9 de maio de 2015

Feliz Vida & Letras – 6 anos de blog.



Olá
pessoas lindas e leitores apaixonados.
Hoje teremos uma postagem especial, uma maneira de não deixar passar despercebida a data e a lembrança de hoje, o dia em que o Vida & Letras completa 6 anos na rede. Por isso, contarei um pouco da história de como cheguei até aqui, como criei o blog.


*.*.*
Desde muito cedo percebi meu amor pela escrita – antes mesmo de ser amante de uma boa leitura –, e com nove anos de idade escrevi meu primeiro poema. Nunca mais parei. Depois dos escritos poéticos vieram os textos teatrais criados para as aulas na escola e as histórias românticas, todas escritas em caderninhos que eu comprava com o dinheiro que eu ganhava dos meus avós para lanchar na cantina do colégio. Quase sempre eu gastava com revistas de Sandy e Junior e um caderninho novo com algum desenho bonito – eu sempre fui caprichoso com isso -, já era lei.

Um dia, fazendo uma pesquisa para um exercício da aula de português, encontrei um site onde as pessoas publicavam histórias, poemas, fotos e também suas experiências de vida. Nessa época, com 16 anos de idade (no ano de 2006), conheci a moda, ainda não tão conhecida, dos ‘diários na rede’ e me tornei um leitor assíduo. Lia de tudo. Desde a leitura de contos à leitura de diários pessoais daqueles que encontraram no blog uma maneira de desabafar. Isso me incentivou a escrever cada vez mais, inspirado com as coisas que lia.

No começo tinha muita vergonha de mostrar meus escritos para as pessoas porque sempre fui inseguro em relação aquilo que escrevo e tinha receio que as pessoas achassem aquilo uma incrível bobagem. Um dia, uma colega de classe achou um dos meus cadernos – esse era recente e não estava completo ainda. Ela leu para todos os na sala, eu achei aquilo uma falta de respeito e não fiquei muito contente. Hoje agradeço porque, além de eu ter percebido que ser desafiado é algo importante na vida, eu fui muito elogiado pelos meus colegas e professores que elogiaram minha habilidade com a escrita romântica: ‘para um garoto da sua idade você é muito bom, está indo por um ótimo caminho’.

À medida que as pessoas liam e gostavam do que liam eu sentia mais vontade de escrever e cheguei a criar comunidades no Orkut sobre poesias e contos também. Sempre divulguei e recebi elogios positivos, embora para que eu me sentisse satisfeito eu queria algo negativo também porque ‘ninguém é tão perfeito assim que não tenha feito algo que não possa melhorar.

O tempo foi passando, a idade aumentando, eu estava conhecendo pessoas novas também, gente que me apoiava muito. Um dia, numa tarde de sábado, depois de conversar com um colega por telefone, ele me perguntou por que eu não criava um blog também. Fiquei pensativo e logo criei o blog que se chamaria Vida em letras inicialmente. Porque queria escrever histórias de pessoas, da minha imaginação, poemas pessoais. Porém, havia um blog com esse nome e eu batizei esse cantinho que vocês podem ler hoje de Vida e letras.

Se a proposta inicial era apenas publicar os meus escritos eu iria divulga-lo apenas para amigos e conhecidos. Mas isso fugiu do meu controle. O blog ganhou vários visitantes na rede e logo era possível ver pessoas publicando as coisas que eu escrevia sem dar os devidos créditos. Fiquei chateado com a situação, mesmo assim continuei postando.

Em 2011 entrei para a faculdade e me afastei do blog por falta de tempo. Com isso, percebi que a quantidade de seguidores tinha diminuído. Em 2012, com a ajuda do designer do blog Roger Souza, o blog voltaria com uma cara nova. Mesmo com poucas postagens resolvi mantê-lo. E ele está aqui até hoje. Ano passado, no segundo semestre do ano, passei por mudanças na minha vida. Sai de um relacionamento de muito tempo e senti a necessidade de inovar em tudo e encontrar uma maneira de me distrair. Sendo assim, fiz um desenho de como queria a imagem do blog e mostrei ao Roger que, mais uma vez, soube me entender bem e criou esse design lindo, que foi apresentado em dezembro.

Esse blog é muito especial pra mim, é algo que gosto de fazer e faço com amor. Tem a minha cara e agora não abriga somente poesias e contos, como também opiniões sobre os livros que leio e sobre as minhas vontades de leitura. É um lugar que parece comum demais, mas é um mundo tão importante que cabe em minhas mãos.

Agradeço a todas as pessoas que visitam ‘meu mundo’ e por todos os elogios. Obrigado a todos que me incentivam de alguma forma e um muito obrigado ao Roger Souza, o grande responsável pela imagem do blog.

Sigam as redes sociais:Instagram/ twitter/ Facebook. 

Beijos/ Abraços; Nos vemos logo, logo!

6 de maio de 2015

[RESENHA] Diário de um adolescente apaixonado, Rafael Moreira



*Oi, gente!  
Tudo certíssimo com vocês? Estou de volta, dessa vez com uma resenha. Sei que há dias não posto alguma impressão sobre um livro aqui, porém tenho sido lento com minhas leituras por causa do tempo curto (faculdade, aula de latim, etc), o que atrasa um pouco as postagens. Mas ela está aqui! E hoje vou falar do diário de um rapaz apaixonante chamado Rafael Moreira.

Imagem retirada da internet e adaptada para o estilo do blog. 

*.*.*
Se antes os blogs com formato de vídeos – agora chamados de vlog – era algo raro de se ver nas redes, hoje virou uma febre. E no meio dessa onda de sons e imagens está o Rafael Moreira, um adolescente de 17 anos que já conta com mais de 2 milhões de seguidores no seu canal do youtube, o que lhe rendeu a conquista de lançar um livro este ano, pela Editora Novo Conceito.

O livro “Diário de um adolescente apaixonado” aborda discussões sobre diversos assuntos do nosso cotidiano que, inclusive, já foram abordados no canal do youtuber e agora podem ser lidos também. Nas páginas do livro encontramos experiências pessoais e opiniões do autor relacionadas à família, ao ciúme, a amizade, ao namoro, entre outros assuntos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Durante a leitura é possível ver algumas imagens do Rafael, em formato de desenho, e a fonte com a qual o livro foi escrito não é nada convencional, o que deixou a obra com o aspecto de um diário mesmo.

Eu acho o Rafael Moreira um exemplo de pessoa/jovem, não só pela inteligência, mas pela maturidade com a qual encara os diversos assuntos abordados – além de ser muito carismático, etc – e pela competência com a qual defende suas opiniões. No entanto, o autor assume uma postura muito tradicional que o torna limitado demais e isso é uma das coisas que me incomodou demais no livro. Além disso, abordar temas já citados e mostrados nos vídeos do canal tornou esse trabalho um tanto repetitivo.

Eu adoro assistir ao canal do Rafa, volto a dizer, porque gosto muito do carisma do ‘garoto colírio’, porém, acredito que tudo o que foi lido cai muito bem em vídeo, com o tom doce e carismático do Rafael, mas nas páginas de um livro o efeito que me causou foi de preguiça e monotonia. Senti como se estivesse lendo um livro de auto-ajuda e quem me conhece sabe que eu não gosto nem um pouco desse tipo de leitura. 

Indico que façam a leitura, mas pelos assuntos abordados e pela possibilidade que ela dá ao leitor de refletir e discutir opiniões. Indico ainda mais o canal do youtube para quem quiser assistir e garanto que será mais interessante. Reflitam sobre os temas.



Até a próxima, pípol!
Encontro vocês logo, logo.
Bjux!

3 de maio de 2015

[Estréia] Atração literária #1



Olá, olá!
Vocês devem estar se perguntando:
- “o que ele quer dizer com ‘atração literária’?!” [Oii!?]

Atração literária é uma nova coluna que criei para o blog onde eu vou listar e postar comentários sobre os livros que me atraíram (pela capa, pela história ou pelo conjunto da obra) nas minhas idas à livraria. Não será necessariamente sobre lançamentos de livros do mês, mas sim uma coluna mensal para fazer um apanhado das obras mais atrativas que estiveram na minha lista de desejo no mês que passou. A atração literária será publicada todo dia 1º, com exceção desta primeira postagem.


*.*.*


É um livro que eu li em apenas um dia, numa tarde, na livraria. Posso dizer que é lindo e tem uma linguagem leve e uma narrativa em formato de carta que torna a leitura ainda mais gostosa e convidativa. Você não se sente só, é como se estivesse ali numa sala conversando com um(a) amigo(a) que está te contando um segredo. A verdade sobre nós conta a história de Madelyn, também conhecida como Maddie, uma garota muito inteligente que aos 16 anos entra na faculdade e se apaixona por Bennet, seu professor de biologia. Ele tem 25 anos e mesmo assim vive um romance com a garota. Ele não sabe a idade dela. Maddie não contou a ele e isso se transforma em um enorme problema porque tudo começa a dar errado e as consequências dessa farsa ganha um contorno devastador quando a verdade vem à tona. Como disse, eu já li a história, mas ainda não comprei o livro, acredito que por ter me acomodado depois de fazer a leitura. Mas ainda quero tê-lo. Ele me atrai muito. 


A relação de amor que tive com esse livro quando o vi na estante da livraria foi, inicialmente, pela capa. Um trabalho lindo de quem feito por quem criou. É apaixonante e convidativa, tem uma cor leve como vocês podem ver. Assim que vi  peguei o livro e li a sinopse; me apaixonei pela obra completa. Tem um gostinho de primeiro amor, de revelações e uma segunda chance na vida. Eu simplesmente  DE – SE – JO esse livro. 


Quem me conhece sabe: tem Torre Eiffel, falou em Paris, o livro já ganha a minha atenção. Dito e feito. Uma loja em Paris me convidou mais pelo título e pela sinopse do que pela capa. Uma mulher rica, chamada Teresa, é atraída por um tabuleto numa loja de tecidos, enquanto caminha pelas ruas de Madrid, e resolve comprá-lo. Porém, esse tabuleto faz com que ela tenha sensações, percepções e visões que, tudo indica, faz referência a dona da loja onde o tabuleto foi comprado. Sendo assim, ela não perde tempo e parte para a cidade palco das mais belas histórias de amor (como sempre digo) para desvendar alguns mistérios.


Cem verões é um livro que me convidou pela capa e pelo título. Adoro aquelas imagens chamadas de Pinup e a capa desse livro me remeteu a elas. A atração fatal aconteceu quando li a sinopse e gostei. Trata dos valores das relações românticas e da amizade, bem como traição. Se passa na década de 30, pós-crise de 1929, em Seaview, Rhode Island. 


O nome me remete a contos de fadas e eu acertei. A capa é brilhante (em todos os sentidos da palavra que se possa imaginar) e a sinopse me mostra que a história é incrível. Espero não me decepcionar. Parece que, ao contrário dos contos de fadas tradicionais, ainda que haja madrastas, uma carruagem de abóbora encantada como a da Cinderela, aqui o destino vai lutar contra o romance dos apaixonados. Quero muito ler.


Conheci muito pouco a vida do Chaplin, mas o suficiente para me apaixonar. Quando a editora divulgou o lançamento do livro, mês passado, fiquei maravilhado com um design de capa bem elaborado e, mais que isso, o conteúdo da obra que parece ser incrível. Tenho expectativas ótimas em relação a esse livro.


O título é um tanto dramático e drama me atrai. Já disse tudo! A capa é um tanto melancólica e imagens assim me atraem também. Não sei quando esse livro foi lançado, mas eu o conheci mês passado – até então não havia lido nada sobre ele – e despertou meu interesse. Ele não me empolgou com 5 estrelas como os demais livros, mas está como uma promessa forte de aquisição e leitura.
E vocês? Quais livros mais te atraíram o mês passado? Conta pra mim! E me contem também sobre esses livros que citei, agradeço a opinião de vocês desde já. Até a próxima, pípol! 

 Encontro com vocês logo, logo. Beijinhos!
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger