5 de abril de 2018

Projeto 'Cartas para você'


Olá,
tudo bem?


Espero que esteja tudo muito lindo com você. Sumi, eu sei. Mas as férias acabaram, as leituras estão num ritmo mais lento, mas não desista de mim, eu não desisti de escrever. No entanto, em meio a tanta correria, tantas preocupações em manter tudo muito organizado, me conectar com minhas coisas, meus momentos comigo mesmo, nos meus momentos com minha família e com as coisas que me inspiram (inclusive fiz uma lista aqui) ainda há tempo para pensar nas pessoas. E quando digo pensar nas pessoas é entender que nesse exato momento existe alguém vivendo uma tranquilidade diferente da minha, uma felicidade diferente da minha, precisando de uma palavra, um motivo para rir, uma mensagem de conforto. E é por isso que pensei em iniciar um projeto simples, mas cheio de valor e convidar você e outros bloggers e bookstagrans para viajar nessa junto comigo, e utilizar a palavra para fazer o bem.
"Palavra puxa palavra, uma ideia traz outtra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução." _ Machado de Assis
No mês de março publiquei um texto em formato de carta (o texto está aqui), no qual o emissor comentava sobre as pessoas que simplesmente não se permitiam estar tristes e não se permitiam viver seu momento de luto até recarregar suas forças. Na carta também foi comentado sobre como elas atrelam o choro à fraqueza. Eu amo escrever textos assim, cartas mexem muito comigo, e fiquei muito feliz com o retorno positivo para essa postagem. Acredito que de alguma forma uma parcela de leitores do blog se sentiu tocada, isso me deixa feliz.


"Sei que é incomodo escutar das pessoas coisas do tipo "arruma logo outro que passa", e até "ele não te merecia, parte para outra". Parece uma mensagem interna, algo que todo mundo deve aprender quando nasce; todos preparados para falar a mesma coisa quando não sabem o que dizer. E na verdade, não é necessário. Nem sempre é preciso falar. Qualquer coisa que nos digam, o momento será o mesmo, a situação será a mesma, os sentimentos de perda e frustração também serão os mesmos. E é assim que as coisas são agora, não vão mudar de repente, como num passe de mágica. Não quer dizer que vá durar para sempre, só que a gente não precisa de palavras bonitas ou frases de efeito, mas de abraços calorosos e ternos. Acredito que eles dizem mais do que qualquer palavra."

Diante de tudo o que foi dito, decidi então criar um projeto especial, mensal, que consiste em escrever cartas aleatórias para o mundo. E quando digo mundo, é uma carta às cegas, que não precisa ser voltada para alguém em especial, mas a quem possa interessar. Talvez falar de um término de namoro, sobre o momento de luto, sobre como entendemos a dor que alguém está sentindo, sobre como estamos com raiva, entre outras coisas. Pessoas são diferentes, vivem em lugares diferentes, mas podem estar passando por situações parecidas com a nossa, ou simplesmente precisando ouvir ou ler algo que possa deixá-las confortáveis. Por isso, eu adoraria que você pudesse entrar nessa comigo. Podemos compartilhar nossos textos, marcar amigos, conhecer pessoas e beber da fonte do amor, da empatia e da solidariedade. O mundo precisa disso.  ♥️

Dia 10 de cada mês publicarei uma carta com o tema livre e eu espero que minhas palavras cheguem com sucesso e façam alguém se sentir melhor. E se você quiser participar também, dá um Ok e vamos utilizar nossa melhor arma para fazer o bem. 

Um b-jão!

2 de abril de 2018

Coragem: um manifesto, de Rose McGowan




Olá,
Nada melhor que começar a semana com o manifesto, não é mesmo? E é assim que defino inicialmente o livro CORAGEM, escrito por Rose McGowan, que por muito tempo viveu sob os holofotes em Hollywood e por isso conhece muito bem as facetas e infortúnios pelas quais as atrizes passam quando as câmeras estão desligadas.

Rose McGowan cresceu numa seita como ela mesma define nas primeiras páginas do livro. A primeira delas aconteceu quando era muito nova e foi obrigada a orar e crer num Deus cruel que ela se recusava acreditar. Foi  obrigada a conviver com as instabilidades emocionais do pai, e quando finalmente conseguiu se livrar entrou de cabeça em outro pesadelo: um relacionamento abusivo. E você concorda que é mais triste quando você sai de um lugar perturbador, crente que encontrou o paraíso, e mais tarde esse lugar confortável se mostra mais uma espécie de pesadelo? Foi assim que aconteceu. Então McGowan decidiu fugir, passou perrengue nas ruas, foi vítima de abuso até ser descoberta por Hollywood. E ela não sabia, mas esse seria outra seita da qual, mais tarde, ela tentaria - e não seria fácil - se livrar. Então, esse período, enquanto gravava filmes de sucesso, dava entrevistas e mais entrevistas, Rose também era humilhada, foi abusada outra vez - fisicamente e mentalmente - e se afastou de quem realmente era com todo o ideal de beleza para atrair o público não por seus trabalhos, mas pelo seu corpo e sensualidade. O machismo é latente. Tudo isso bagunçou a mente de uma atriz dedicada, que mais tarde teve problemas de depressão. Mesmo assim ela não desistiu e o resultado disso está nesse texto dramático e cheio de fúria contido na sua autobiografia, intitulada CORAGEM.
"Me diziam que eu precisava ter cabelo comprido, caso contrário, os homens que contratavam em Hollywood não iam querer me comer, e se eles não quisessem me comer, não me contratariam. Ouvi isso da minha agente, uma mulher, o que é trágico em muitos níveis. Tão, tão, tão cruel e tão triste."[Pág.: 12]
Comecei a ler esse livro com um certo preconceito, não nego. Não costumo ler autobiografias porque não gosto, então estava relutante quando recebi esse livro. No entanto, como conheço a atriz desde 1996, através do primeiro filme da franquia PÂNICO, e por se tratar de um manifesto - posso bem dizer assim -, uma voz a falar sobre abuso, sobre "escravidão", sobre machismo, eu decidi me dar a chance de ler. E posso dizer que definitivamente não me arrependi. Rose McGowan teve um passado difícil e muito triste. Perdeu a infância, mas viveu com garra suas dificuldades. Foi abusada várias vezes, sofreu violência no lar, fora deles e atrás das câmeras na poderosa - e cruel! - Hollywood. Seu texto não é somente uma denúncia, mas também uma alerta; uma maneira de "falar" para você, que você não está sozinha (o) e que é mais forte do que imagina.


Fazer a leitura desse livro pode fazer com que você, que já passou por isso, não se sinta só e entenda a importância de não se calar ou de pedir ajuda. Não é uma caminhada fácil, podemos imaginar, mas é uma luta diária que precisa ser comentada e exposta. Os relatos de McGowan são intensos, por vezes apelativos e cheios de fúria. É um diálogo direto que ela faz com o leitor, como se estivéssemos numa roda entre amigos revelando nossos segredos e insatisfações. Alguns relatos são tão chocantes, que parecem irreais.

Com um discurso empoderado e firme, além de muito corajoso, Rose revisita seu passado e traz à tona momentos difíceis de serem lembrados. Ela divide com o leitor suas experiências mais traumáticas e denuncia o abuso sexual numa indústria extremamente machista, que dita o jeito certo de se vestir, e a mulher/ a pessoa que você deve ser. Mas não é só isso, não é somente dividir e contar seus dramas. O texto funciona como motivação, a autora está conversando com você, dizendo para você. Como ela mesma diz numa passagem do texto, "ser corajosa não quer dizer não ter medo, só significa fazer as coisas que dão medo mesmo assim."

E para além da denúncia, podemos facilmente perceber o resultado dos maus tratos na vida de uma pessoa que passa por tanto abuso de todos o lados. Portanto, esse é um livro para todos. Não importa o que você tenha passado, se já passou por algo parecido ou não, você sempre pode ajudar o outro. Você sempre pode entender o outro. Uma mulher não sobre abuso ou apanha por que quer; ela é pega primeiro pelo psicológico. E você consegue imaginar a bagunça que isso gera na mente de uma pessoa?
"A verdade é que eu não deveria ter me envergonhado, e, no caso de todas as vítimas em situações parecidas , elas não devem se envergonhar. Quem deveria se envergonhar é o doente que nos tocou de modo inadequado." [Pág.: 89]
Algumas pessoas provavelmente dirão que é mais um livro feminista, de uma mulher mal amada ou coisa parecida. Mas não é! O assunto é sério e precisa ser discutido mesmo e comentado sempre e em qualquer lugar. A gente não pode nunca se calar, estamos vivendo um momento de desconstruções daquilo que nos foi dado desde o início de nossas vidas. Tenha CORAGEM
"Minha vida, como você vai ler, me levou de um culto ao outro, o maior culto de todos; Hollywood. CORAGEM é a história de como lutei para sair desses cultos e retomei as rédeas da minha vida. Eu quero ajudar você a fazer o mesmo. "
-- Rose McGowan
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger