7 de setembro de 2016

'Enquanto Bela Dormia', Elizabeth Blackwell



Oi, Oi!
Como vai você? 
Vamos entrar num mundo não tão encantado assim, mas que tem uma beleza extraordinária, a realeza, uma princesa prometida à morte e uma mulher criada que presenciou toda a paz e a guerra que aconteceu dentro do castelo?

Isso te faz lembrar 'A Bela Adormecida', não é mesmo? Você acredita em contos de fadas? Acha mesmo que os contos tem começo tranquilo, uma reviravolta tensa no meio e um final promissor? Talvez seja assim, mas também pode ser que as histórias que escutamos sejam sempre maquiadas demais para que possamos nos confortar e acreditar num futuro melhor.

"Enquanto bela dormia" é um livro que leva três histórias ao leitor: a de Elise, a do casal infértil e em seguida a história de Rosa. É uma uma releitura competente, envolvente, empolgante, e angustiante da Bela Adormecida, conto que fez e faz parte da vida da maioria das crianças no mundo todo, mas que esconde uma história trágica e mais sombria do que a oralidade conta. A história se passa na era medieval e apresenta os dramas e as mazelas da vida no castelo da corte. 

Na narrativa de Blackwell vamos conhecer Elise, uma senhora de idade que escuta a neta contando a história da Bela Adormecida nas suas brincadeiras e isso desperta nela uma sensação de nostalgia - misto de sentimentos bons, mas lembranças não tão boas do que realmente aconteceu com a princesa. Um dia Elise entende que a neta merece escutar a verdadeira história porque isso também envolve o seu passado. Nesse momento, o leitor sai de seu momento atual para embarcar numa história de amor, mas também de luta pelo poder e todas as consequências que uma guerra pode trazer para vida das pessoas. A senhora, que no passado foi uma criada fiel à Rainha Lenore, mãe de Bela, presenciou todas as mazelas sociais daquela época, dentro do castelo onde conseguiu emprego, após a morte da mãe. Mas a garota que conseguiu destaque e lugares privilegiados no castelo, também passou por momentos difíceis e delicados. Coisas que por um bom tempo a fizeram refletir sobre tudo o que conquistou e a levaram a questionar suas decisões e escolhas. 

Quando chegou ao castelo Elise ganhou a confiança da Rainha Lenone, uma mulher triste e frustrada com a ideia de não poder dar um herdeiro ao Rei Ranoulf, pois não era fértil. Quando Millicent, a tia arrogante do Rei, apela para uma ceita, Lenore consegue engravidar, mas tem de se manter fiel à ela, que é vista como bruxa pelos criados do castelo. Quando o dia de Lenore dar à luz chega, ela tem uma grande surpresa: gerou uma menina. Mas uma mulher não pode ser sucessora de um rei e a partir daí o castelo encara um início de uma guerra tudo porque o soberano decide quebrar as regras e dar á bela Rosa seu lugar no trono. O rei cansado dos incômodos da tia decide afastá-la do castelo e por conta disso a velha joga um feitiço contra Rosa, tirando assim a paz de todos. A maldição do ódio de Millicent faz com que Rosa cresça presa dentro do castelo, aos cuidados dos pais, e de Flora, a tia bondosa do rei, "a fada do conto original". 

Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um  e descobrimos que, quando se guia pelo amor - a magia mais poderosa do mundo -, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz. 

Ler Enquanto Bela Dormia foi uma experiência maravilhosa e gratificante. Eu, uma apaixonado por contos de fadas, me vi inteiro dentro do castelo, como um criado da corte, assistindo a tudo ao lado de Elise. Foi uma sacada inteligente e convincente da autora. Inteligente porque trouxe para a narrativa algo que nenhum outro autor fez, que foi escrever uma releitura do conto sob os olhos de um personagem de fora; e convincente porque a narradora em primeira pessoa descreve tão bem o ambiente que é impossível você não se sentir envolvido com a história, não se sentir parte dos moradores do castelo.

A linguagem do livro é extremamente coerente com a época, mesmo assim não espere uma leitura difícil, mas sim delicada, por vezes poética e completamente elegante. Blackwell nos conta uma história com total maestria, e embora você conheça de cor os rumos que o conto vai tomar, através daquilo que o povo conta, terá a sensação de estar vivendo algo novo, com resultados inesperados. E o que dizer do final? É simplesmente surpreendente.  

Por ser uma história que retrata a sociedade de outra época e seus costumes é pertinente mostrar a imagem da mulher daquele cenário medieval. A autora colocou isso muito bem e marcou a mulher com estereótipos que persiste na sociedade até hoje (mesmo com a luta contra a ideia de que a mulher é sexo frágil): a mulher que é submissa, que casa para servir ao marido, que não tem autonomia e voz. A princesa também tem sua beleza estereotipada, mas possui garra e ousadia, ao contrário das Belas frágeis e extremamente românticas das demais histórias.

Sir Walthur respirou fundo ante a falta de respeito do filho. Permaneci sentada em silêncio, como era meu costume quando os dois discutiam assunto de Estado. A opinião de uma mulher não tinha a menor importância para nenhum dos dois.

Enquanto Bela Dormia é uma verdadeira homenagem ao conto clássico da Bela Adormecida. Competente na narrativa, fiel ao que propõe a história, cheio de elementos contemporâneos e construído com uma narrativa e linguagem fiéis à época. Um texto impecável, com um cenário encantador e informações que não deixam a desejar, capaz de transportar você para dentro do castelo e te surpreender mesmo que você, de alguma forma, já conheça os "caminhos".

E será mesmo que a Bela dorme para sempre depois de furar um dedo numa rosa?

XOXO, 
com carinho,
Diih 

5 de setembro de 2016

[DICA] TAG - Experiência Literária



Olá! Feliz Segunda-Feira!
Como foi o final de semana? Eu apenas li, senti frio (porque aqui em Salvador está frio sim) e recebi livros - um deles veio da TAG de livros, uma assinatura mensal que nos surpreende com títulos especiais.

A TAG - Experiência literária é um clube especial, que como o nome já diz desafia o leitor a conhecer e viver novas experiências com cada obra literária que ele recebe todo mês. A escolha do livro é feita por uma pessoa influente no cenário cultural do país, que indica um livro que marcou sua vida de alguma forma. No KIT recebemos o livro do mês acompanhado por uma revista com mais informações sobre a escolha do livro e sobre quem escolheu, além de marcadores personalizados e eventualmente um brinde surpresa.

O associado recebe uma dessas obras, acompanhada de uma revista, que tem como objetivo enriquecer a experiência literária - trazendo informações a respeito do curador, seus motivos para ter indicado o livro, curiosidades a respeito do autor e de sua obra.  

O assinante da TAG também tem uma área reservada no site oficial (clique no balão direcionado ao site) e conta com um grupo no facebook, só para associados, onde os leitores podem discutir trocar informações e opiniões sobre os livros que recebe. No youtube o canal apresenta vídeos especiais acerca dos livros escolhidos. 


Há algum tempo tenho dito que estou numa fase de desafio na minha vida literária. Durante muito tempo estive confortável, preso às leituras que me mantivessem em meu lugar confortável, com isso perdi de ler livro, que só mais tarde descobri serem ótimos. Por isso a ideia de me desafiar e me abrir para novas leituras, e como propõe a TAG "novas experiências". 

Assinar a TAG foi mais uma caminho divertido e inteligente que encontrei para me desafiar. Estou no terceiro mês de assinatura e fiquei satisfeito com cada obra literária que recebei, com edições lindas e brindes criativos. 

O valor da assinatura é de R$ 69,90 mensal e tem valor do frete já incluso. Aproveitem para assinar a TAG e já garantir o livro especial do mês das crianças, que por coincidência, no momento em que escrevo essa postagem acaba de chegar. Não tem foto porque é surpresa. Junte-se a nós! Vamos discutir nossas leituras, trocar experiências e roer as unhas de ansiedade na espera pela caixinha do amor de cada mês. 

Acesse o Site e associe-se.

Fotos de alguns Kits recebidos.



XOXO
Diih 



© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger