27 de setembro de 2018

#TAG| MENOS EU


Opa!
Prepare-se para TAG mais aquariana que você irá conhecer a partir de agora.


Quando a Barbara Machado, autora de Antes de Casar, me marcou na foto me convidando para responder a essa TAG, pensei: "garota, você é aquariana? Tem algo de aquário na vida ou é só coincidência?" Porque, sério, aquariano que sou reconheço minha personalidade toda aqui. Dizem que aquariano é do contra... "Menos eu". ♥️

★ Gênero que todo mundo (ou a maioria dos leitores) ama, menos eu:

😃 Teria uma listinha aqui com alguns gêneros que para mim não rola mesmo. Poderia colocar aqui como primeira opção romance de época, porém nesse gênero eu me arrisco, mas... os livros HOT para mim não rola. Nas vezes que me propus encarar deu merda porque critiquei e critiquei muito os deslizes que encontrei e que pelo que vejo nas resenhas alheias acontece na maioria das vezes nesses livros. Então, PASSO FORTE!

★ Livro que o mundo inteiro já leu, menos eu:

Vi todos os filmes, mas não li os livros. E ainda assim me apaixonei forte por essa história.

😃 Há vários. mas com certeza Harry Potter. Apesar de ter assistido a todos os filmes não li um livro sequer. Não me envergonho disso, talvez um dia eu leia. Talvez não. Mas meu amor pelos filmes é REAL. 

★ Autor que todo mundo ama, MENOS EU:
(Por motivos de não ter uma resposta para essa pergunta decidi modificar essa questão, que originalmente pergunta por "um autor que todo mundo ama, mas você nunca leu".

Já li alguns livros da autora e tenho críticas não tão boas para todos, exceto "Talvez um dia".

😃 Nada contra a autora, mas não gosto dos livros dela. Possuem narrativas agradáveis, que prendem, que são confortáveis, mas... Histórias que ao meu ver são acompanhadas de grandes deslizes, de situações que não me convencem, muitas vezes forçadas demais. Então, para mim não rola. Todo mundo gosta, MENOS EU.

★ Livro que todo mundo ama, MENOS EU:

Comecei a ler o livro por causa do burburinho sobre a história quando lançou, mas achei ruim  e não consegui passar do primeiro capítulo. 

😃 Não adianta.  Crepúsculo (e a saga inteira) adquire o meu lado antipático de ser. Vi todos os filmes e ainda arrisquei ler o primeiro livro, mas não consegui avançar na leitura. os personagens não me cativaram, o romance também; no filme, nem os personagens nem os atores e suas interpretações toscas (reconhecendo as exceções) me convenceram.

★ O personagem preferido da galera, mas que eu não curto:

Não gerou sentimento desde o primeiro filme

😃 Não sei por que Peeta até hoje. Sinceramente é um personagem que não me convence. Acho sem graça, sem carisma... Enfim, não rolou. Desde o primeiro filme. Prefiro mil vezes o outro bonitinho que também era apaixonado por Kat - me perdoe, esqueci o nome dele, mas você com certeza sabe.

★ O ship que todo mundo fazia menos eu:
😃 Vou quebrar as regras e escolher dois: Harry Potter e Hermione: não sei, mas acho a amizade deles tão bonita, que não conseguia ver amor além do amor amigo ali, por consequência disso nunca torci por eles. Eu realmente torcia por ela e Rony.

- Posso falar também de Katniss e Peeta: Já deixei bem claro anteriormente que não gosta do Peeta. Com toda a frieza e muitas vezes antipatia de Kat, eu gosto muito dela. Mas por ele não rolou paixão. Preferia mil vezes que ela engatasse um romance com o outro bonitinho que também era apaixonado por Kat - me perdoe, esqueci o nome dele, mas você com certeza sabe.

★ Livro que muita gente não curtiu, mas eu adorei:

Meu casal predileto dos últimos anos

😃 UM DIA não pode não se encaixar nessa categoria. Não só adorei, eu AMEI FORTE e se tornou um dos melhores livros contemporâneos que li nos últimos anos (e olha que tenho 11 anos de blog e de leituras sem parar). Não entendo o por quê de muita gente não gostar: uns acusam o final do livro (que por sinal é uma das coisas que mais gosto nele), outros dizem que a narrativa é chata. Mas eu vejo uma riqueza nos diálogos e no drama dessa história, nos personagens e na complexidade deles também. I LOVE EMMA E DEXTER 🎔

★ Uma série que todo mundo ama, menos eu:

😃 Como não costumo ler séries, não teria uma resposta para essa categoria, mas vou improvisar e escolher uma série que muita gente fala bem, mas que eu sinceramente nunca vi nada de tão atrativo na sua proposta, muito pelo contrário, achei bem repetitiva, não li e não leria. É a série DIVERGENTE.


É isso aí! Espero que não tenha se assutado tanto com minhas respostas. Claro que respeito muito o gosto alheio e aqui há apenas a minha opinião sincera acerca de cada história e personagem que citei. Porque eu costumo muito falar do que gosto, mas é importante a gente mostrar o que não nos agrada também. ão dá pra fazer a Polliana o tempo inteiro, é preciso fazer o jogo do descontente também. Não só relacionado as suas leituras e personagens e programas favoritos, mas também na vida e nas situações que por um triz são capazes de nos empurrar para o comodismo.

Eu volto,
Um beijo ♥️

24 de setembro de 2018

O Rei das Cinzas, de Raymond E. Feist


Olá!
♥️

A resenha de hoje é sobre o primeiro livro da Saga dos Jubardentes, de  Raymond E. Feist, autor de A Saga do Mago. O livro introdutória da nova série foi publicado pela Harper Collins com pouco mais de 500 páginas e tradução de Ana Cristina Rodrigues.


O rei das cinzas é um livro de ficção inglesa, cujo cenário caótico, consequência de uma traição que se deu a partir de uma aliança do rei Ludovico com três reinos, marca o fim da paz dos grandes reinos do continente de Têmbria. Agora o destino do mundo de Garn está ameaçado pela guerra, num ambiente cinzento onde a família real de Itrácia foi exonerada e assassinada junto ao seu povo, enquanto suas terras se tornam cinzas. No entanto, parece que antes de morrer a rainha deu à luz a uma criança que felizmente acabou sobrevivendo à batalha e foi raptado por uma nação grandiosa repleta de espiões e assassinos que trabalham por toda a Têmbria. Anos depois, um novo jovem é encontrado e se torna mestre-ferreiro de armas. Agora cabe aos dois órfãos de origem desconhecida lutarem para restabelecer a paz, ainda que motivados pela vingança. Mas para isso eles precisam se unir e chegarem a um acordo.

Guerra, ambição e vingança são três palavras que permeiam a narrativa e marca grandes cenas e situações vivenciados pelos distintos personagens da  trama de Raymond Feist no livro introdutório de sua nova saga épica. A guerra é desencadeada logo no início do livro é fruto da ambição de grandes governantes pela luta pelo poder. A ganancia acaba por causar uma destruição em Itrácia e imagens fortes da morte e do ódio é apresentada de maneira primorosa ao leitor. É impossível não se sentir envolvido na narrativa no início do prólogo por conta dos absurdos que vemos e dos personagens iniciais que já mostram suas forças. No entanto, a história conta com detalhes minuciosos que podem tornar a leitura cansativa, muito embora saibamos que o primeiro livro de uma série sempre irá tentar nos mostrar caminhos e nos situar na ambientação e espaço onde a história acontece. 


Os dois protagonistas da trama são órfãos, um clichê que pode ser visto nas grandes ficções no que tange a batalhas de guerra e salvação de mundos. Outro ponto a ser destacado sobre o clichê dos personagens é que ambos são de destaque no meio onde vivem, tem seus talentos e estão em constante treino até estarem prontos para enfrentar suas batalhas. E assim segue a narrativa que se faz exaustiva em diversos momentos, mas que também nos oferece cenas fortes e diálogos interessantes, embora deixe a desejar nas cenas de ação, se caracterizando num livro monótomo, com capítulos grandes demais e detalhes muitas vezes desnecessários.

O tom político da narrativa nos leva ao mundo imaginário, mas também nos situa nas problemáticas que enfrentamos hoje. O jogo sujo, a luta injusta e cheia de trapaças pelo poder, as vinganças incabíveis que são desencadeadas pela provocação à vaidade alheia nos dá uma ideia do porque da guerra, das mortes de inocentes e das grandes injustiças cometidas tanto dentro da história como no contexto social onde estamos inseridos. 

Em suma, O rei das cinzas, é um livro que nos situa no ambiente caótico após a luta pelo poder e pela traição e por ser um livro introdutório, que nos apresenta personagens e ambientes, detalhes não vão faltar, monotonia também não. No entanto, estamos diante de uma história que promete cenas memoráveis e diálogos marcantes. Basta esperar pela continuação.

Bjão,
com carinho ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger