26 de agosto de 2016

[Bienal] Autores Contemporâneos na Bienal do Livro de São Paulo


Rêlou, pessoal!
Hoje é dia de Bienal e eu sei que você sabe que 'eu tô ligado', E mais uma vez estou aqui sentindo febre e dores de cabeça porque não vou poder estar lá. Fazer o que, não é? Vou recuperar minha compostura.


Felizmente muitos autores estão surgindo nesse país e a Bienal é um ótimo lugar para encontrá-los e conhecer mais sobre suas histórias. Por isso, reuni as datas que alguns autores contemporâneos (uns já publicaram livros e outros estão estreando na literatura e na bienal), que estarão na grande feira de livro, para que você que vai ter o prazer de participar desse grande evento possa visitar e conhecer seus trabalhos.


Louise Branquinho é estudante de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autora do livro "Para Onde Vão os Corações Partidos". Ano passado Louise participou da Bienal do Rio de Janeiro e esse ano vai estar em São Paulo, lançando seu novo livro, "A Primeira Pétala", no estande da Editora Tribo das Letras, Rua K, estande 069, no dia 27 de agosto - das 17 às 19 horas. 


SINOPSE DO LIVRO:
Richard é o tipico homem rico, bonito e simpático, que atraia a atenção de todas as mulheres à sua volta. Até que uma tragédia acontece e muda completamente sua vida.
Isabelle ainda era uma menina quando perdeu seu pai. E após um acidente, se vê tendo que cuidar sozinha da irmã, mas sem conseguir, se muda para a casa de um amigo antigo de seu pai, um homem desconhecido e misterioso. O que será que o destino reserva aos dois? Será que a bela conquistará o coração desacreditado da fera? O mundo real não é como um conto de fadas, mas o tempo está passando e a primeira pétala já caiu...


O autor Vinícius Grossos, autor de Sereia negra, também vai estar na Bienal de São Paulo. O Vini que esteve na Bienal do Rio ano passando lançando seu segundo livro, "O garoto quase atropelado", esse ano vai lançar seu mais novo trabalho, intitulado 1+1 A Matemática do Amor, escrito em parceria com Augusto Alvarenga. O Grossos vais estar TODOS OS DIAS NO ESTANDE GIRASSOL/ FARO EDITORIAL, A PARTIR DAS 14 H. 
SINOPSE DO LIVRO: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebeu a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um termômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?


No segundo dia da Bienal quem vai estar lançando seu novo livro, o segundo de uma trilogia, é o autor parceiro do Blog, o querido João Gabriel Brene. Ele é autor de Johnny Bleas - Um Novo Mundo e no dia 27 vai fazer uma sessão de autógrafos para o lançamento de Johnny Bleas, o núcleo da montanha. Estou com  o coração na mão desejando estar lá, gente. Vocês não tem ideia. CLIQUE para conhecer a página do evento e saber um pouco mais sobre o livro. Logo abaixo um banner com todas as informações de horário e local para encontrar o JG Brene. 





E quem estreia no mundo literário e participa da 24ª Bienal de São Paulo é a Ana Carolina Dias, lançando seu primeiro trabalho, o romance intitulado de "Os Dez Amores de Cece". Ana é carioca, escreve fanfics desde os 12 anos e essa será sua primeira publicação oficial. Não perca a tarde de autógrafos com a Carolina no dia 03 de Setembro, das 14h às 16 h, no Estante da Editora Tribo das Letras, localizado na Rua K, número 69.
SINOPSE DO LIVRO: Dez nunca foi um bom número, pelo menos não para Cecelia. Contudo, ela não esperava que ele coubesse tão bem em sua história. Dez foram os amores de sua vida, ou como Cecelia os apelidou, os desamores de sua vida. Ela se permitiu viver cada um dos sentimentos que estes lhe despertaram, explorando-os tanto quanto pôde. Se deu chances e alimentou a esperança de que, um dia encontraria seu número certo. Cece se permitiu amar de muitas formas diferentes, algumas boas, outras nem tanto. Crescendo e amadurecendo pouco a pouco, ela vai descobrir que, melhor que sentir o amor, é conhecê-lo nos sem mínimos detalhes. Quantas vezes é possível ter o coração partido e, ainda assim, não perder a fé no amor?

A autora de Mocassins e All Stars, Clara Savelli, também marca presença na Bienal e já mostrou nas suas redes sociais kits especiais para quem for lá autografar seus livros, no estande da Ler Editorial, a partir das 20h. Savelli estará na Bienal nos dias 26/27/28 e 29 de agosto, e 02/03/ e 04 de setembro. 
SINOPSE: Julie está em um momento complicado da vida. Depois da morte do seu pai, ela e sua mãe se mudam para o outro lado do país - lar de sua avó materna que ela nunca conheceu. Julie se vê obrigada a deixar seus melhores amigos para trás, a enfrentar colegas nem um pouco receptivos no novo colégio e a conviver com Arthur, esse garoto implicante que parece amar tirar sarro de seus sapatos, que a coloca em furadas desde o seu primeiro dia de aula. Entre mistérios, brigas e romances, Julie descobre algo sobre sua avó que muda o rumo de tudo. Ela só queria terminar o ensino médio, comprar uma moto e decidir o que fazer na faculdade, mas a vida não poderia facilitar tudo para ela, poderia? 

Feliz Bienal para vocês, curtam bastante esse momento especial para um leitor e para o leitores/autores, que estarão mostrando seus trabalhos e nos presenteando com mais histórias.

XOXO
Diih 

24 de agosto de 2016

Uma Canção de Ninar, Sarah Dessen + Clube do Livro Especial



Olá! 
Um carinho e meus desejos de alegria e boa leitura nesse dia e nos próximos a todos vocês. Quero aproveitar e dizer que estou super feliz porque minha parceria com a Companhia das Letras foi renovada. É uma editora  tão querida por mim, tão importante para mim! Vocês não tem ideia. Dito isto, vou contar para vocês minha experiência com "Uma Canção de Ninar", segundo livro da Sarah Dessen publicado pelo selo SEGUINTE aqui no Brasil.

Minha paixão pela Sarah aconteceu após a leitura de OS BONS SEGREDOS, quando comecei a ler o livro e não consegui largar fácil. Foi uma leitura que me fez muito bem e quando soube que mais um livro da autora seria publicado aqui no Brasil, também pela Seguinte, fiquei imensamente feliz. E estou encantado com o que li, apaixonado pela história. Me identifiquei tanto, que é como se a autora estivesse conversando comigo, como se eu estivesse no lugar da Remy, protagonista da trama.

Eu já não tinha mais nenhuma ilusão a respeito do amor. Ele vinha, ele ia, deixava vítimas ou não. As pessoas não eram feitas para ficar juntas para sempre, independente do que dizem as músicas. (pág. 64)

Uma canção de ninar narra a história de Remy, uma garota totalmente (ou será que não?) desacreditada do amor. Seu pai, um cantor famoso, deixou sua mãe quando ela ficou grávida e saiu pelo mundo, com sua carreira e a única coisa que deixou de lembrança para a garota foi uma música, que até hoje faz sucesso nas rádios. Depois disso, a menina assistiu bem de perto aos fracassos dos seguintes casamentos da mãe, e olha que não foram poucos. Cadê aquele amor que está nas letras nas canções e histórias com finais felizes? Remy desconhece e não se permite deixar-se envolver com alguém a ponto de se entregar profundamente àquilo que enxerga como uma perfeita ilusão, até conhecer Dexter. O rapaz é músico, totalmente desengonçado, diferente de todos os rapazes com quem ela namorou e sempre se sentiu atraída. Dexter é tudo o que Remy se impôs a negar. E essa novidade na sua vida é o que mostrará a ela que "tudo, no fim das contas, tem a ver com o momento certo."

Quem nunca se decepcionou com relacionamentos e nunca viu algum amigo ou familiar passar pela mesma situação que atire a primeira pedra. E para algumas pessoas isso se torna um trauma, que ajuda na visão negativa que o indivíduo tem sobre o relacionamento amoroso. Talvez o pensamento realmente mude, ou talvez acreditar na ideia induzida pelo medo de que bons relacionamentos não existem seja o caminho mais fácil, uma maneira de se proteger. E é justamente sobre isso que Dessen vai abordar nessa história, através da personagem Remy. 

A narrativa continua excepcional! Você começa a ler e é difícil largar porque é muito envolvente, nada de palavras difíceis ou situações complicadas demais. A trama não se passa no tempo atual - você vai ler sobre discman, por exemplo -, apesar de abordar esse assunto da decepção que é atemporal. A todo o momento o ser humano decepciona ou é decepcionado. Uma prova disso são as decepções pelas quais Remy passou. Mas e quando ela decepcionou pessoas que estavam ao seu redor, de maneira egoísta e muitas vezes estúpida, perdendo a oportunidade de talvez encontrar o que nunca teve? Será que o outro também não sentiu a mesma dor? Dexter, por exemplo, passou pelas mesmos problemas na família e se mantém fiel ao desejo de amar e ser amado. A própria mãe que sofreu com os finais dos relacionamentos em algum momento deixa claro que não é porque eles acabaram que ela não tenha vivido momentos felizes.

Só porque alguns casamentos não duram não quer dizer que foi tudo em vão. Tive muitos anos bons com seu pai, Remy, e a melhor parte é que deles saíram Chris e você. Os quatro anos que passei com Harold foram maravilhosos, até o finalzinho. E mesmo com Martin e Win, fui feliz na maior parte do tempo. (Pág.: 272)

Remy, inicialmente, parece uma garota madura, resolve basicamente tudo dentro de casa onde mora com o irmão e agora Don, novo marido de sua mãe. É muito bem resolvida, sabe o que quer e já tem tudo planejado para o futuro. É uma garota um tanto egoísta também, mas de bom coração e compartilha seus segredos com suas amigas Lissa, Jess, Chloe - essa última uma espécie de irmã gêmea e demolidoras de corações também. É admirável a cumplicidade que elas têm umas com as outras. Remy pode ser tudo, mas será que é uma garota forte emocionalmente?

Mais uma vez Dessen escreveu uma história familiar, com personagens comuns, facilmente reconhecidos por nós. Remy pode ser eu, pode ser você ou uma amiga sua. Assim acontece com o atrapalhado - e maravilhoso - Dexter, um garoto que largou tudo para viver de música. Você pode reconhecer alguma mãe de amiga ou a própria mãe na personagem da Barbara Starr, escritora e mãe da protagonista. Não esquecendo de Chris, o irmão, um garoto doce e apaixonante, que é perdidamente apaixonado pela namorada, Jennifer Anne. 

Algumas cenas me pareceram um tanto forçadas demais, com acontecimentos e situações que fogem da naturalidade. Parece que foram feitas de maneira exagerada para te mostrar algo, te fazer acreditar em algo de maneira nada sutil. Isso é no livro inteiro? Não, não é! O que não implica em nada na qualidade da história que na maior parte do tempo ganhou minhas atenção e no final de tudo minha satisfação.

Uma canção de ninar é um livro com uma história sobre amores perdidos, decepções e coragem. Você pode encarar seu futuro na certeza de que as pessoas vão te decepcionar, mas a vida continua. Não vale a pena lutar contra a maré, na hora certa as coisas acontecem e ao contrário do que se possa imaginar, de maneira ilusória, você não terá o controle disso. E o que você perde é simplesmente arriscar? À medida em que lia a história me lembrei de um poema de Shakespeare, O Menestrel,  quando ele diz que "não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso."

Há muita coisa que eu gostaria de escrever sobre esse livro, mas eu me identifiquei tanto com a personagem e seus medos, que foi uma leitura que mexeu com minhas emoções e se eu simplesmente contar aqui vou soltar spoilers ilimitados. Portanto, eu indico a leitura desse livro não só pela simplicidade dessa narrativa cativante, mas pela complexidade que de alguma forma envolve os personagens, que pode facilmente te fazer se identificar com eles e abrir seus olhos acerca do assunto. 


E para você de Salvador, deixo o convite especial para o primeiro clube do livro do Blog Vida & Letras, que será sobre o livro "Uma Canção de Ninar", no dia 10 de setembro, às 14 horas, na livraria Saraiva do Shopping da Bahia.
Espero vocês por lá! 



XOXO
Diih 

22 de agosto de 2016

[Posso Falar? #4] O que as pessoas estão dizendo sobre 'Três coisas sobre você', da Julie Buxbaum?



Oi, pessoal!
Que seja bela, que seja doce, que seja gostosa essa semana todinha.

Esse mês eu li vários livros muito lindos e tocantes, que me despertaram emoções que eu adoro. Um deles foi "Três coisas sobre você", lançamento da arqueiro, da autora Julie Buxbaum. A arqueiro apostou num desafio com os leitores, dizendo que caso nós lêssemos o livro e por acaso achássemos ele ruim, a editora devolveria o dinheiro. Mas olha, eu não quis meu dinheiro de volta não! Não, não, não! E agora vou mostrar para você, que ainda não leu, o que as pessoas estão dizendo sobre a vida da Jess e seus emails trocados com o senhor "Alguém ninguém".

Na história você encontra:
- Drama familiar
- Humor
- Bullying
- Diferença entre classe social
- Romance
- Descoberta

Quando terminei de ler esse livro bombardeei minhas redes sociais, completamente louco, apaixonado, emocionado. Eu precisava conversar sobre ele com alguém porque precisava dividir esse sentimento bom que a história trouxe para o meu coração. - Diego França, Blog Vida & Letras |RESENHA|

Este é um livro com uma leitura rápida, uma narrativa fluida e um romance fofo. A autora conseguiu nos apresentar uma personagem que tinha todos os motivos para estar no fundo do poço, mas que consegue tirar força de algum lugar.E é muito bacana acompanhar a força, a determinação e superação ao longos das páginas (...) Esse é um dos livros mais cativantes que li esse ano e merece ser indicado.- Bárbara, Blog Versos e Notas |RESENHA|

É um livro super divertido, apesar de toda aquela tensão, e no final você fica torcendo para que a Jessie fique bem, para que a pessoa que está conversando com ela seja uma pessoa legal, que realmente não seja uma pegadinha. Eu fiquei muito feliz com o final do livro, eu fiquei super apaixonada por essa história. Eu favoritei...- Tamirez Santos, Canal Resenhando Sonhos |RESENHA|

Três coisas sobre você acabou se tornando uma leitura muito especial, porque é uma história que dá a sensação de que pode acontecer, ser real. Os sentimentos, medos, são bem palpáveis. É impossível não entender a Jessie e torcer para que ela consiga passar por essa má fase. (...) Gostei muito do desfecho, mas confesso que fiquei com gostinho de quero mais. Achei que o final foi um pouquinho corrido, queria mais de Jess e AN. Mas no mais acho que Três coisas sobre você estará no gosto de muitos adolescentes e adultos também. - Taty Assis, Blog A Culpa é dos Leitores |RESENHA|

Me amarro nessas histórias românticas com trocas de mensagens, ainda mais entre adolescentes em seu período de transformação. Com essa história não foi diferente, fiquei super envolvida... Daria mais uma estrela fácil, mas achei o final pouco desenvolvido e muito corrido, além simplório. Mesmo o AN sendo quem eu queria, acho que  a autora ficou com preguiça de costurar melhor a história deles. Mas no geral o livro me agradou.- Opinião da Leitora Rebeca Swire no Skoob.

Confesso que já sabia quem era o personagem do anonimato, mas isso não fez com que eu perdesse a vontade de não continuar a leitura e ver o momento em que os dois ficam juntos. Ele é simples, leve e algo fácil de se imaginar na vida real. Eu super levaria esse contexto do livro para a minha vida.- Opinião da leitora Kimberly Coatio no Skoob

A maioria dos comentários sobre o livro são positivos. Eu sou um dos que amaram esse livro até o fim, por isso decidi, em parceria com a Editora Arqueiro, sortear um exemplar do livro. Basta clicar no link da resenha que está no início da postagem e participar. É bem simples! 

XOXO
Diih .

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger