26 de maio de 2015

Você conhece a "Série Vaga-Lume"?



*
- Mãe, o que são esses bichinhos que ficam voando por aqui, com essa luz, quando está escuro? – perguntei a minha mãe numa noite, quando faltou energia em nosso bairro. Ela respondeu: - São bichinhos que trazem luz para a gente quando o lugar está escuro, como aqui, agora. Você gosta deles?

Há muito tempo eu conheci a definição de "vaga-lume" no contexto do diálogo que tive com minha mãe. Portanto, se esse bichinho tem a bondade de clarear nossa escuridão, a editora ática nos presenteou com uma série de livros que, com certeza, clareou a imaginação de muita gente, a partir dos anos 70, chamada Vaga-lume.


A série vaga-lume foi lançada pela editora ática, no final do ano de 1972, com a maioria de suas obras voltadas para o público infanto-juvenil, marcando assim o grandioso sucesso da editora. Inicialmente as histórias publicadas eram famosas e de escritores consagrados, no entanto, a coleção ganhou um novo formato vinte anos depois, quando os textos e os autores passaram a ser inéditos. As altas tiragens permitiram que eles fossem vendidos por preços muito baixos e as escolas adotaram suas obras para o trabalho didático com os alunos.

A coleção de livros fez – e ainda faz – muito sucesso entre os amantes de uma boa leitura sendo um marco na formação de leitores do nosso país e até fora dele. Quem apresentava o enredo das obras era um vaga-lume (fofo por sinal ) – chamado Luminoso – que usava uma boina, um par de tênis, utilizando expressões bem joviais para convidar o leitor. Obras como o A ilha perdida (Maria José Dupré), O mistério do cinco estrelas (Marcos Rey), são alguns dos maiores sucesso lançados, além de O escaravelho do diabo (Lúcia Machado de Almeida) que saiu das prateleiras e nos espera no cinema dia 17 de dezembro deste ano. O longa é dirigido por Carlos Milani, com Marcos Caruso e Jonas Bloch fazendo parte do elenco.

Eu já tive contato com alguns dos livros na época de escola, infelizmente não lembro quais, mas já estou pesquisando mais livros desse vaga-lume lindo para ler, reler e me deixar iluminar com novas idéias e sensações. Espero que tenham gostado da postagem e que ela tenha despertado lembranças lindas para quem leu e vontade de ler a quem não teve a oportunidade.

Luminoso, vaga-lume que apresentava as histórias.


Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Dinho.


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger