21 de agosto de 2018

'A Vida Não Me Assusta', um poema de Maya Angelou


Olá! ♥️ 

Você conhece seus medos? Você conhece seus limites e entende que o medo é natural, mas se transforma num grande problema quando ele impede você de sair do lugar? Nunca li um livro sobre nossos medos de maneira tão direta e precisa como acontece com o livro de Maya Angelou publicado pela Darkside no selo Caveirinha. O livro tem edição especial de comemoração dos 25 anos de publicação do poema "A vida não me assusta" com pinturas originais de Jean-Michel Basquiat.


Organizado por Sara Jane Boyers e traduzido por Anabela Paiva, esse livro reúne dois artistas renomados, que viveram infâncias problemáticas, mas que ao longo da vida não se deixaram abater, enfrentaram seus problemas e mostraram seus talentos para o mundo. 
A Vida Não me Assusta é um pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida. É até difícil não se apaixonar por este livro. Publicado originalmente  há 25 anos, e até então inédito no Brasil, A Vida Não me Assusta reúne os talentos da poeta e Ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Dois artistas com histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas que nunca se deixaram intimidar. Não importa qual obstáculo apareça no caminho, você sempre pode encontrar forças e formas para superá-lo."
Eu sou declaradamente apaixonado por livros voltados para o público infantil /infanto-juvenil, portanto quando recebi esse livro além de ter ficado feliz li imediatamente, e de lá para cá tenho lido sempre que posso. Assim como acontece com o livro "A parte que falta", de Shel Silvertein, A Vida Não me Assusta é indicado ao público infantil mas não subestima a capacidade de entendimento das crianças. E mais do que isso, o poema não se restringe apenas aos pequenos. Adultos leem também - e deveriam ler mesmo - já que o medo está para todos e as consequência do medo também. E por que comparei dois livros que parecem tão distintos? Cada um à sua maneira, traz questões que de alguma forma assombra: as "sombras e os monstros" e a busca incessante por algo que lhe falta, o que também pode ser assustador (algumas pessoas tem medo de ficarem sozinhas).

Esse poema é sobre os medos, é sobre encarar seus medos. É sobre viver em meio ao caos e dentro dele encontrar forças para seguir. Não é uma auto-biografia, mas acredito que a inspiração na escrita desse poema vem das adversidades de uma infância marcada e assombrada por situações complicadas e aterrorizantes, que se não enfrentadas ganham espaço e gera problemas maiores. E o medo é isso: um grande monstro que nos impede de seguir em frente, de arriscar, de enfrentar o mundo.
"Sombras dançando nos muros
Sons que brotam do escuro
Nada
na
Vida
Me
Assusta..."
O texto por si só já nos diz muito, mas as ilustrações de Basquiat nos permite uma experiência única de leitura, com as pinturas que representam os fantasmas e o caos perfeitamente. Eles representam a bagunça que o medo faz na nossa mente. São desenhos que dialogam perfeitamente com o texto, com traços e cores que fazem deles desenhos assustadores. O casamento entre texto e ilustrações se deu com louvor.

O livro conta com um posfácio de Sara Jane Boyers, que trabalha com arte. Ela é escritora, fotógrafa e seu foco permanece nas artes em geral, associado ao ativismo social. Basquiat também trabalha com arte, por muito tempo pintou paredes do Brooklyn, em Nova York, e sua arte refletiu as influências da cidade, junto das tradições africanas, francesas e latino-caribenhas, local de origem de seus pais e ancestrais. Angelou também além de cantora e de trabalhar com arte, com literatura foi ativista e lutou pelos direitos da mulher e do negro - ela lutou ao lado de Martin Luther King pela igualdade racial. Em uma das passagens do poema em questão, inclusive, há uma denúncia ao que chamas hoje de bulling e ao racismo. Ao final do livro você poderá conhecer o poema original, intitulado "Life Doesn't Frighten Me".

A Vida Não me Assusta é um livro no estilo foto-ilustrativo com artistas que amam/ amavam a arte e que lutam/lutaram contra as opressões e o preconceito. É para ser lido por qualquer pessoa independente da idade. É para a criança ler sozinha, é para o adulto ler, é para ser lido junto. As ilustrações merecem muita atenção, pois fazer a leitura deles permite uma experiência ainda melhor, levando o leitor além do texto. É um livro sobre enfrentar seus medos a partir dos problemas que surgem ao longo da vida ou das experiências traumáticas vividas. Merece muito ser lido! 
Bjux,
com carinho ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger