Não é qualquer autor, vivendo o seu início de carreira, que possui um fôlego impressionante de criar uma história envolvendo tantos assuntos sem se perder na metade da trama ou torná-la monótona. Dentre esses autores, destaco a competência da carioca Luciane Rangel em seu livro intitulado ”Guardians”.
Sobre o livro:
“Guardians” não é uma aventura qualquer que traz em seu conteúdo uma pequena amostra do que seria a cultura literária do Japão. Misturando ficção e realidade, Luciane nos presenteia com personagens encantadores que, com certeza, cada um que lê se identifica. O livro trata, também, de assuntos recentes e polêmicos, como o tráfico de menores para a prostituição fora do país, a homossexualidade, a adoção de crianças, o preconceito e os problemas familiares de uma forma sutil, porém, com um grande poder de nos fazer refletir sobre cada um desses problemas. A escrita é muito simples, as canções citadas são de sucesso entre os jovens de ontem e de hoje, as gírias e expressões utilizadas pelos personagens nos fazem sentir muito próximos deles. Quem ganha crédito nas ilustrações do livro (muito boas e bem feitas, por sinal) é a Ana Claudia Coelho, estudante de Arquitetura e Urbanismo que já ilustrou cinco livros infantis. Essa parceria merece aplausos.
Surpreendente, envolvente, emocionante e muito engraçado! Eu indico o livro de olhos fechados, afinal, é possível aprender muito com essa leitura e, dentro disso, perceber que todos nós temos “youkais” habitando nosso dia-a-dia e todos os dias somos heróis do nosso próprio mundo.
_____________________________________________________________________
Créditos:
Autora: Luciane Rangel
Editora: Lexia
Ano: 2010
Nº de páginas: 359