26 de dezembro de 2018

A PARTE QUE FALTA, DE SHEL SILVERSTEIN, E A IMPORTÂNCIA DE SABER CAMINHAR SOZINHO


Olá!
Feliz Natal para você que se deixa ser preenchida e se deixa ser preenchido pela magia do Natal. Vamos nos preparar para a contagem regressiva para 2019 com pensamentos positivos, mentalizando as melhores coisas que devem nos acontecer no próximo ano.
♥️
Antes de falar sobre os livros de Silverstein gostaria dizer que minha ausência não é definitiva. Como havia dito outras vezes, estava nos últimos momentos da faculdade e em processo de escrita de TCC, o grande motivo para ter me tornado raro tanto aqui no blog como no Instagram esse final de ano. Mas a parte boa é que finalmente apresentei meu trabalho final e ano que vem vou cumprir horários que faltam na faculdade e finalmente fazer minha formatura. Portanto, "vocês não sabem o prazer que é estar de volta".


Quando conheci "A parte que falta" e "A parte que falta encontra o Grande O" estava no quinto semestre da faculdade e os livros foram apresentados pela professora Mônica Carvalho, da disciplina de Literatura Infanto-Juvenil (Obrigado, Mônica!♥️). Deveríamos, naquele período, fazer uma atividade para o final de curso e tivemos esses livros como inspiração. Eu me arrepiei enquanto líamos juntos.

Infelizmente, não consegui mais comprar os livros naquele ano porque a editora já havia fechado as portas. Então, peguei o livro emprestado com a professora e decidi que os leitores da minha cidade, que não conheciam ainda mereciam conhecer essa história, por isso, montei um clube do livro e fiz a leitura deles. Para minha surpresa ninguém conhecia Silverstein até então. Foi outro momento emocionante da minha vida de leitor com as obras do autor.

Mas no início de 2018 a tão amada e querida Companhia das Letras relançou os dois livros para a minha felicidade e para a felicidade de quem leu pela primeira vez e se sensibilizou, como a youtuber Jout Jout que fez muito sucesso com seu vídeo sobre o livro, representando muito bem minha reação quando fiz a primeira leitura dele. 

"A parte que falta" e "A Parte que falta encontra o Grande O" são livros voltados para o público infantil, mas qualquer pessoa que ler pode se emocionar e levar consigo na bagagem de uma vida a mensagem contida no desenvolvimento dos livros. Para um criança, por exemplo, ter o primeiro contato com a história sobre a procura pelo outro talvez não tenha o mesmo impacto que para o adulto, mas com certeza a beleza da história e do final feliz - quando o Grande O adquire consciência sobre sua procura - pode contagiar o pequeno leitor também - que por sinal não deve ser subestimado. Aliás, se você é adulto e se recusa a ler livros infantis, sinto dizer: está perdendo muitas coisas. Há muitos livros que saem do simplório para trazer histórias simples e impactantes; histórias que não se restringem a um momento nem a um público específico como é o caso dos livros de Silverstein.

No primeiro livro, "A Parte que Falta", o leitor se depara com a simplicidade das formas geométricas não tão perfeitas para ilustrar a história, que com suas formas e palavras simples, mas ricas, nos envolve numa realidade muito bem conhecida. Essa história poderia ser sua? O Grande O poderia ser você ou poderia ser alguém ao seu redor? Talvez as respostas para essas perguntas indiquem o quanto "A parte que falta" dialoga com qualquer pessoa em qualquer momento de sua vida. E o diálogo é sobre a incessante procura pelo outro, a incessante procura pela parte que nos falta - e será que falta mesmo? 

Quando terminei a leitura me perguntei "Será que é ruim ser sozinho?", e a reflexão que esse questionamento me permitiu me fez enxergar coisas que eu não via e que são positivas para mim. O outro não precisa completar você, o outro quando chega é para somar; não vem como uma necessidade, com a parte decisiva que definirá o quanto você é feliz ou não na vida. Talvez a parte que falta seja somente aquele momento em que você finalmente percebe que pode ser preenchido com a liberdade e que a dependência do outro se faz correntes que uma hora você tentará quebrar a todo o custo.


Em "A Parte que Falta Encontra o Grande O", a história segue com a mesma simplicidade das ilustrações e não foge do tema principal do primeiro o livro. O Grande O evoluído depois de sua tomada de consciência, encontra uma parte solitário e a induz a seguir em frente. Sozinha. Tentando.  A encarar seus medos e seus tombos para viver sua caminhada sem depender do outro. No segundo livro que completa a ideia do primeiro, o leitor estará diante dos tombos e decepções da vida e da possibilidade que cada um tem de se reerguer, de ser persistente, de simplesmente SER.
"Eu esperava talvez
poder rolar com você..."

"Você não pode rolar comigo",
disse o Grande O,
"mas talvez possa rolar sozinha".
A mesma leitura pode ofertar a você um outro olhar para o que foi lido, um complemento para a minha leitura. Que tal ler os livros e me contar o que achou nos comentários? Experiências com a leitura, com o sentimento que causou em você?
PS: essa foi a minha leitura do livro e a experiência com a leitura também é minha. Talvez você tenha outra percepção diferente e ela também pode ser válida. Portanto, meu texto não deve ser encarado como verdade absoluta, apenas o meu sentimento em relação ao que foi lido.

Bjux
com carinho ♥️

12 comentários:

  1. Olá! TCC é coisa de Deus não, e entendo perfeitamente seu afastamento. 2019 vem ai e fico feliz com sua formatura. Que Deus possa lhe abençoar w ajudar realizar tudo o que você tem almejado em silêncio. Não conhecia essa obra, porém, companhia das letras arrasa muito e sua opinião contou como um ponto positivo.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Diego!
    Amei seu blog, parabéns! 😍
    Ainda não conhecia a obra, obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro totalmente influenciada pela Jout Jout e amei! Achei além de fofo, ele tem uma mensagem muito interessante e que fez todo o sentido pra mim. Gostei muito da sua resenha! Seu layout tá incrível! :D
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
  4. Você tem toda razão quando diz que livros infantis trazem histórias simples e impactantes. Acho que justamente essa simplicidade é que faz a diferença e acaba nos emocionando. Não conheço o autor nem os livros citados no post, mas fiquei com vontade de conhecer. O livro parece ser uma graça e fica claro o quanto você gostou da leitura, fazendo a gene ter vontade de ler também.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela formatura! Não conhecia o livro, mas sou apaixonada por livros voltados ao público infantil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar deles, mas confesso qeu ainda não li nenhum. Agora fiquei ainda mais curiosa.
    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand

    ResponderExcluir
  7. Oláá, eu já sigo seu blog vai fazer alguns meses, mas acho que nunca parei para comentar sobre o seu trabalho. Eu fico tão feliz de ver que ainda existem pessoas que fazem clube do livro pessoalmente, não sei se é porque eu ando muito por fora, mas eu realmente me lembro de pouquíssimos blogueiros fazendo esses encontrinhos literários. Você fala com uma paixão tão grande e foi isso que me atraiu para o seu blog (além desse layout lindo haha).
    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Feliz Natal atrasado Diego! Confesso que ainda não conhecia a obra fiquei conhecendo agora pelo seu post e gostei muito!
    Gosto muito de livros assim que não foge do tema que tudo que envolve circula em torno do tem do livro
    Um abraço,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o TCC é algo que precisa ter toda a nossa Atenção, sobre o livro eu não conhecia,mas fiquei bem curiosa, atualmente estou lendo alguns livros infantojuvenil eles realmente trás uma mágia gostosa e um conforto. Parabéns pela resenha.

      Sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

      Excluir
  9. Oi Diego, tudo bem?

    Já os livros e os mesmos também conseguiram me tocar de uma forma única. O segundo, mostra uma mensagem linda de que você pode ser preencher sozinho, de que não falta nenhuma parte em você, e de que é possível sim, ser feliz sozinho. São livros simples, mas que com poucas palavras ilustrações simples conseguem tocar nosso coração.
    Que ocorra tudo bem com seu TCC, sei como essa fase é complicada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu fico admirada como um livro, de uma linguagem tão simples, consegue tocar tanto? É tão reflexivo!! Trabalho incrível

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Lembro de ter ficado muito emocionada quando li o livro! E é algo tão simples, né? São coisas que nós já deveríamos saber. O problema é que nós somos muito dependentes das outras pessoas, e isso é algo que no é ensinado desde criança.

    Post lindo, assim como tudo no seu blog.

    Ganhou mais uma seguidora <3

    beijos

    www.alimentopraalma.com

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger