8 de setembro de 2018

Álamo, de Raiana Soares: um mundo original e um talento


Olá! ♥️ Como vai?

No post de hoje vou apresentar a você o livro de uma jovem autora baiana, destaque na região onde nasceu e ganhadora de alguns prêmios como o Prêmio Escritores de Ouro, na categoria best seller na plataforma wattpad, além de outros prêmios notórios de literatura. Alamo é seu primeiro livro físico e foi publicado pela Editora Mestria


Raiana Soares é baiana e a Editora Mestria, também. Esses, inicialmente, foram os motivos que me levaram a aceitar a proposta de ler esse livro. Atrelado a isso está a importância de ler  novos autores e histórias nacionais, um desafio que me propus a um tempo. E é um desafio que vale a pena, pois tenho descoberto autores e histórias incríveis. E valeu muito ler Álamo, uma história leve e cativante que cumpre seu papel de passar uma ótima mensagem para o público a que se propõe.

Temos a história de Gabriel, adolescente que acaba de presenciar um assassinato. Mas além do trauma de estar no exato momento em que um homem é morto, o garoto terá que encarar a ideia de que esse mesmo assassino agora está atrás dele querendo matá-lo também para que não haja testemunha do assassinato. Em meio à corrida para se livrar do homem e salvar sua vida, o garoto Gabriel acaba indo parar num lugar totalmente desconhecido, onde tudo parece estranho a começar pela realidade de que ele não conhece ninguém, mas todos parecem conhecê-lo. Nesse lugar Gabriel conhecerá novas pessoas, viverá atritos e paixões, desafios que o levarão a questionar seus atos e que será como um convite para o auto-conhecimento.

Quando comecei a leitura de Álamo fui pego por uma ideia que me acompanhou até o último capítulo do livro quando tive uma surpresa inesperada e que me deixou contente. Amo ser surpreendido. Esse é um livro voltado ao público infanto-juvenil que traz à tona ambientes comuns aos quais os jovens estão acostumados a viver no seu dia-a-dia, além de intrigas também comuns, que fará com que você volte no tempo e até mesmo se reconheça dentro da história, reconheça suas fraquezas e limitações. Os personagens são cativantes, o cenário é criado de maneira que o leitor não consegue ter uma ideia fácil de onde tudo está acontecendo - e nesse contexto isso é algo positivo. A narrativa nos envolve num mistério que se mantém intacto durante toda a narrativa que consegue prender sua atenção facilmente.


A escrita de Raiana é confortável, fácil e cativante. A jovem demonstrou criatividade e originalidade na hora de criar a história e apostou em assuntos como autoconfiança, autoconhecimento, bullying e medo, problemáticas importantes de serem tratadas nas histórias e no contexto social de qualquer jovem. Você conhece sua capacidade de realizar grandes feitos? Você confia/acredita no que vê? reconhece seus limites?

Álamo é um livro para carregar no bolso e com pouco mais de 135 páginas nos envolve num universo paralelo cheio de monstros, situações inesperadas e personagens familiares. No entanto, embora reconheça uma narrativa de qualidade, senti falta de melhor aprofundamento nas problemáticas inseridas na história. Reconheço a capacidade que Raiane Soares tem para isso e gostaria de ver mais reviravoltas no que tange às problemáticas já mencionadas, que foram colocadas na trama e que tem muito a ser explorado. Penso assim também dos personagens que conquistam, mas que deixam o leitor querendo mais deles. Em dados momentos também senti um escorrego nas transições de cenas, que me deixaram confusas sem saber por qual caminho seguiria  história. O bom é que em seguida consegui me situar facilmente.

Um livro original, bem escrito, cheio de momentos engraçados e reflexivos, Álamo surpreende pela originalidade, pelo mistério que se mantém e pela reflexões que propõe ao leitor. Embora deixe um gosto de quero mais e de um desenvolvimento melhor em algum momentos da narrativa, é notável o talento que a autora tem para escrever e desenvolver boas histórias.

★★★

Adicione no Skoob | Compre: Livro

3 de setembro de 2018

'Todo o Tempo do Mundo', de Maurício Gomyde


Olá! ♥️
Você já parou para se questionar o que é a felicidade para você? O que faz seu coração bater mais forte e realizado? Essas são algumas questões que você irá encontrar durante a leitura do novo livro do autor nacional Maurício Gomyde, intitulado Todo o Tempo do Mundo, publicado pela Astral cultural.
♥️♥️♥️
"Felicidade é viver a verdade que mora no fundo de seu peito, aquela que ninguém jamais vai conseguir arrancar de você."

Todo o tempo do mundo é o sétimo livro de Maurício Gomyde, que mantém seu estilo de escrita agradável, mas que mostra sua versatilidade e que marca um considerável amadurecimento como escritor. Diferente dos demais livros, Gomyde bebe da fonte da fantasia para trazer um novo elemento para a história sem abandonar o tom romântico comum a todas as suas histórias.

Vitor Picket e Amanda se apaixonaram quando ainda eram crianças e o beijo entre eles aconteceu durante a festa de formatura da escola, aos quatorze anos de idade. Foi nessa noite que além de Amanda contar que vai se mudar para fora do país, acontece um fenômeno estranho na vida de Vitor: ele começa a viajar no tempo. E esse tempo confuso para Vitor tratá uma série de acontecimentos no mínimo curiosos. Muitas coisas mudam, outras ficam na lembrança, outras são descobertas. Vitor agora é dono de uma vinícola e fabrica um dos espumantes mais gostosos numa cidadezinha do Sul do país, onde vive recluso acreditando que Amanda morreu num atentado. No entanto, Amanda trabalha, está casada e é gerente de uma das mais famosas e bonitas livrarias de Buenos Aires. Mas quando ambos recebem e aceitam o convite para comemorar os vinte anos da festa de formatura no Brasil eles não sabem que um encontro inesperado irá acontecer. 

Como eles reagirão a esse encontro? Como será para Vitor encarar sua estranha realidade e relação com o tempo quando estiver perto de amanda? Será que ele descobrirá a causa disso? E Amanda, como se sentirá ao reencontrar o grande amor depois de ter passado tanto tempo longe e sabendo que todos na festa imaginam que ela está morta?
"Felicidade é ter certeza de que as pessoas que a gente ama estarão para sempre ao nosso lado."
Talvez ao iniciar a leitura você acredite que Todo o tempo do mundo é mais um livro de fantasia sobre viagem no tempo e se surpreenda quando perceber que vai além disso. A fantasia envolve a trama, mas não se fixa como tema central. Esse é um livro sobre felicidade com alguns clichês muito bem colocados, com muita graça e humor, personagens críveis e diálogos inteligentíssimos. E não acaba por aí.

As problemáticas abordadas na narrativa são extremamente necessárias e foram muito bem colocadas. Quem protagoniza uma das situações é Amanda, que tem uma personalidade complexa por ser uma mulher que vive a vida assombrada pela tragédia que viveu na infância e que a fez perder os pais e sua melhor amiga. Seu refúgio é seu trabalho, local onde chega cedo e sai mais tarde do que deveria. Ela é casada com Juan, um homem importante em Buenos Aires, é amiga de Nicoláz, um rapaz extrovertido e generoso, e tem familiares que vivem vidas simples de muita felicidade. E é em meio a esse cenário que irá tentar sobreviver às adversidades que terá que enfrentar no seu dia-a-dia.

Os personagens são marcantes, desde o protagonista, que viaja no tempo e tenta descobrir o por quê de sua relação tão incomum com ele, e que ao mesmo tempo vive o forte amor por Amanda guardado por tantos anos, até mesmo os personagens secundários, que sustentam a trama quando aparecem ao redor de Vitor compondo o cenário onde ele passa seus dias - o que inclui o cachorro chamado Cão, companheiro de Vitor. 

E por falar em cenários, o livro nos dá imagens perfeitas dos lugares citados na história fruto de muita pesquisa por parte do autor, que fez questão de ir até esses locais entender melhor o que se passa por lá. Assim também aconteceu com o atentado que atingiu amanda. Foi real e isso torna a história mais atrativa por mesclar ficção com realidade. Isso permite um envolvimento maior entre leitor e narrativa, que como já foi dita segue com sua simplicidade, sensibilidade e precisão, além do tom poético e por vezes filosófico, marcas da narrativa de Gomyde.
"Poucas vezes na vida passei madrugada como aquela, com tamanha sensação de ausência de mim mesmo. E olha que nisso eu era mestre. Sempre tentava evitar me fazer as velhas perguntas existenciais: 'qual o sentido?', 'quanto tempo ainda me resta?'. E a mais dura de todas: 'por que eu?'. Mas aquele e-mail enviado à tarde pelo Cabeleira trouxera à luz uma história guardada em uma caixa trancada a sete chaves dentro do meu peito."
Outra característica das narrativas do autor e que marca presença aqui é a arte. A arte sendo enaltecida, arte como salvação, arte como cura e calmaria do coração nos momentos de paz. As referências musicais e literárias (que faz parte da vida do autor) está presente em Todo o tempo do mundo também. Prepare-se para colecionar dicas de músicas e de escritores, além de citações de pessoas influentes da música e das letras. Uma música que não está presente no livro, mas que me faz ter uma lembrança forte é Felicidade, de Seu Jorge.

Uma das curiosidades que gostaria de destacar aqui é que a arte da capa foi inspirada na capa do livro UM DIA, de David Nicholls - o autor contou durante um bate papo durante o lançamento do livro aqui em Salvador. As cores e cenários da capa são características simbólicos e que representa muito bem o contexto da história, que começa devagar, sem muitos fatos para entreter - além da escrita -, mas que melhora consideravelmente e ganha um ritmo perfeito.

Narrado ora por Vitor, ora por Amanda, Todo o tempo do mundo é um livro cheio de surpresas agradáveis e reviravoltas que não vão deixar você desgrudar do livro até que termine de ler. É uma história sobre amor, sobre amizade, sobre aproveitar bem o tempo, sobre o que nos movimenta e o que realmente importa na vida.

Bjux, com carinho ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger