1 de agosto de 2015

{Coluna} ‘Atração Literária, mês de Julho’.



Olá, ‘pípol’!
É + 1 mês pra gente! {Uhuuu!}
{Que seja. Que venha agosto de tudo de bom}

Alguém se lembra do que o dia primeiro de cada mês quer dizer para o Vida & Letras?


***
Isso mesmo! Hoje é dia de listar aqueles livros que fizeram meus olhos brilharem no mês que passou me envolvendo numa paixão maravilhosa; hoje é dia de atração literária, bebê!
{beijinhos, o garoto do blog (rs.)}


Eu me apaixonei pela narrativa e pelo drama da Jandy Nelson quando li O céu está em todo lugar, aquele livro lindo que me ensinou e me fez chorar muito emocionado. Quando soube que a NC publicaria mais um livro da autora me subiu uma euforia sem limites {M-E-U 100Ôr}. Infelizmente não pude comprar no lançamento, mas namorei essa coisa brilhante o mês inteiro.

- Como assim, Di?! Você já conhece essa história, tem não sei quantos livros da Alice, pra que mais um? Muita gente me faz essa pergunta, mas... É muito amor, viu! E essa não é uma edição qualquer. Okay? É uma edição comemorativa,  pelos 150 anos da Alice. Quero, quero, quero e quero mesmo! “Mas você comprou uma edição de aniversário mês passado, Di!” Não importa, essa é diferente, a editora é diferente... Enfim! É isso.

Por esse livro foi atração fatal! Sim, fatal. Essa capa brilhante, prateada, maravilhosa me chamou atenção na livraria e, desde então, não saiu da minha cabeça. Sem contar que o título me faz lembrar Alice no país das maravilhas e tem uma sinopse maravilhosa. Quem sabe a autora não faz um passeio pelo mundo maravilhoso também? Ele foi lançado pela editora Seguinte.


Falou em casamento, mandou uma capa com cores leves e um romantismo exagerado, me conquistou na certa. Foi tão lindo ver esses livrinhos arrumados todos juntinhos na estante da livraria! E a sinopse dele também me chamou atenção. Na verdade Chick-lit é um gênero da literatura que eu amo desde sempre. {Me julguem!} Eu QUER!


Esse é mais um livro que me fisgou pela capa porque vocês estão cansadinhos de saber que eu sou muito visual e que eu amo uma capa de livro bem feita e linda. Não foi diferente com Os dois mundos de Astrid Jones. Me identifiquei com a premissa do livro e achei muito parecido comigo e a minha vontade de fuga para um mundo paralelo, onde eu posso ser o que quero, longe das convenções da sociedade.



É isso, gente! Perceberam que eu mudei a ilustração desta coluna? Vocês gostaram? Me contem, ‘plis’!

Encontro vocês logo, logo.
Bjux, Diih

31 de julho de 2015

{EXTRA} SURPREENDENTE!, Maurício Gomyde



Olá pessoas lindas!

***
Espero que esteja tudo lindo por aí porque por aqui está uma maravilha! Minha gente hoje eu fui surpreendido – eu e os leitores do todo Brasil - com a capa do novo livro, de um dos melhores autores nacionais da atualidade, de quem sou fã! Sim, estou falando do querido Maurício Gomyde, autor que terá seu novo livro lançado dia 01 de setembro, na bienal do Rio de Janeiro, agora pela Editora Intrínseca. {como não se sentir feliz?}

Olha só que linda essa capa! 
♥ 


Vocês gostaram? Contem-me o que acham, quero saber tudo!

 Particularmente eu adoro a cor azul – esse tom, então, nem se fala. O título já tem uma carga positiva e o desenho do olho grego a complementa perfeitamente. {positividade e amor puro}.
Essa capa está bem ao estilo da Intrínseca, não é?  

{Será que vocês conseguem lembrar de alguma outra capa quando olha pra essa?}

Agora, para quem ainda não conhece Maurício Gomyde, ele é um paulistano que vive em Brasília e, além de escritor, é músico e compositor. Já abandonou vários cursos na UnB (Universidade de Brasília) – já estudou cinema, engenharia mecânica e Ciências da Computação – e é formado em Processamento de dados. Entrou no mundo da literatura com o livro O mundo de vidro, em 2011.






Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Diih .

29 de julho de 2015

[Resenha] Memória de Minhas Putas Tristes, Gabriel García Márquez



lá, gente!
Hoje é dia de resenha! Uhuuu!!!

Eu li Memória de Minhas Putas Tristes em meu primeiro semestre na faculdade, para um trabalho de introdução das teorias literárias, na época em que o blog estava em último plano, por isso nunca resenhei. Confesso que inicialmente estranhei o título e pensei: mais um livro cheio de passagens sacanas. Mas o meu preconceito inicial foi totalmente partido em pedaços quando li essa obra linda do querido Márquez.


***
Gabriel García Márquez foi um escritor colombiano – mas também era jornalista, ativista, editor e político – que, infelizmente, nos deu adeus em abril de 2014. No entanto, Gabo, como também era conhecido, deixou obras maravilhosas para nós leitores, tornando-se imortal para a literatura. “O amor no tempo do cólera” e “Cem anos de solidão” são duas das mais famosas e aclamadas obras do autor, dentre tantas outras.

Em Memória de minhas putas tristes vamos conhecer um cronista e crítico musical que está prestes a completar noventa anos de idade e quer se dar um presente. Mas não um presente qualquer, ele deseja uma noite de amor com uma adolescente virgem. Então ele se lembra de Rosa Cabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar aos clientes sobre algumas novidades. Mas o senhor que encontramos nessa obra nunca sucumbiu a desejos desse tipo, mas, ainda assim, Dona Rosa não acreditava na pureza dos princípios dele. Um dia ela recebe sua ligação – vinte anos depois – com  um pedido "quase impossível" e decide ajuda-lo. Mas algo acontece com o senhor nonagenário quando ele vê a tão esperada garota dormindo.

“Também a moral é uma questão de tempo, dizia com sorriso maligno, você vai ver.”

Quando comecei a ler esse livro eu nutri certo preconceito - ‘isso é apologia à pedofilia?’, ‘que nome estranho para um livro! -, até que comecei a entender melhor a proposta do Márquez. Narrado em primeira pessoa, o livro é puro amor e discute moral, mas acima de tudo - e sempre -, o tempo para o amor. É uma história com uma ousadia em seu enredo admirável e uma linguagem poética encantadora. Você simplesmente esquece a ideia desaprovadora de um senhor de noventa anos dormir com uma jovem, para se envolver com a pureza do sentimento tão esperado por uma vida inteira que nasceu naquele cenário.

“Havia achado sempre que morrer de amor não era outra coisa além de uma licença poética.”

Memória de minhas putas tristes foi escrito em 2004, inspirado no livro japonês “A casa das belas adormecidas” e publicado em outubro do mesmo ano nos países espanhóis. No Brasil foi lançado em 2005, pela editora Record, com tradução de Eric Nepomuceno.

P.S: pode ser até pecado para a escrita de uma resenha, segundo as normas, mas não consegui listar algo que me incomodou no livro, além do preconceito que nutri inicialmente, mas, como havia dito anteriormente, destruído ao final do livro. Por isso eu indico essa leitura e garanto ser um dos melhores que já li na minha vida.

Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Diih .

26 de julho de 2015

[TAG] 'Liebster Award' ♥



Ei, minha gente!

Domingou nesse planeta e isso, para boa parte da blogosfera, quer dizer que é dia de postar TAG. Então que seja!


A Alice, do Blog Wonderbooks da Alice (♥), me marcou nessa TAG famosa e que eu estava louco para ser marcado – Obrigado, Alice! Agora chegou a vez de respondê-la. Tudo o que preciso fazer é responder é postar 11 fatos sobre mim; responder a 11 perguntas perfeitas por quem me indicou; elaborar 11 perguntinhas para os 11 blogs que eu vou ter que indicar.

(♥) É tudo 11 nessa nave, vamos voar (♥).


Sou chocólatra, do tipo que a cura para qualquer estresse e tristeza só é plena depois que como uma barra de chocolates;
Já assisti a um mesmo filme mais de 36 x – o filme é Moulin Rouge- amor em vermelho, com a Nicole Kidman e Ewan McGregor;
Gosto de conversar com as estrelas;
Sou fã de Sandy e Junior (FREVER);
Tenho caderninhos para escrever contos e poemas, além de quotes, porque prefiro escrever a digitar;
Sou tão perfeccionista, a ponto de arrancar uma folha do caderno caso uma letra esteja feia;
Me irrito fácil;
Adoro assistir a filmes dramáticos e chorar com ele, comendo brigadeiro;
Sou uma pessoa extremamente ligada à família;
Coleciono brinquedinhos e miniaturas;
Coleciono canetas também.


  Qual o livro que mais te marcou?
* Sem duvidas, Alice no país das maravilhas é um livro marcante na minha vida.
 Qual seu filme preferido?
* Moulin Rouge – Amor em Vermelho. Filme estrelado pela maravilhosa Nicole Kidman e pelo lindo Ewan McGregor.
 A música que você mais tem escutado ultimamente é...
* Lick My Lips, da Katharine McPhee
Um livro que te deixou de coração partido.
* P.S. Eu Te Amo, da Cecelia Ahern. Chorei demais lendo esse livro.
Quais seus hábitos de leitura? Algum esquisito?
* Eu gosto de cheirar o livro antes de ler e eu preciso encontrar marcadores que combinem com a capa e a temática do livro.
Uma lembrança boa da infância.
* Quando eu ia para a roça do meu avô para tirar leite das vacas. Eu faria tudo outra vez. *-*
 Qual o primeiro livro sem figuras que você leu na vida?
* Não lembro o nome do livro, mas sei que foi um romance daqueles vendidos em bancas de revistas, de nome Sabrina.
Me indique 5 livros.
* Eu Sou Alice, Melanie Benjamin; O Marinheiro, Fernando Pessoa; Simplesmente Acontece, Cecelia Ahen; A verdade sobre nós, Amanda Grace; O Céu Vai Ter Que Esperar, Cally Taylor.
Que livro está lendo agora?
* Caçadores – A Ascensão das Trevas,do T.F Portsan; Onde Deixarei Meu Coração, da Sarra Manning
Qual o personagem de um livro que se pudesse você gostaria de trazer para vida real e conhecer?
* Sem dúvidas a Alice, eu adoraria conhece-la e cair na toca do coelho junto com ela. O desejo é tamanho que já escrevi um conto de seis páginas com essa ideia.
Melhor lugar para ler é...
* No meu quarto ou num ambiente com árvores e pássaros cantando.


Quais seus gêneros literários preferidos? Qual livro você vai levar para a vida toda? Se você pudesse não indicar um livro, qual seria? E Qual livro indicaria?Que música representa o seu momento atual? Com qual personagem fictício você gostaria de viver um romance? Como seria a história do seu livro? O que não pode faltar na sua playlist? O que não pode faltar no seu quarto?Qual o melhor horário para ler? Qual a sua imaginação mais louca?




É isso, gente! Uma semana linda a todos.
Encontro vocês logo, logo.
Bjux  do Diih


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger