22 de novembro de 2016

Belgravia - Julian Fellowes



Olá, ♡
para você fã de livro histórico e para você também que nunca leu ou nunca pensou ler, toda regra há uma exceção, e acredito que Belgravia é um forte candidato a ser essa exceção. O livro é do mesmo autor da série de sucesso Downton Abby, Julian Fellowes, e foi lançado numa edição caprichada pela Editora Intrínseca e anteriormente dividida em onze capítulos cedidos em formato de e-book. 

Belgravia retrata uma história de segredos e escândalo nas famílias Trenchard e Brockenhurst, em Londres. Estamos no ano de 1840, neste momento a classe industrial passa a conviver com a classe de alto nível social e a história se inicia antes da batalha de Waterloo, que aconteceu na Bélgica (quando Napoleão foi vencido pela Inglaterra e a Prúcia, encerrando assim seu império), em junho de 1815, no baile da Duquesa Richmond em homenagem ao duque de Wellington, em Bruxelas. Nesse baile, a menina Sophia, filha de Anne e James Trenchard, chama a atenção de Edmund Belassis, herdeiro de uma das famílias mais ricas da Bretanha. No entanto, nessa mesma noite, quando todos no baile são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país, um fatídico acontecimento irá separar a vida de Anne e Edmund. Mas os momentos em que os dois passaram juntos fora suficientes para que mesmo depois de 25 anos a história que tiveram ficasse marcada tanto na vida dos Brockenhurst quanto na Trenchard, ligando as duas famílias, gerando fofocas e intrigas na sociedade e nos casarões da Belgravia Square. 

Que grande segredo esconde a família Trenchard? De que acontecimento estamos falando? Qual terá sido o futuro do jovem casal? E o que aconteceu depois do acontecimento daquela noite em Bruxelas?




Como disse anteriormente, esse livro foi publicado em onze partes independentes, no formato de e-book, o que na verdade homenageou os grandes folhetins de antigamente. E por ser dividido em partes temos duas considerações: a) os capítulos dos livros são grandes; b) em cada capítulo um escândalo ou uma parte dos segredos revelados na trama. E eu poderia dizer o quanto capítulos grandes incomodam, se a história não fosse tão cativante e tão bem escrita ou se os capítulos não estivessem bem entrelaçados de forma a deixar a história cheia de pontas soltas. O que acontece é totalmente o contrário. O charme da narrativa e os acontecimentos escandalosos de cada parte da história convida naturalmente o leitor, que se envolve na trama e vive todas mazelas sociais da época junto aos personagens. 

Os capítulos são intitulados de acordo com o que será abordado em cada uma das partes, o que já é do nosso conhecimento em boa parte das divisões de capítulos dos livros que costumamos ler. O grande diferencial de Belgravia, de outros romances de época, está na história, na essência dos personagens e nas intrigas que nos revelam o quanto os grandes escândalos e confusões sociais, nesse caso das grandes elites, existem e são de alguma forma maquiados para exaltar a tranquilidade da alta sociedade. É um livro que pode muitas vezes confundir ficção com história - e isso se dá pelas referências históricas que ele traz no enredo -, consegue ser extremamente real e apesar da época mostrar o quanto é uma história atual também.

Será que a sociedade contemporânea é mesmo completamente diferente do que era antes? Talvez não. O que podemos perceber da trama de Fellows e que acredito ser uma grande sacada do autor para mostrar o reflexo da antiga sociedade na contemporaneidade, é que a inveja, a ganancia dos grandes senhores, as intrigas entre entre famílias e a relação de subordinação entre empregado e patrão continuam existindo e causando situações caóticas no nosso ambiente de trabalho e social, bem como na relação entre pessoas e nas traições que há nos casamentos de faixada. E não podemos esquecer do preconceito e diferença de classes: as dominadoras e as subordinadas. 

A ambição, a inveja, a raiva, a avareza, a bondade, o altruísmo e, sobretudo, o amor sempre foram e sempre serão poderosos a ponto de motivar nossas escolhas.

É perceptível o quanto temos uma trama rica em apontar características sociais gritantes. Mas não é somente isso. Os personagens de Fellowes são muito bem escritos, são pessoas fortes, com personalidades fortes e extremamente reais. Não existe o vilão e o bonzinho, todos têm as duas características, isso vai depender dos seus interesses e do estímulo que recebem com as ações que sofrem. Os homens são descritos uns com suas elegantes posturas, outros por sua inteligencia e poder de persuadir; as mulheres também possuem admirável elegância e fazem valer sua voz, não são simplesmente mocinhas, são mulheres fortes e decididas e que possuem papel importante na trama e que superam os preconceitos.

Belgravia é um livro excelente, cheio de ótimas referências históricas mas também intrigante e comovente. A narrativa conta com detalhes na medida certa, ambientação muito bem construída e diálogos pertinentes e muito inteligentes. Repleto de surpresas a cada capítulo, com certeza desperta no leitor não só prazer pela narrativa intrigante, mas também um olhar mais crítico sobre os problemas sociais que tivemos e que ainda temos. 

XOXO,
Diih.




© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger