergar de longe o que você será e programar o que será de você amanhã. É frustrante quando você chega a uma certa idade e não atingiu seus ideias. Eles existem, eles devem existir. Mas viver somente para isso pode ser desesperador, afinal "tudo acontece no seu tempo". É quando tem que acontecer. E olha só, a palavra tempo tão problemática e viva aparecendo outra vez. 

Tempo, Tempo, tempo...

Temos a incrível mania de querer pular etapas. Hoje mais do que nunca fazemos isso, engatamos romances prematuros, buscamos informações completas, já prontas, e quando temos o mínimo de trabalho para encontrá-las - porque está muito escondida - deixamos pra lá, perdemos o interesse. Crianças não vivem a infância e já partem para a fase adulta. Meninas, são quase mulheres, querendo e se comportando como mulheres; meninos quase homens, imitando muitas vezes atitudes machistas e expressões que não lhe cabem. É uma loucura. Em que século nós estamos? Aliás, isso importa? Números, datas, anos. No nosso íntimo, será que estamos acompanhando tudo isso, no mesmo ritmo, na mesma mesmo velocidade?

Há dias que acordo e me sinto frustrado por ter 28 anos e não ter conseguido terminar a faculdade. Penso que poderia ter começado antes dos 21 anos, assim teria um emprego fixo, um lugar melhor, um casamento, blá, blá, blá. Mas ao invés de imaginar, tantas coisas sobre o passado, percebo em seguida que, melhor do que isso, posso estar vivendo o agora, fabricando sonhos para o futuro. Qual o sentido de pensar o que poderia ser? Viver esse momento e o que pode ser no agora é bem mais interessante. Ao invés de viver buscando respostas para o que você fez de errado no passado, como seria se estivesse feito diferente, pergunte-se  por que não fazer isso neste momento. Se não fizer sentido para o momento atual, perceba, pelo menos, que você pode apostar em algo novo, que se pareça mais com quem você é hoje. Você provavelmente aprenderá a não deixar escapar outra vez as oportunidades que perdeu; saberá que não é esse sentimento de arrependimento e de busca de respostas sem fim não o que você deseja para o seu futuro. 

Pare de fechar os olhos, cruzar os braços e assistir sua vida passando diante de você. Desista de tentar compreender o tempo, como funciona, de onde vem, se lamentando. Tempo é mistério; um mistério profundo. Viver pode muito bem ser presente do tempo. Mas se você esquece de tomar as rédeas de sua vida, desejando viver o que já não é ou avançar no que não precisa, talvez você nem perceba que esse presente existe. Já dizia a canção: "viver é melhor que sonhar".

Um beijo, com amor. ♥️

- Essa carta é parte do projeto CARTAS PARA VOCÊ♥️ feito junto com a Monique no blog Vivendo Sentimentos e a Emy, do Blog MerakiPostaremos cartas com temas aleatórios todo dia 10 de cada mês. Você também pode participar. Envie o link de seu texto para vidaeletras@gmail.com

17 de julho de 2018

O dia 17 de Julho e 'O Diário de Myriam"


Olá, leitores.

Para você, desde já, deixo um abraço com carinho e um desejo de muita luz nas suas caminhadas de hoje.

Preparei esse post de última hora, mas nem por isso deixa de ser importante. Acontece que há poucos dias recebi da Darkside o livro "O Diário de Myriam", com os relatos de  uma garota que estava vivendo os infortúnios de um longo período de guerra na Síria. No livro, que também foi apresentado no Fantástico, a garota relata com melancolia e tristeza, Às vezes num tom saudosista, os sustos e aflições de viver num período em que a guerra começava e só crescia a cada dia.


Hoje é dia 17 de julho, e durante minha leitura me deparei, coincidentemente, com o momento do livro em que Myriam relata o primeiro momento de tensão (dos muitos que viriam) da sua vida. O registro desse momento é também datado de no dia 17 de julho, no ano de 2012. Isso me fez refletir sobre o agora, neste meu dia calmo, ao lado de minha família, na paz da rua lá fora. Isso me fez pensar que, enquanto estou escrevendo e até mesmo às vezes reclamando durante esse dia, há pessoas desejando viver toda essa calmaria que eu tenho. Por isso, é um motivo para me fazer agradecer por tudo o que tive hoje. Pelo amor, pela paz, pela proteção do meu cantinho.

E você, já agradeceu?

Se ainda não, imagine o que estava fazendo no dia 17 de julho de 2012. Estava em guerra dentro de casa, dentro de si? O seu país estava em guerra?


Era um dia de terça-feira, 17 de julho de 2012. Por aqui, estava vivendo minhas férias. Me preparando para fazer o último ensaio como modelo fotográfico. No início de um relacionamento amoroso. Estava descansando bastante, pois o primeiro semestre na faculdade começou tranquilo, e terminou como um aviso do que viria pela frente. Foi muito cansativo. Mas proveitoso e brilhante. Estava vivendo também minhas novas amizades, a conquista de ter, finalmente entrado na faculdade. No Brasil, não se via nenhuma notícia sobre guerra, embora a violência nos bairros estivessem estampadas nas capas de jornais e fossem notícia nos noticiários locais. 

Enquanto isso, na Síria, iniciava-se uma guerra. E em vários lugares, famílias sofriam com o caos, com as primeiras bombas lançadas de uma guerra que aconteceria a partir do dia seguinte, reivindicado pelo exército Sírio de Libertação. Os atentados cada vez mais violentos se estendem a Damasco e Aleppo (norte). 

Para saber mais sobre a Guerra na Síria você pode pesquisar os noticiários e também fazer a leitura de "O diário de Myriam", um emocionante relato de uma garota que viu uma grande guerra começar e como consequência, viu toda sua infância feliz, enterrada nos escombros que restaram da guerra.

Em breve, resenha do livro.
Texto escrito a partir dos relatos do livro e do G1, "Os principais acontecimentos do mundo em 2012".
Bjão, com Carinho.♥️

16 de julho de 2018

[NOVIDADE] 'TODO O TEMPO DO MUNDO', NOVO LIVRO DE MAURÍCIO GOMYDE


Olá, gente do amor! ♥️

No dia 12 de julho o autor nacional Maurício Gomyde finalmente divulgou a capa de seu novo livro, intitulado "Todo o tempo mundo", que já está em pré-venda no site da Saraiva. Quem me acompanha no perfil do instagram, provavelmente presenciou nos meus vídeos momentos de euforia, após ver o resultado da capa. Em conversa com Gomyde, o autor revelou informações especiais sobre o livro e eu trouxe em primeira mão para você.

Se você ainda não viu, segue a capa do em alta resolução:


O último trabalho inédito apresentado por Maurício Gomyde foi SURPREENDENTE, um livro sobre os clichês que envolvem o mundo dos cinemas, com toques de romance, amizade, drama e aventuras. Lançado pela Editora Intrínseca, em 2015, o livro logo se tornou um desejo dos leitores no mundo literário, encantando um grande número de pessoas que esperavam ansiosos pelo lançamento. Se houve comentários negativos? Com certeza. Mas os positivos superaram e logo o livro se tornou sucesso. 

Três anos depois, Gomyde nos apresenta "Todo o tempo do mundo" e uma das grandes novidades, como muitos já devem ter percebido, é que o livro será lançado pela Editora Astral Cultural, com blurb de Carina Rissi e arte de capa por Marina Avila. Mas as surpresas não param por aqui.

O livro já está em pré-venda na saraiva, e quem for para a Bienal do livro de São Paulo terá a chance de garantir seu exemplar e autografá-lo, antes mesmo dos livros chegarem às prateleiras das livrarias de todo o Brasil. Portanto, se você for à Bienal, não esqueça de passar no estande da Astral cultural para pegar seu autógrafo e tirar uma foto - e até gravar aqueles vídeos só para não perder o costume. Gomyde estará todos os dias no local.


"Todo o tempo do mundo" narra a história do personagem Victor Pickett, um rapaz que é capaz de viajar no tempo em questão de segundos, minutos ou até mesmo por horas. A depender do seu estado de espírito, ele pode viajar para o passado ou simplesmente seguir para o futuro. E no meio disso, um grande mistério a ser desvendado. Quando perguntei ao Gomyde sobre o que o leitor pode esperar do novo livro, o autor foi enfático ao dizer que é "uma história nova, fresca e cheia de reviravoltas e emoções.". Ele também contou sobre as questões abordadas na narrativa:
"É um livro que trata das seguintes questões de fundo: 'O que nos torna realmente felizes ou tristes? É possível ser feliz sozinho? O quanto nossa vida é guiada por momentos de felicidade e tristeza?' E tudo entrecortado por uma incrível história de amor cheia de desencontros e reencontros." _Maurício Gomyde.
O livro tem pouco mais de 350 páginas e tem uma narrativa que de certa forma apresenta algo novo nas histórias do autor. Os textos de Gomyde são sempre cheios de emoção, valorização da amizade, do amor familiar, de questões relacionadas à vida e nossas atitudes. Quem leu seus livros anteriores, certamente sabe do que estou falando. Em "Todo o tempo do mundo" esse olhar romântico em relação à vida continua presente, bem como o tom dramático de suas narrativas, no entanto, teremos um toque de fantasia também, com um personagem capaz de se deslocar no tempo. 

Segundo Gomyde, o que mais o influenciou a escrever a história de Victor Pickett foi seu gosto pelas narrativas que possibilitam que seus personagens viajem no tempo. O autor reconhece que muitas histórias sobre isso já foram escritas, mas garante que o texto tem seu diferencial. 
"Então, me apoiei naquela máxima, 'Escreva igual, só que diferente'. Pensei então num mote que poderia ser original, e me veio a ideia de um personagem que volta no tempo sempre que fica muito feliz; e que avança no tempo sempre que fica muito triste. Isso gerou uma série de situações inusitadas e bacanas, proporcionando desencontros constantes que vão se afunilando até que a trama explode num reencontro que se torna inevitável.", finaliza. 
Sobre o espaço onde o desenrolar da trama acontece não nos resta dúvidas de que o Brasil está em primeiro lugar. No entanto, assim como o personagem é capaz de viajar no tempo, faremos também uma viagem para fora do Brasil.
"É um drama que se passa no sul do Brasil e em Buenos Aires, e tem cheiro e sabor de vinhos e espumantes", diz Gomyde.
Estou mega ansioso para fazer essa leitura. E você, já conhece o autor? Leu seus livros ou tem curiosidade de conhecê-los? Deixe suas impressões nos comentários e compartilhe essa novidade.

https://www.saraiva.com.br/todo-tempo-do-mundo-10278189.html

Maurício Gomyde mora atualmente em Brasilia com a esposa e as filhas, gosta de tocar bateria nas horas vagas e já teve seis livros publicados. O primeiro, "O mundo de vidro", em 2011, em seguida "Ainda não te disse nada", "O rosto que precede o sonho", "Dias melhores para sempre" - todos eles produção independente. Em 2014 a Novo Conceito Lançou "A máquina de contar histórias" e em 2015, a Intrínseca comprou os direitos de "Surpreendente!". Esse último também foi traduzido para Portugal, Espanha e Lituânia. 
Bjão, com carinho ♥️

15 de julho de 2018

15 DE JULHO, UM DIA PARA EMMA E DEXTER


Não importa o que aconteça amanhã, sempre lembrarei de hoje."
♥️


E é com uma das frases mais marcantes dessa história de amor igualmente marcante, que eu inicio o texto de hoje.
Saio do dia 15 de julho de 2018 contar uma história sobre o dia 15 de julho de 2012, sobre uma história de amor que teve início no dia 15 de julho de 1988.
Encontrar Anne Hathaway e Jim Sturgess estampados na capa de um livro numa das livrarias que mais frequento na minha cidade foi uma sensação de querer muito forte., misturada à euforia de saber do que se tratava a história, que além de ter uma cara linda, um título convidativo, trazia como protagonista uma das atrizes internacionais que mais admiro. Inicialmente, foi o fato de vê-la na capa do livro o que me motivou a a levá-lo para casa no mesmo dia. E depois de ler percebi que foi uma das leituras mais envolventes que já fiz, fruto de uma leitura às cegas, de uma decisão acertada. Os personagens marcantes e complexos, bem como suas personalidades discutíveis, me deram a chance de refletir sobre o rumo que meu relacionamento tomaria naquele período; me deram a chance de refletir sobre minhas atitudes e sobre como o ser humano é capaz de evoluir como pessoa e tornar-se uma pessoa melhor como o passar do tempo. Mas, acima de tudo, o livro me apresentou uma história de amor tão real, cheia de diálogos marcantes, engraçados e inteligentes. E por "falar" em realidade, a data de hoje não me deixa mentir. Diante de todos os dias memoráveis no mundo, o dia 15 de julho saiu das páginas de um livro para ser UM DIA  especial na nossa realidade também. 

Declaro aqui todo meu amor a essa história, que me deu de presente personagens que provavelmente ficará marcado por muito tempo. 

Leia outros posts sobre Emma e Dexter e o livro UM DIA:

♥️ RESENHA DO LIVRO (2012)

GIFS E FRASES

"O que quer que aconteça amanhã, tivemos o hoje. A não ser se nos encontrarmos no futuro. Não terá problemas. Seremos amigos."

"E assim ela foi embora, e Dexter se viu sozinho naquela viela lateral tentando imaginar o que fazer a seguir. "



"Quando a possibilidade de um relacionamento entre eles se esfarelou, Emma lutou para se proteger diante da indiferença de Dexter."



Beijo, com carinho ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger