9 de abril de 2015

Entrevista com o autor #1 – Dan Gemeinhart, A MAIS PURA VERDADE.


Olá, gente!
Essa é uma postagem especial a qual estou muito feliz de publicar. Primeiro porque é algo diferente aqui no blog – a minha primeira entrevista com um autor -, depois porque é uma entrevista com um autor de um livro que li recentemente e me apaixonei.

A idéia de fazer uma entrevista com o Gemeinhart, surgiu na manhã de quarta- feira, dia 01 de abril (o dia da mentira para falar de A MAIS PURA VERDADE, quanta ironia =)! ), quando abri o perfil do Instagram do blog (@vidaeletras) e vi que o autor havia curtido uma fotografia que fiz para publicar as minhas impressões iniciais sobre o livro (Clique para ler a postagem). Ele foi tão atencioso em todas as redes sociais em que publiquei algo sobre o livro, agradecendo em todas que eu pensei: “por que não entrar em contato com ele e fazer algumas perguntas sobre o livro?” E assim aconteceu.
Na minha de quinta-feira ele me respondeu de maneira educada: “Yes, Diego! I would love to do an interview for your blog!” (Sim, Diego! Eu adoraria fazer uma entrevista para seu blog). Logo enviei as perguntas e, enfim, recebi as respostas e apresentarei a entrevista para vocês.

A mais pura verdade é o seu primeiro livro, certo? O que motivou você a escrever a história de Mark?
Dan: Sim, A mais pura verdade é o meu primeiro livro. Escrevi este livro para homenagear um amigo meu, que também se chamava Mark. Ele era um cara maravilhoso: caloroso e amigável, aventureiro, generoso. Ele adorava livros, e animais, e alpinismo. Infelizmente, ele morreu depois de lutar contra um tipo de câncer maligno. Mesmo sendo adulto e este livro é sobre um garoto de 12 anos de idade, eu o escrevi em sua memória, como uma homenagem ao grande cara que ele era. Assim, o livro é realmente importante e pessoal para mim.

Quando você, finalmente, disse: “pronto, o livro está como eu quero.”?
Dan: Eu trabalhei muito, muito duro para conseguir fazer o livro ao meu gosto! Eu comecei a escrever este livro de três formas diferentes, mas não estava gostando de como estava indo e decidi começar de novo. Mesmo quando eu já tinha a história toda pronta, eu passei muito tempo para revisá-la e tentei torná-la ainda melhor. Eu mudei o final três vezes! Mas, finalmente, eu consegui criar uma história que eu realmente gostei e pensei que os leitores poderiam gostar também.

Poderia dizer, de maneira breve, como foi o processo de escrita até o resultado final do livro?
Dan: A maior parte do livro permaneceu da mesma forma que eu revisei  e trabalhei nele. Eu ajustei algumas cenas, reforcei um pouco a ação, e trabalhei para tornar Mark agradável (em meus primeiros rascunhos ele estava muito irritado e negativo, mas eu pensei que ele poderia mostrar mais um pouco de bondade e suavidade). Mudei o início e o final várias vezes  - essas são as duas partes importantes de um livro! Você precisa de um começo que conquiste o interesse dos  leitores, e você precisa de um final que tenha uma sensação real e satisfatória, então eu realmente trabalhei para ter essas duas partes tão boas quanto possível poderiam ser.

O que o personagem Mark representa para você?
Dan: Mark é meio que parte de todos nós. Todos nós enfrentamos coisas difíceis. Todos nós temos coisas para superar. Todos nós temos pessoas que irão nos ajudar, e pessoas que  ficarão no nosso caminho. A vida é tudo sobre descobrir pelo que lutar, quem lutar contra e quem lutar com você. Há muita escuridão no mundo, mas se ficarmos próximos uns aos outros encontraremos paz. O personagem Wesley diz isso de uma forma melhor: "Estamos todos juntos nisso." A vida pode ser difícil às vezes, mas não temos de enfrentá-la sozinhos.

Tem ideia do sucesso que seu livro está fazendo aqui no Brasil?
Dan: Eu estou apaixonado pelo Brasil e pelo povo brasileiro! Todos os dias recebo mensagens, e-mails, tweets e posts no Instagram dos brasileiros maravilhosos. É incrível. Eles colocam um grande sorriso no meu rosto o tempo todo. Ter o meu livro publicado é um sonho tornando-se realidade; ter a publicação dele no Brasil é incrível; mas é surpreendente como o povo brasileiro tem aceitado e isso me deixa deslumbrado. Eu amo o Brasil!

O que você diria, neste momento, aos garotinhos que, como Mark, descobriu o câncer recentemente?
Dan: Oh, cara! Acho que eu diria: continuem lutando. Não desistam. Estamos todos ao lado de vocês: a sua família, seus amigos, seus vizinhos, pessoas de todo o mundo. Continuem lutando e não desistam da esperança.

Por favor, mande um recado para os seus fãs e admiradores do seu trabalho aqui no Brasil.
Dan: Olá, povo do Brasil! Obrigado por serem tão maravilhosos comigo e com meu livro! Vocês me fazem muito feliz. Estou tão feliz que  tenham gostado do meu livro, e tão emocionado que a história de Mark e Beau tenha encontrado um lar amigável e tão caloroso no Brasil!

Dan Gemeinhart vive em uma pequena cidade bem no meio do estado de Washington com sua esposa e três filhas. É professor e bibliotecário de uma escola primária onde pode conversar sobre livros com crianças incríveis. A mais pura verdade (The Honest Truth) é o seu primeiro livro.

Além de ter tido uma atenção maravilhosa e além da simpatia do Dan, ele ainda me enviou um presentinho: fez uma foto homenageando o blog. Um amor de pessoa!

Gostaria de agradecer a Aydil, uma amiga, ex-blogueira - volte por favor! – por ter me ajudado com a tradução das respostas.

Espero que tenham gostado. Comente, opine e dê sugestões sobre o que mais você gostaria de ler aqui no blog.

© 2015 


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger