24 de junho de 2017

[Poesia ♥] Ato Imaginário





Oi, gente! Hoje trago algo bem pessoal e sentimental, mas que eu gostaria muito de poder compartilhar com vocês. Antigamente eu escrevia muitos poemas - quis dizer, arriscava - e postava todos aqui no Vida & Letras. ♥  Hoje eu dia eu paro para ler e sinto vergonha de muitos, mas tem um, em especial, que fez 7 anos semana passada, que sempre foi o meu preferido. Ele descreve muito bem minha alma sonhadora e romântica desde quando foi escrito e publicado, em 2010. Foi um poema que fiz pensando numa paixão - a primeira paião forte que tive - e que nunca tive coragem de dar de presente (e olhe que o plano era esse). Então espero que gostem de voltar no tempo comigo e dividam suas experiências também. 


Pra ter você
Te desenhei
Num papel perfumado
Branco, arrumado
E mesmo assim, descompassado,
Comecei a fazer.

Pra ter você
Segui teus passos no escuro
Todas as vezes que fechei meus olhos
E, sorrindo, te encontrei

Vi caminhos de flores
Plantadas
Tantas flores!
E o vento espalhado,
Você em meus braços...
Eu até chorei.

Um choro feliz,
E ri um riso seguro
Tão dentro de tudo
 Que eu mesmo criei.

Para ter você
Abri mão de perfeição
Rejeitei o impossível e o não
Fiz de você
Meu ato imaginário 


** Na imagem a minha tentativa de aprender caligrafia para ilustrar (um dia chego lá). Esse caderninho foi da lojinhas Preteliê, que vende produtos feitos à mão, tudo feito com carinho.

Bjux,

20 de junho de 2017

Antes de Casar - Bárbara Machado




Olá! 

Nem todas as pessoas têm o sonho de casar, porém, boa parte delas sonha com o casamento. Eu mesmo sou uma dessas pessoas apaixonadas, que querem muito isso. Mas é cada desilusão que a gente sofre, que às vezes preferimos deixar de lado, não é mesmo? A Catarina, personagem de Antes de Casar, livro da Bárbara Machado, é um exemplo disso. Ela sofreu uma desilusão tamanha e decidiu seguir sua vida, viver seus momentos com os amigos e redescobrir os caminhos do seu próprio mundo. No início não foi tão fácil, mas com o tempo ela foi aprendendo muito mais sobre ela mesma e adquirindo uma maturidade admirável.
"Sabe, muita gente encara o fim de um relacionamento como uma coisa assustadora. Mas assustador mesmo é perceber que você se perdeu. Colocar alguém num pedestal e abandonar a sua essência." (pág.: 104)
Catarina é uma jovem independente, querida entre os amigos, bem sucedida na carreira e muito divertida. Até conhecer Arthur e se privar das coisas que mais ama fazer. Por exemplo, devido aos ciúmes do namorado (muito machista, por sinal) ela deixou de sair com os amigos (os rapazes do paintball) e de dançar nas festas como adorava. Abriu mão de tantas coisas por conta de uma relação que não fora tão saudável como imaginava. No dia do aniversário de namoro - quando já estava com uma vida toda planejada - após passar um dia inteiro se arrumando e se preparando para a noite em que achou que seria pedida em casamento, o rapaz termina o relacionamento da forma mais fria possível e some. Agora solteira, Catarina está sem norte, em busca de respostas, vivendo seus dias tristes, seus medos. Mas quem tem amigos e uma família muito bem estruturada nunca está sozinho, e é com o apoio deles que Catarina vai levantar da cama e encarar o mundo em busca do tempo perdido e do grande encontro com ela mesmo, que por um bom tempo vivera perdida dentro de um mundo que não era o seu.

Antes de casar é um livro para rir, para refletir e se inspirar. Através da trajetória de Catarina o leitor embarca nas aventuras de uma personagem muito divertida, decidida e empoderada. A personagem de Bárbara Machado é uma protagonista totalmente atípica, se você observar as características das mulheres dos romances românticos de pouco tempo atrás e por que não algumas da atualidade, não é mesmo? No início do livro você vai se deparar com uma jovem que sonha em se casar com o homem que ama, que escolheu se afastar de coisas que ama para viver essa relação, mas que depois percebeu que essa atitude não valeu e não vale a pena.

Uma das melhores sacadas do livro é justamente a volta por cima da protagonista, que se permite viver o período de "luto" pelo final do relacionamento, mas que pela sua força de vontade se reinventa e se mostra uma mulher madura. O que ela quer ela vai lá e faz! E não tem essa de princesa romântica, de menina recatada e do lar. Catarina é uma personagem real! Uma personagem totalmente fora dos moldes sociais de como uma mulher deve ser. Ela xinga, ela se aproxima dos caras por quem está a fim, tem um emprego, é bem sucedida no trabalho. Catarina é uma mulher livre.

Se você gosta de filmes de comédia romântica, como Ele não está tão a fim de você, Bridjet Jones, Vestida pra casar, entre outros, certamente vai se apaixonar por Antes de casar. O livro não fica devendo nada às grandes produções americanas. E sabe o que é melhor? É totalmente nacional, como você pode perceber. E quando falo totalmente nacional é porque você vai conhecer também um pouco da cultura do país, e fazendo um recorte nisso vai conhecer um pouco mais sobre a cidade de Vitória, no Espírito Santo. Um conteúdo nacional para ninguém colocar defeito. O riso é garantido, a emoção também. Tem muita música e a que melhor representa o poder da mulher e da personagem principal é "Garota Nacional", da banda Skank. Essa é uma das melhores cenas do livro e você só vai descobrir quando ler.
Aos poucos eu percebia que a maneira como me comportava transformava a maneira como as pessoas olhavam para mim. Mais especificamente, como os homens olhavam para mim. Quanto mais confiança eu demonstrava, mais atraente eu parecia. E o fato de eu não me importar se eles me queriam ou não, provavelmente era uma das coisas que chamava a atenção deles. (pág,: 134)
O enredo de Antes de casar se faz uma rica narrativa sobre o relacionamento romântico e os tipos de relações: as que dão certo - e as possíveis razões para que isso aconteça -, as que está fadadas a dar errado - e as possíveis razões também. As amigas de Catarina ganham a cena e junto a personagem nos apresentam situações diversas das relações que se permitem viver, bem como suas desilusões e insatisfações sobre as atitudes dos homens. As mulheres aqui dizem o que querem, o que esperam e como elas são sem medo. 

Devo destacar também a ideia de amizade entre homem e mulher, que se dá através da amizade das personagens com os garotos, sem nenhum tipo de interesse sexual aparente. 

Terminar uma relação realmente não é fácil, por isso existe aquele momento da história, que facilmente vamos nos reconhecer, principalmente quem já viveu um relacionamento duradouro. É aquele momento de se fechar, de viver o luto, de se reencontrar como pessoa. Mas a narradora também nos envolve de maneira forte nos momentos de superação, de se levantar, se reerguer e viver a liberdade e perceber coisas que até então não percebia. 
Se eu fosse me casar um dia, teria de ser com uma pessoa que me aceitasse. E quando eu estivesse preparada. Somente uma pessoa bem com ela mesma e que se ama de verdade é capaz de dar o amor  saudável e puro que seu parceiro merece. Enquanto isso, eu reunia experiências, me divertia e fazia o que me trouxesse alegria. (Pág.: 121)
Tem clichê? Tem sim, e toda aquela conversa de amor próprio. Mas nenhum clichê é negativo quando colocado de maneira única. E isso acontece em Antes de Casar. A autora tem personalidade e uma escrita única, que não se compara nem mesmo nas frases e momentos repetitivos, quando você parece estar lendo um manual de como superar o fim de um relacionamento e se superar como pessoa. 

Há algo que poderia dizer de negativo e é sobre Catarina. Apesar de a personagem ser muito querida, especial, empoderada e ter um astral maravilhoso, em alguns momentos a autora pesa a mão e exagera. Senti um tanto de exagero que beira a superficialidade da personagens em alguns momentos. No entanto, não é algo que afeta o enredo, que faz do livro ser ruim ou estraga a personagem. 
Antes de Casar tem uma edição linda, o trabalho de revisão e diagramação é excelente e foi feito pela própria autora, que é publicitária, formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e mora em Vitória - ES. 
Com uma narrativa simples e linguagem bem popular Antes de casar é um livro que apresenta personagens satisfatórias, gente como a gente, e que traz possibilidades diversas de problematizar assuntos como relacionamento abusivo, machismo, homossexualidade, entre outros. Uma leitura que vai acrescentar muito ao leitor e diverti-lo também, com muita música e referências a grandes histórias contemporâneas. Um nacional para ninguém colocar defeito.


 Adquira seu exemplar:

LOJA VIRTUAL

Acompanhe nas redes sociais:

SKOOB
GOOD READS
TWITTER
SPOTIFY

Bjux,

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger