6 de julho de 2018

HQ 'UMA DOBRA NO TEMPO': UMA ADAPTAÇÃO DE HOPE LARSON


Olá
♥️

Há alguns meses se me perguntassem qual das edições de livros da Darkside eu mais gosto, eu poderia apontar várias sem ter uma favorita. No entanto, isso mudou quando a editora lançou a HQ de UMA DOBRA NO TEMPO, adaptação de um clássico da fantasia e da ficção científica, de Madeleine L'engle. Essa sem dúvidas passou a ser minha edição favorita, de todas as edições maravilhosas lançadas.


Uma dobra no tempo é uma história de fantasia e ficção científica lançada originalmente em 1962. Em 2017, a Editora Harper Collins publicou o primeiro livro (e continua publicando a continuação) que foi adaptada para o cinema. E além de ir para as telonas, também contou com um lindo trabalho de adaptação e ilustração, de Hope Larson, com tradução de Érico Assis, para compor uma história em quadrinhos lançada pela caveirinha do amor ♥️ 

Numa noite escura, quando uma tempestade ameaça cair,  Meg e seu irmão mais novo, Charles Wallace, vai até a cozinha para fazer um lanche. Durante uma conversa com o irmão, e em seguida com a mãe, a lembrança do pai e os questionamentos sobre o seu sumiço fica mais forte. As pessoas acreditam que o Sr. Murry morreu, embora os meninos, a Sra. Murry e os irmãos gêmeos, Sandy e Dennys, acreditem que ele esteja vivo. Mas essa noite, Meg e Charles, ao lado de três figuras peculiares, e mais um companheiro inesperado, vão embarcar numa viagem por lugares que nunca imaginariam passar e vão descobrir as respostas para seus questionamentos: o que seria um tesserato (na noite passada a Sra. Murry ficou muito nervosa quando falou essa palavra)? Será que isso tem a ver como o sumiço de seu pai e a falta de notícias dele? Quando eles partem para uma aventura espacial e especial, partimos juntos com eles para tentar descobrir o que aconteceu com o Sr. Murry. Será que ele realmente morreu? Se não morreu, porque sumiu sem deixar notícias? O que poderá ter acontecido? 

Poder acompanhar as aventuras desses personagens foi muito especial. Uma dobra no tempo é, além de tudo, uma narrativa sobre a vida, sobre o que  nos movimenta, sobre como podemos viver em paz se aprendermos a lidar com as diferenças, a respeitar o espaço do outro e, acima de tudo, a olhar para dentro de si e para o outro. É também uma história de auto-conhecimento e aceitação. Unir uma história tão rica a um trabalho tão lindo e igualmente rico como o de Larson só trouxe mais brilho para o texto de L'engle. E quem ganha somos nós, leitores. 

Quando uma imagem se encaixa perfeitamente ao texto, traduzindo o estado de espírito dos personagens nas diversas cenas e nos diferentes tipos de emoção não tem como não dar certo. E foi isso que aconteceu com a HQ de UMA DOBRA NO TEMPO: deu muito certo. Traços e cores se uniram para apresentar os personagens da história e a complexidade deles, além de mostrar cenários fiéis às descrições contidas no texto original. 


Um dos traços mais lindos da HQ é, coincidentemente, do meu meu personagem favorito, o garotinho Charles Wallace. Sabe quando um personagem te escolhe? Foi o que aconteceu. Sempre que me deparo com uma cena dele fico em paz e emocionado. É um personagem tão encantador, em todos os sentidos, que consegue extrair de mim um sentimento especial. O desenho acima é um dos meus favoritos e acredito que registra muito bem essa cena, e comprova a qualidade do trabalho do ilustrador. 

Além da ilustração impecável, não posso deixar de comentar a edição do livro como um todo. É um clichê falar sobre a beleza e o cuidado com as capas e edições de livros da Darkside, mas é preciso enaltecer. Totalizando 390 páginas, a HQ tem um trabalho de capa cheio de detalhes marcantes e que chama a atenção do leitor. Cores lindas, detalhes brilhantes (até mesmo na lombada), lateral com auto-relevo e uma tradução impecável. O texto está muito confortável de ser lido e realmente entrega para o leitor o essencial da história. 

Ter uma HQ como essa na sua estante é mais do que ter mais um livro, é ter um trabalho de arte feito com cuidado e com carinho para que você possa aproveitar o melhor do conteúdo e ter uma experiência de leitura única. Espero que você leia e termine a leitura tão encantado e apaixonado como eu.

Um b-jão, ♥️
com carinho.

2 de julho de 2018

Fotografia rural



Olha lá, o menino com seus pés descalços a tocar a terra molhada das gotas de chuva que se fundem ao barro e, do barro, se faz lama. O menino e seu short azul molhado, de cabelo despenteado a cair-lhe pela testa. Pisa o chão mole, respirando ar puro e cheiro de flores que se espalha no ambiente. Ao redor, árvores com seus galhos leves dançam num ritmo tranquilo e pleno com o toque do vento a derrubar-lhe as folhas verdes - folhas que caem nas duras pedras do mesmo chão macio que os pés do menino estão a pisar.

Gritos ecoam. É o menino a gritar a felicidade, a cantar a vida, a ser vida com o corpo que dança na natureza pura e viva. E embora as folhas mortas, há raízes prontas para serem o que ainda não são, há chuva a cair do céu para fazer crescer o que ainda nem forma tem; o som da chuva a acalmar o barulho do mundo, seu lar. 

Olha lá! O menino que pisa o chão, escorrega nas babas de lodo do lar verde que se fez mundo para ele, que se revela ao redor de seu corpo e entra na dança. O palco do show, onde a vida é mais vida e o sentimento é mais real. O palco onde ele dança, se despindo das torturas de si, do caos e do desamor. Água fria, ar puro, puro pensamento. O lugar de onde a poesia é feita e os primeiros traços da arte ganha cor. De longe quem passa, repara e acha graça. Encanta-se com o sorriso do menino que pisa o chão mole,molhado das gotas de chuva que se fundem ao barro e do barro se faz lama. 
♥️ Olá, leitor. Eu sempre gosto de ilustrar com alguma fotografia as minhas postagens, porém, nessa em especial, preferi não fazer isso e colocar apenas uma imagem que possa lembrar o tema do texto. Porque prefiro que você mesmo crie a imagem dessa fotografia rural, e consiga se encantar com esse retrato como eu me encantei também.
Com carinho,
♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger