5 de junho de 2015

[RESENHA] A mais pura Verdade, Dan Gemeinhart


lá, gente!

Há algum tempo eu postei aqui no blog minhas primeiras impressões sobre o livro “A mais pura verdade”, do autor Dan Gemeinhart, depois de ler a prévia da história que estava prestes a ser lançada. A novo conceito me enviou um livreto com os seis primeiros capítulos e um tempo depois me presenteou com o texto completo, que vou resenhar pra vocês agora. Essa é A MAIS PURA VERDADE! 


*
“Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.”

A busca pela realização do sonho de Mark é o que vamos acompanhar no enredo de A MAIS PURA VERDADE. Ele é um garoto de 12 anos, inteligente o suficiente para planejar sua fuga e seguir estrada, a fim de alcançar o topo do Monte Ranier. No entanto, o garotinho que tem como acompanhante o seu cachorro está doente, o que faz dessa aventura um perigo, mas também uma jornada inacreditável que envolve força e muita coragem.

O personagem principal é um garoto forte e decidido que enfrenta um momento triste na vida quando descobre que tem câncer. O impacto que a descoberta causa faz com que ele decida correr atrás de seu sonho, crendo que esse é o último da sua vida. Ao mesmo tempo em que se apresenta ao leitor com uma personalidade um tanto amarga, Mark consegue ser apaixonante e extremamente sentimental. Beau, seu cachorro – companheiro fiel -, está sempre ao seu lado, pronto para receber os carinhos do dono. São nesses momentos que podemos perceber o quanto Mark é um garoto lindo. Todo sentimento que ele oferece ao cão, faz transparecer a pessoa boa que é escondida atrás de todo o medo, e mágoa, e estresse que a doença causa nele. A história é contada em primeira pessoa, porém podemos ler, sempre no final de cada capítulo, um pouco do que está acontecendo na casa do personagem enquanto ele está fora. A única pessoa que sabe para onde ele foi é sua amiga Jass que, por sinal, se vê dividida entre contar a verdade sobre o paradeiro de Mark ou não.

O que será que Jess decide fazer? Será que Mark conseguirá chegar a topo da montanha a tempo? Será que o garoto sobrevive? Acredito que são perguntas constantes dos leitores que não leram o livro ainda, sobre a aventura que tem como título original The honest truth.

O autor do livro, Dan Gemeinhart (LEIA UMA ENTREVISTA COM O AUTOR), escreveu essa história com uma linguagem fácil e leve. Apesar de toda a tensão em cima do sumiço absurdo de um garoto de 12 anos, Gemeinhart nos guia numa trajetória em que a facilidade dos acontecimentos representa uma válvula de escape para quem tem que lidar com o câncer e pensa em desistir da vida. 


Durante a leitura você se apaixona e sente raivinha de Mark também e, ao mesmo tempo, deseja abraça-lo e dizer que tudo vai ficar bem. A narrativa nos leva para dentro da história que, mesmo com tantos exageros e acontecimentos “irreais” na vida de um menino, nos envolve completamente. Prepare-se para se emocionar.

Um ponto desagradável na história é a repetição da frase que dá título ao livro. Por vezes Mark repete a expressão “essa é a mais pura verdade”, ao final de alguma conclusão que tira das suas reflexões. No entanto, o problema está em o autor emprestar essa frase para que outros personagens utilizem também. Perdeu de ser uma característica especial do protagonista para ser algo comum aos outros personagens também e pra mim não funcionou legal.

De modo geral, A mais pura verdade é um presente para aqueles que desejam escalar a montanha da vida e aproveitar cada segundo do seu tempo. Mas, acima de tudo, é um retrato de superação, coragem e força. Uma história que merece ser lida e contada. Eu indico e espero que gostem.

Boas leituras!
Encontro com vocês logo, logo.
Bjux do Dinho .

2 de junho de 2015

[Coluna] Atração literária #2


i, minha gente!
Tudo bom com vocês?

É o seguinte, vamos para o segundo mês da coluna “Atração literária” (leia sobre a coluna AQUI) com os livros que fisgaram minha atenção durante todo o mês de maio. Lembrando que não são, necessariamente, lançamentos. Ok? Dos atrativos de abril eu comprei “A verdade sobre nós”, de Amanda Grace e mais alguns outros livros que eu me apaixonei na hora, na livraria, e acabei comprando (vejam eles AQUI). Por isso a lista de hoje será um pouco menor. Vamos lá!


*.*.*



O personagem é colunista e escreve sobre casamentos para um jornal importante, além de ser muito romântico. No entanto, ele é um rapaz solitário, que sempre está sozinho em algum casamento, até que conhece uma mulher com o espírito aventureiro e que logo vai embora. Agora ele vai sair por toda Nova York em busca dessa misteriosa mulher e vai aprender que “pior que perdê-la é escrever sobre o casamento dela.” Pela primeira vez conheço um livro em que o protagonista é uma figura masculina e com sonho de casar. Isso foi o que me ganhou de imediato. Mês passado eu o vi na livraria outra vez (conheci em 2012, numa viagem para São Paulo) e mais uma vez ele me conquistou. Portanto, não saiu da lista de desejos. 


Cante para eu dormir, apesar de ser um romance lançado em 2011, eu só conheci agora. Parece que foi relançado, pelas minhas pesquisas, com uma capa diferente. Por sinal, mais linda. Adorei o nome do livro, foi o que me chamou atenção de cara; amei a capa e a sinopse. Parece uma história muito dramática e eu AMO drama. Envolve bulling, muita paixão e decepções. Quero muuuuito esse livro 




David Nicholls é um escritor que me conquistou com sua narrativa engraçada e apaixonada ao mesmo tempo. Adoro a maneira como ele escreve e os enredos dos seus livros. Todos estão cansados de saber que UM DIA é o meu preferido Mas foi lançado aqui no Brasil, pela Editora Intrínseca também, o novo trabalho do autor, intitulado NÓS. Quero muito! A capa não me convidou tanto quanto a história que, inclusive, já li o primeiro capítulo. Já querooooooo!




Fique onde está e então corra me chamou pelo nome. Eu disse: “gente, que título engraçado”! Então vi que, além de ser do mesmo escritor de “O menino de pijama listrado” – que, por sinal, conta com ótimas críticas – tem uma história bacana. Alfie espera pelos convidados na sua festa de cinco anos, mas a Primeira Guerra Mundial havia começado naquele dia, preocupando a todos. Seu pai logo se alistou e foi para o combate, porém em quatro anos o garoto já não recebia notícia dele. Um dia ele descobre uma pista que indica que o pai está mais perto do que imagina e segue as pistas determinado a trazê-lo de volta para casa.


Luar em Odessa é um amor antigo. Acho que o mais antigo de todos os livros que eu desejei. Tem uma capa linda e um título docemente romântico e convidativo. Daria é interprete numa agência de namoros especializada em encontrar mulheres para americanos solitários e ela se vê dividida numa paixão entre um mafioso irresistível e um professor americano e gentil. É um romance sobre as escolhas e sacrifícios que fazemos na busca pelo amor e estabilidade.



Então é isso, pípol! Resolvi fazer uma pesquisa e relembrar amores antigos. E encontrei todos. E quero todos também!

Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Dinho.


Lembrando que esta postagem é para ser feita todo dia primeiro. Porém, como a minha conexão com a internet está ruim – e me deixou na mão ontem – postei hoje.

31 de maio de 2015

[TAG] Frases de Mãe



Olá, olá, olá!
Minha gente hoje é dia! Ok. Não é o “domingo das mães”, mas é dia de responder uma TAG sobre as mães porque frases de mãe e mãe a gente tem todo dia. Portanto, ainda está valendo. Essa TAG foi criada pelo Marcio, do blog “Um baixinho nos livros” e pela Taty, do “Coleção literária”, mas quem me indicou foi a lindíssima Tamires, do blog Meu epílogo. Visitem todos, são ótimos ()!  E tudo o que eu tenho que fazer é eleger um livro e indica-lo para cada frase dita por nossas amadinhas.
Em seguida, eu devo escolher cinco blogs para responder também, sempre usando a imagem que está na postagem e citando os criadores.

Vamos brincar! *


Eu adorei a leitura de Delírio, o enredo do livro – mesmo! - e foi uma das minhas leituras mais empolgantes e prediletas. Mas... Infelizmente Pandemônio deixou a desejar. Eu não via a hora de terminar a leitura e, no final, eu não li até o fim. Não consegui e parei na metade do livro. Muito chato!



 Gente eu simplesmente li algumas críticas falando mal A mais pura verdade e senti vontade de explodir o planeta (eu sou irritadinho mesmo). Não gosto que falem mal (rs.).



A maldição do tigre é um livro que tem uma capa linda e eu ganhei de presente. Mas tem um tipo de história que não me atrai. No entanto, é feio ganhar um presente tão lindo e não usá-lo. Bonito mesmo é sair um pouco do comum e ler algo diferente. Sendo assim, mais cedo ou mais tarde eu vou fazer essa leitura.



Delírio estava saindo da caixa para as estantes da livraria quando comprei. Foi lindo aquele dia, aquela capa...


 Graças ao meu bom Deus, guardador dos livros lindos, amados, cheirosos não tenho uma opção pra essa categoria.



Gente, o que é a Rosie de Simplesmente acontece? Eu gritava, apertava o travesseiro, só faltei entrar no livro e sacudir essa garota quando li pela primeira vez. Perdeu várias oportunidades ótimas, mas... Tudo faz parte do clichê para o resultado final. Eu adorei o livro, deixando claro. E escolhi essa imagem porque também vi o filme e gostei.



 Olha eu não consigo, não quero, não gosto. Pode vir mais 50 tons e eu não vou ler. Esse livro não me desperta interesse algum. 



 Dexter, um conquistador inteligente, cara de pau, charmoso, mas também um tremendo sínico e mentiroso. Adoro ele e adorooooo esse romance.



Quando vi aquela capa linda, tão ‘outono’ e doce, na livraria, eu disse: você vai para minha casa hoje. Assim aconteceu e a leitura foi maravilhosa. Um livro que superou as vendagens de Cinquenta tons de cinza no site Amazon, um drama familiar. Eu amo histórias dramáticas.



Estou pra conhecer personagem mais irritante, chorona, grossa, nada compreensiva e rancorosa que a Valentina, filha de Vinícius Becker, em A máquina de contar histórias. Olha, foi difícil lidar com essa garota, viu! O único perdão é que para chorar ela tem motivo.




O céu está em todo lugar é um amor! Eu li esse livro num momento da minha vida em que eu realmente precisava das palavras que estavam escritas ali porque lidar com a perda era o que eu precisava. Então eu não queria parar de ler e quando tinha que parar eu dizia: “tá, só mais essa folha; não, mais esse capítulo”. E carregava pra onde eu fosse.



Eu escolhi esses dois livros porque um é continuação do outro e porque eu preciso realmente ler pra entender melhor o que é isso. Tinha uma expectativa sem tamanho para ler Julieta Imortal até que eu li e ‘ok’. Oi? Achei péssimo e uma leitura difícil e cansativa.  



Depois de ler e escutar o universo falando que “A culpa é das estrelas” como não ler. Naturalmente me senti obrigado a fazer essa leitura



Nós; A melhor coisa que nunca me aconteceu na vida; Um romântico incorrigível.



Memória de minhas putas tristes. Sem comentários. Saudade livro novo
E os Blogs indicados são:


P.S.: Meu celular deu defeito e eu perdi toda a agenda com os temas das próximas postagens para o blog. Por conta disso, o Instagram do Vida & Letras – para quem acompanha – não será atualizado sempre também. Tentarei criar novos temas de postagens, peço a compreensão e paciência de vocês. 

Encontro vocês logo, logo.
Bjux do Dinho.

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger