17 de junho de 2019

[Mangá] A menina do Outro Lado, primeiro Mangá lançado pela Darkside


Olá!

Sim, estou de volta! E estou me sentindo um fantasminha camarada. Aquele da turma que aparece vez em quando, mas quando chega é com novidade. Peço desculpas, mas estava finalizando a faculdade e hoje posso dizer com todas as LETRAS que finalmente concluí minha graduação e que sou graduando em Letras. 

Estou de volta para ficar! E enquanto sigo por alguns caminhos desconhecidos, procurando ideias para a nova fase da minha vida sigo falando das leituras que fiz nesse tempo ausente e das coisas que ainda não contei sobre eles. Vamos começar pela grande novidade: LI MEU PRIMEIRO MANGÁ. Isso mesmo!

E se não fosse pela Darkside talvez isso não houvesse acontecido. Obrigado aí, Caveirinha do AMÔ! I Love You muito! ♥️


A menina do outro lado é o primeiro mangá lançado pela editora Darkside e marca a primeira leitura que fiz da história em quadrinhos da cultura Japonesa, lida de trás para frente, um modo peculiar para mim, que "entrei de gaiato no navio". 

Há algum tempo me propus o desafio de ler um pouco de cada coisa, me enveredar por coisas que ainda não li ou que provavelmente não me permitiria por puro conforto.  Isso tem sido muito positivo. A leitura de "A menina do outro lado" foi muito prazerosa mesmo com todas as estranhezas que tive com o modo contrário da narrativa, que foge do habitual. A história traz à tona a dualidade BEM e MAL, representados prelo MUNDO DE FORA e  pelo MUNDO DE DENTRO.

Durante muito tempo o Deus da luz espalhou felicidade a todos, no entanto, o deus das trevas transformava essa felicidade em pura maldade. Certo dia, enfurecido, o Deus da Luz decidiu castigar o deus das trevas tomando tudo dele e transformando-o numa figura de aparência horrenda. Tomado pelo ódio, o deus sombrio espalhou uma maldição pelo reino e isso deixou o Deus da Luz ainda mais enfurecido. Ele decidiu, então, expulsar o deus sombrio do seu reino e criar uma barreira para que ele não mais pudesse habitá-lo e para quem que não atingisse os demais moradores com a maldição. Com o tempo, o deus das trevas começou a ser chamado de forasteiro e o Deus da Luz passou a ser chamado de morador de dentro. Esse acontecimento foi o que deu origem aos dois reinos. 

Atualmente, a pequena Shiva vive com o Sensei, um homem que sofreu a maldição do deus das trevas e assim como ele, adquiriu uma aparência assustadora. Shiva foi abandonada naquele mundo e não sabemos a razão. Mas Sensei protege a garota para que ela não sofra com a sua realidade e para que não corra riscos de se transformar num ser de aparência estranha. Nesse cenário de escuridão em que a claridade da vida não desiste de querer iluminar a vida do sensei - que agora está em perigo -, vamos conhecer uma linda amizade e reafirmar o ditado que nos diz que "as aparências enganam". 
"- Entendeu?
Caso se depare com alguém de fora, sob nenhuma circunstância encoste nele. Fuja imediatamente.
- Por quê?
- Bem... Porque...
Porque, se tocá-lo, será amaldiçoada."
A doçura dessa história me conquistou de cara e mesmo com o clichê de tratar da dualidade do bem e do mal, do claro e do escuro, o mangá nos traz um jeito diferente de abordar esse assunto e nos faz repensar nossos julgamentos em relação ao outro. No infinito cuidado para se proteger o tempo inteiro das mazelas sociais, o ser humano acaba abraçando um molde, que reúne rótulos. Esses rótulos fazem com que ditemos regras sobre as pessoas e transformemos todas elas numa coisa só. Posso trazer um diálogo do pequeno príncipe para exemplificar o que de alguma forma a história pode nos dizer. "É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou". A má aparência de uma pessoa, a sua cor, as tatuagens que ela usa, etc. jamais definirá quem ela é.

Será que sensei é um homem ruim e maldoso por conta de sua aparência?  Ao ler a história, o indigno e maldoso homem que representa o perigo para o sensei tem uma aparência aceitável, desejável, no entanto, tem atitudes e vaidades que fazem dele um ser tão imperfeito como qualquer outro. A doçura do sensei em contraste com a sua imagem pesada é uma grande ironia para quem diz entender  a fundo os mistérios que rondam o entendimento do bem e do mal.


Numa edição bem ao estilo Darkside com toda a qualidade dada por direito, "A menina do outro lado" é uma bela história sobre amizade e sobre como muitas vezes estamos nos enganando com as aparências e julgando sem conhecer o outro. É proposta ao leitor a ser melhor, um questionamento ao sentido do bem e do mal.

Leia, por favor! 
PS: estou terminando a leitura do volume dois. Em breve, uma resenha sobre o segundo livro aqui no blog.

Bjão,
até mais! ♥️

12 comentários:

  1. Oi, Dih! Parabéns pela graduação, estou terminando também e final do ano defendo meu TCC, tomara que dê certo! Eu já li vários mangás, quando era mais nova eu adorava esse tipo de literatura, hoje em dia que eu não curto muito, mas com essa edição da Darkside dá até vontade de voltar a ler outra vez.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me lembrou bastante Mahoutsukai no Yome (The Ancient Magu's Bride), o Elias é tão assustador e protetor quanto. Ótimo post!

    Abraços.

    www.tendenciacosmica.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dih!
    Não conhecia esse lançamento da Darkside. Pra ser sincera, a editora não andam na minha lista positiva nos últimos tempos...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Meus parabéns antes de mais nada. Eu não sabia que a DarkSide estava publicando mangás. Já imagino o capricho da edição. Mas eu particularmente não sou muito fã sempre me confundo para ler, e acho que não leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito interessante a história, e essa "brincadeira" de bem ou mau, pessoa boa ou ruim, ou as duas coisas. Já li alguns mangás na minha vida, mas sempre é um desafio ler ao contrário né? hhehehehe.
    Adorei a indicação. Em relação a edição, nem tem o que comentar, já que é Darkside. Esse e o segundo estão na minha lista de desejados.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Primeiramente parabéns por ter concluído o curso, estou na mesma situação que você finalizo o meu curso no final do ano, mas é Administração.
    Nunca li um Manga, parece ser legal para fugir da zona de conforto e pelo jeito esse edição está linda, que bom que gostou da experiência e já se jogou no segundo volume.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muitos parabéns pela sua graduação! =)
    Nunca li nenhuma mangá, não é um género que me interesse mas um dia aventuro-me nele.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu rei

    Parabééééééééééns! Que essa nova fase da sua vida seja muito produtiva e que lhe traga muitas coisas boas! <3

    Sobre o mangá, acho bacana essa questão da dualidade, é o embate mais antigo da humanidade, mas como não curto nem o estilo nem a editora, creio que não leria.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais nada, parabéns pela conclusão do curso de Letras Diego, é uma grande conquista que certamente vai trazer muitos frutos positivos pra sua vida.
    O mangá parece ser lindo, a história é sensível e nos mostra que a beleza está dentro de si, o exterior é apenas uma ilusão. A leitura de trás pra frente é realmente peculiar, levaria um tempo pra me acostumar. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Espero que seja o primeiro de muitos mangás, existem muitas obras legais! Eu já tinha visto uma resenha desse mangá, achei a coisa mais linda. Quero comprar assim que tiver dinheiro.

    Obrigado pela dica!

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  11. Oooi Di!

    Bem-vindo de volta!!! E só pra constar... adorei o trocadilho de dizer com todas as LETRAS que terminou a faculdade de LETRAS kkkk
    Enfim... eu sempre tive curiosidade de ler mangás, mas confesso que isso de ler de trás pra frente me incomoda muuuuito. Então acabo me bloqueando...
    Adorei que esse foi lançado pela Darkside. Eu amo as edições que a caveirinha do amor lança aqui no Brasil, com certeza deve ser um exemplar lindo!
    Quanto à história, parece ser uma ótima iniciação ao mundo dos mangás. Fiquei curiosa pela história e acho que, se um dia eu finalmente decidir começar a ler esse tipo de livro, começarei por esse.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego, tudo bem? Gente que máximo a Darkside entrar nesse mercado também. Confesso que esse ano tenho me arriscado mais em leituras diferentes como "gibis" e HQs. Tem me chamado atenção o trabalho incrível de diversos ilustradores. Achei incrível esse jeito peculiar de leitura com certeza lembra a cultura japonesa. Espero conhecer em breve. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger