1 de julho de 2017

O Que Tem Para Hoje: Funko CInderela





Olá, 
gente!

Eu estou tão, mas tão feliz! E sim, é por causa da minha Cinderela. Bobo que sou, não mesmo? [carinha tímida]

Acontece que esse ano, em abril, ganhei no sorteio de um perfil do instagram, chamado Dear Maidy, em parceria com a lojinha |Funko Inbox| e tinha o direito de escolher um funko que eu quisesse. 

Claro que eu escolhi Alice, do país das maravilhas

Mas como vocês podem ver não deu certo. Isso porque Alice é abusada, teimosa e tudo mais. Não tinha mais no estoque e aí... precisei me conformar. Foi então que optei pela Cinderela, que é a minha princesa favorita dos contos de fadas. E é muito linda, estou apaixonado. 

E o que Diego fez assim que ela chegou? 

Vejam!




Bjux,

28 de junho de 2017

Só os animais salvam - Ceridwen Dovey


Olá!



Esse é para quem ama animais e para quem os rejeitam também. É para quem acredita que a gente descobre muito de nós mesmos através de uma narrativa, nesse caso a partir da voz dos animais. Eles que são tão subestimados, amados, mas também atingidos pelo egoísmo de boa parte dos seres humanos - uns de forma proposital, outros pelo simples fato de sermos falhos e egoístas mesmo.

Quando conheci Só os animais Salvam eu fiquei extremamente encantado pela premissa e pela sensibilidade com a qual a história foi apresentada, Estamos acostumados a ver o animal homem falar dos bichos, mas aqui a alma de cada animal ganha voz e desperta no leitor a consciência necessária para que ele reflita sobre suas atitudes perante a seu próximo, a ele mesmo e aos bichos também.

|"Nós humanos nos achamos o máximo, mas o que temos feito com o nosso mundo?"|

Essa é uma pergunta que o livro irá responder através de contos com fábulas, nas quais a alma de cada animal ganha voz, como já disse, e narram seus dias, as observações que fazem sobre seus donos e quem está ao redor, contam suas insatisfações, preocupações, entre outras situações da vida das pessoas no período da guerra. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração, numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura.
Eles - os humanos, quero dizer - parecem acreditar que o que os separa dos outros animais é sua habilidade de amar, sofrer, sentir culpa, pensar abstratamente, et cetera. Estão enganados. O que os separa é o talento para o masoquismo. É aí que reside seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, isso é ser humano." (pág.: 53)
O livro é repleto de referências a grandes autores, que acabam sendo personagens das histórias também. Uma  delas é Virginia Wolf, numa fábula que aborda também a posição e imagem da mulher na sociedade. Tolstói também entra em cena, assim como o autor de "O Mochileiro das galáxias", Douglas Adams. Também há espaço para a questão do gênero, que está no conto da gata, que foi levada para o campo de batalha. Mas questões de fanatismo religioso e hipocrisia também são assuntos abordados nos textos, que mudam de tom a cada capítulos, já que cada um é narrado por um animal diferente, volto a repetir.


Ainda sobre a construção da narrativa a autora se preocupou muito com a questão cronológica e com a linguagem que está de acordo com cada época em que se passa a história. 

Estamos diante de um tipo de narrativa que para alguns não é comum. Digo comum porque na minha trajetória como leitor, percebo que muitos colegas e amigos leitores não gostam/costumam ler contos e fábulas, logo não vou dizer de forma alguma que seremos envolvidos por contos que nos serão inspiradores por completo. Um conto sempre irá agradar mais do que o outro, vai de pessoa para pessoa. Cada um recebe de uma forma, compreende de uma forma e se sente tocado de acordo, talvez, por seus defeitos e falhas. Porque é impossível que não nos reconheçamos em pelo menos uma das narrativas.

Muitos podem pensar que esse é um livro de uma leitura fácil, mas se engana - assim como eu. Temos questões sérias, muitas vezes tratadas de maneira engraçada, mas são situações delicadas e muitas vezes parecem inacabadas para que nós possamos parar e refletir. Digo que é uma leitura difícil porque ela fala muito de quem nós somos e tem um poder catártico eficaz. É fácil apenas ser, difícil é parar para pensar e perceber que tipo de pessoa estamos sendo enquanto seres humanos.



Só os animais salvam é um livro especial e de alguma forma sensível, belíssimo. É encantador quando alguém tenta dar voz aos animais, que são seres tão subestimados na maior parte do tempo. Temos aqui um estilo de narrativa que pode não agradar a todos, mas que com certeza dá conta de fazer com que o leitor pare e pense suas atitudes. É uma leitura que vale a pena.

Bjux,




26 de junho de 2017

Nossas Noites- Kent Haruf



Oi, leitor apaixonado!

O texto de hoje é para você. Sim, para você apaixonado pela vida, que assim como eu acredita que não há um tempo único ou um tempo certo para o amor; que acredita que nunca é tarde para recomeçar. 

NOSSAS NOITES conta a história de dois personagem septuagenários, que mesmo depois de tanto tempo não perderam a coragem e a disposição para se permitir viver e amar.

Numa pequena cidade do Colorado vivem Addie Moore e Louis Eaters, ambos vizinhos, que já se conhecem há décadas. Ambos são viúvos e acompanharam de alguma forma a trajetória um do outro. Certo dia, Addie faz uma visita a Louis. É uma visita inesperada porque apesar de morarem próximos por muito tempo, ambos não são amigos íntimos. A visita impressiona o senhor Louis, que foi esposo de Diane anos atrás. Addie, que também é viúva, está cansada de passar as noites sozinhas, na solidão da própria casa, e propõe a Louis que ele vá dormir com ela todas as noites para que tenha com quem conversar antes de dormir. O homem fica surpreso, mas mesmo assim aceita, afinal de contas ele também é solitário. A partir de então, quando anoitece o viúvo e ex professor segue a caminhada noturna até a casa da viúva e quando chega lá ambos deitam na cama e conversam até pegarem no sono. E assim seguem os próximos dias. Eles se acompanham e uma linda amizade vai crescendo, a vida dos dois que era tão solitária e vazia passa a ter mais cor e de forma natural eles compartilham histórias, experiências, medos e frustrações. Mas não demora muito tempo e a cidade inteira comenta a aproximação dos viúvos, que se tornam ainda mais próximos quando o neto de Addie vem passar os dias na sua casa e também se apega ao viúvo. Mas é nesse momento que os dois percebem que manter esse relacionamento pode não ser tão fácil como imaginavam que seria.

Você está diante de uma história especial e posso dizer incomum. Porque o olhar de boa parte da sociedade é ainda fechado para isso; porque boa parte das pessoas ainda são preconceituosas e muitas delas são cruéis na maneira como olha para pessoas de idade. E é justamente por isso que Nossas Noites é uma história belíssima, que nos apresenta a pureza do amor e uma relação que parecia "improvável", mas que se mostra verdadeira e admirável.
"Eles ficaram deitados lado a lado, ouvindo a chuva.
Então a vida não correu lá muito bem para nenhum de nós dois, não como esperávamos, disse ele.
Só que ela parece boa agora, neste momento.
Melhor do que acredito que mereço, ele disse.
Ah, você merece ser feliz. Não acha?
Acho que é o que está parecendo nesses últimos dois meses. Por qualquer que seja a razão."
Ao longo das 159 páginas você estará diante de uma narrativa cheia de detalhes significativos e que inicialmente pode não parecer, mas fazem a diferença na historia. Desde a descrição dos objetos que o personagem Louis carrega consigo, até mesmo por onde ele entra na casa de Addie. São pequenos detalhes, mas que permitem ao leitor mergulhar na história, fazer um retrato dela, e entender a beleza das coisas simples. O livro é curto, com capítulos numerados e a leitura flui facilmente. E é esteticamente peculiar a forma como o autor escreve seus diálogos - quando você ler saberá sobre o que estou dizendo.

É tarde para o amor? É tarde para recomeçar? Existe um momento, um tempo e um lugar para um novo sentimento acontecer? Como você enxerga a vida de um senhor e uma senhora de idade? Será que seu olhar não é equivocado e preconceituoso? Até que ponto você deixa que o olhar e a opinião do outro influenciar a sua vida e das pessoas ao seu redor?

Para essas perguntas talvez você encontre as respostas na narrativa assim como eu encontrei.

Nossas noites tem uma narrativa direta, mas muito singela. Diz o que tem que ser dito sem muito enfeite, mas de forma doce e poética. É um retrato lindo do amor, de que ele está em todo lugar. para qualquer pessoa, em todo e qualquer momento da vida. 

|Indico muito essa leitura, que inclusive gostei tanto e me senti tao acarinhado, que li mais uma vez antes de escrever a resenha.|

Bjux,




© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger