19 de maio de 2012

O recitar



***

Num pedaço de espelho partido ela se olha e torna pintar o rosto de branco. Uma textura de tinta desconhecida, de efeito satisfatório, embranquece a sua face. Num cantinho escondido da rua escolhe sua melhor roupa (ainda que haja um rasgão nos panos), coloca seu chapéu, sua bolsa, até então vazia, e segue seu rumo.

O primeiro ônibus vem passando e, de longe, ela pede a parada. Entra, cumprimenta os passageiros com um bom dia feliz e espontâneo. Do barulho percebe-se o silêncio das vozes que se calam para olhar e ouvir aquela garota tão animada e encantadora. E tinha um talento admirável! Pobre de materiais e bens que deveria ter, por direito, rica de palavras e gestos, é dona de uma voz altiva e encantadora.

Na primeira parada inicia-se o recitar interpretando uma poesia de Carlos Drummond de Andrade. E continua a viagem... No próximo ponto recita uma poesia que fala de sertão. Não se sabe o autor - talvez seja de sua própria autoria -, mas ainda assim, o público não recolhe aplausos e a satisfação nos olhos da grande atriz é brilhante.

Agora ela passa o seu chapéu. A menina que veio do Ceará tentar a sorte em um lugar desconhecido colhe o reconhecimento de seu trabalho. O barulho das moedas representam contentamento, o prazer e admiração dos passageiros. Mas então a porta da frente se abre e ela desce no próximo ponto, entra numa outra lotação e segue adiante com sua alma rica e cheia de luz. Vai embora com a maior riqueza de sua vida: a riqueza da alma. E eu vou seguindo o meu caminho pelos pontos da cidade esperando encontra-la, outra vez, para mais um recitar.


2012 © Diego França

13 de maio de 2012

Meu melhor lugar


Na luta e na força ela é mais que uma mulher
A guerreira dos meus sonhos
A fortaleza que me levanta
Diante das fraquezas

No medo ela é a minha coragem
Nos sonhos a minha melhor fantasia
Na saudade a presença de coração
E na vida um sentido para caminhar
E seguir em frente

Ela é a mulher do sorriso doce
A paz da minha angústia
O orgulho dos meus esforços

Ela é a filha que transforma o descolorido em cor
O estresse em amor
O terremoto em calmaria

É o meu sim, meu sempre, meu "seguir em frente”;
É o meu "levantar", o meu "lutar" e "ser forte"

É o sentido grandioso da palavra MÃE
Que com toda a sua graça e o seu tamanho
Transforma os meus dias e a minha vida
E se faz o meu melhor lugar.



Copyright © 2012 Todos os direitos reservados



“Mãe se a distância existe é por um propósito justo. Não importa o quanto longe estivermos: você sempre estará comigo. Obrigado por me sentir orgulho de ser quem sou hoje. Eu simplesmente não seria nada se o se amor não fosse maior que tudo. Obrigado, TE AMO! Parabéns por mais esse dia que é seu. Feliz dia das mães.”

A TODAS AS MÃES, MULHERES GUERREIRAS, UM FELIZ DIA DAS MÃES SUPER MULHERES!
  
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger