23 de dezembro de 2015

Cores, amores e descobertas em FAKE, de Felipe Barenco



 
Há momentos na vida em que devemos olhar para dentro da gente e questionar quem somos, o que somos, o que queremos. Todo mundo passa pela fase de descoberta, do primeiro amor, da primeira responsabilidade para chamar de sua. E para cada um existe o desafio de encarar seu momento de frente, com a cabeça erguida. É esse o dilema de Téo, personagem que dá vida ao livro que apresento para você.

***
 Um romance brilhante, cheio de cor e muita graça descreve inicialmente Fake, primeiro livro do autor Felipe Barenco. Ele escreveu uma história que aborda temas essenciais e que devem ser discutidos entre jovens, adultos e adolescentes. O primeiro amor, a escolha pelo curso na faculdade, o dilema da descoberta da sexualidade e da aceitação da família, além de esclarecer dúvidas sobre HIV, são assuntos que você vai encontrar no livro, que faz parte da literatura YA (Young adult). 

Teodoro Freitas, mais conhecido como Téo, é um adolescente calmo e romântico, que mora com os pais e o irmão no bairro de Engenho Novo, Rio de Janeiro. Filho mais velho de Dona Clarice e Sr. Mauro, acaba de descobrir que passou no curso de direito na faculdade Estadual do Rio de Janeiro e sente a felicidade explodir dentro do peito por ter sido aprovado. No entanto, apesar de feliz com o resultado, Téo entende que chegou a hora de aceitar sua sexualidade e encarar o medo de não ser aceito pela família, por ser homossexual. Além disso, o garoto conhece Davi, um rapaz extrovertido que veio de São Paulo estudar teatro, ‘acontecimento’  que vai mudar a vida do futuro estudante de direito de maneira dura, mas que ajudará em seu processo de amadurecimento como pessoa. Ao lado de Tiago, seu melhor amigo, sua tia Eleonora – o tipo de mulher descolada, livre e solteira que não se importa com nada e com uma mente abertíssima - e Guilherme um ‘colega’ de faculdade, Téo encontra forças para seguir em frente com um grande problema familiar, um amor ‘fake’ e uma escolha que pode mudar sua vida.

“Sentir-se desaprovado pela família não é um vazio muito fácil de administrar; tem que estar muito seguro de quem se é para suportar a falta dela. E ser gay vem no pacote do processo de descoberta. É uma luta interna para gente valente. Se você não for, sucumbirá.” – pág. 251

Barenco desenvolveu uma história digna de aplausos, com referências a grandes obras e autores especiais da nossa literatura. Escreveu sobre a homossexualidade e HIV de maneira generosa, apostando numa narrativa em primeira pessoa e uma linguagem humorística que não diminuiu a seriedade das problemáticas abordadas. Os personagens principais têm suas personalidades bem trabalhadas, os secundários dão conta de equilibrar os acontecimentos no enredo de Fake, embora em alguns momentos as situações vividas pelo casal problema da história pareçam bobas demais, enjoativas e ingênuas demais. Não trago esses pontos negativos como algo constante na história, mas eles existem. Em contrapartida, não diminuiu a beleza do texto.
 

O design da capa e a ilustração ficam por conta de Clara Gomes, enquanto a revisão é de Andrea Carvalho Stark, que fez um ótimo trabalho, deixando passar alguns poucos erros bobos. Todos os direitos da edição do livro são reservados à UMÔ – Usina de Criação. 

Sabe quando você entra em um ambiente e se sente tão à vontade, que parece que você já pertenceu ao lugar? É assim que me senti durante a leitura de Fake: em casa. As situações, os temas abordados e a maneira como foram tratados e os personagens tão familiares me fizeram sentir como se eu estivesse em meu próprio lar. Espero que você possa se juntar a ele também.

Você pode comprar o livro através do site: www.livrofake.com.br

Um Beijo com carinho,
Até mais!
Diih

21 de dezembro de 2015

PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO #2


Oi, gente!

O Natal está cada dia mais próximo e nada melhor que uma promoção para comemorar, não é mesmo? Já publiquei duas promoções especiais anteriormente e agora trago mais uma: é a promoção NATAL LITERÁRIO #2. Para você que ama livros vai ter opções de sobra para concorrer e ganhar algum KIT desses. 

E quem organizou a promoção foi o blog Epílogos e Finais mais 6 blogs baianos parceiros. Serão 7 livros, divididos em dois kits. O sorteio começou no dia 14 de dezembro, mas só vai terminar no dia 14 de janeiro, sendo o resultado divulgado no dia 15 do mesmo mês. 

Leiam o regulamento (está no final da postagem) e boa sorte!


Prêmios:
Coisas de Meninas: Jardim de Inverno (skoob)
De Tudo um PouquinhoA Desconhecida (skoob)
Epílogos e Finais (este): Cidade das Cinzas (skoob)
Multiverso X: O Desafio de Ferro (skoob)
Papeletas: Eu Sou Deus (skoob)
Vida e Letras: Quem é Você, Alasca? (skoob)


KIT 1


a Rafflecopter giveaway

KIT 2




a Rafflecopter giveaway

Regulamento:
- Os ganhadores precisam ter endereço de entrega no Brasil.
- É necessário que os ganhadores sigam as regras estabelecidas no formulário.
- Os vencedores deverão responder e-mail confirmando seus dados em até 72h. Caso isso não ocorra, o sorteio será refeito.
- O prêmio será enviado em até 45 dias úteis após o envio do endereço.
- Cada blog é responsável pela entrega dos livros ao qual está disponibilizando pro sorteio.
- Nenhum blog será responsável por extravio, roubo ou perda ocasionada pelos Correios.
- A promoção é válida até o dia 13 de Janeiro de 2016.
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger