29 de janeiro de 2019

RYDER CARROLL EXPLICA O BUJO EM 'O MÉTODO BULLET JOURNAL', PELA EDITORA FONTANAR


Olá!
♥️

Dizem que o ano começa definitivamente após o carnaval. Então, já que o carnaval ainda nem chegou, dá tempo de começar a encontrar maneiras de organizar seu dia-a-dia durante o ano de 2019. E a dica que trouxe para esse momento é fazer a leitura do livro "O Método Bullet Journal", de Ryder Carroll - o também criador do BuJo - e em seguida adotar o método e se organizar.

Ainda não sabe o que é? Então vem comigo.


Sou aquariano e no quesito "não ser organizado" eu me encaixo perfeitamente. Sou muito aleatório e por isso acabo me passando em vários compromissos que deveria comparecer ou simplesmente marcando mil coisas para o mesmo dia. Sendo assim, não dou conta. Mas quando conheci o Bullet Journal comecei a me interessar (já que amo personalizar minhas coisas) e bati o martelo: naquele ano eu iria comprar um caderno e criar meu próprio BuJo. Não virei a melhor pessoa do mundo no quesito organização, mas já evitei muita confusão na minha agenda.

O Bullet Journal é um método utilizado para organizar seu dia, sua semana e seu mês com facilidade e precisão. É um "livro" para chamar de seu. É versátil e nele cabe aquilo que você julga importante e necessário para alcançar suas metas. São páginas que vão sendo preenchidas para registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro, como diz na capa do livro lançado no final do ano passado pela Fontanar.
"O método bullet journal vai ajudar você a realizar mais, trabalhando menos. Ele ajuda a identificar o que é importante e se concentrar nisso, eliminando o que é irrelevante".
Na correria da vida temos uma grande disposição a querer fazer tudo de uma vez só para que possamos dar conta de tudo. Até mesmo daquelas coisas que não são importantes e não merecem seu desgaste nesse momento. É uma realidade na minha vida e é um dos assuntos que o autor e design Ryder Carroll vai abordar no texto desse livro, que nos mostra "o que" é o BuJo e "para que" serve. É um livro muito útil e esclarecedor sobre como produzir seu caderno e acima de tudo, um livro que vai te ajudar a se organizar e priorizar as coisas certas no momento certo do seu dia.

Antes de começar a produzir o meu próprio BuJo pesquisei sobre o método e vi coisas lindas na internet. Até encontrei um livro lançado por outra editora, que mostra como fazer e as partes que você poderia adotar ao longo do ano no seu caderno. Mas, sinceramente, não achei que o livro atendeu minhas expectativas e a maioria de minhas perguntas ficaram sem respostas, que por sinal foram respondidas aqui no livro de Carroll. 

Em O Método Bullet Journal o autor e design - criador do método de organização mais utilizado no mundo nos últimos anos - não joga na mesa modelos e seções para o seu BuJo, mas nos situa sobre o que é, para que serve, quais os benefícios, além de dicas do que também pode ser utilizado. Por isso, o livro é dividido em partes: a preparação, o sistema, a prática, a arte e a conclusão. E ainda podemos contar com páginas de exemplo do que foi dito.


Na primeira parte, o autor nos situa sobre o que é o método e nos conta experiências pessoais e de outras pessoas que começaram a utilizar esse método também. Então, vamos nos deparar com reflexões acerca do que estamos fazendo do nosso tempo, o que estamos priorizando e o que estamos deixando para depois. Uma das partes mais interessantes é quando ele sugere um recorte do que a gente deseja e do que a gente realmente necessita. O que a gente necessita deve ser mantido e o que a gente deseja, pode ser descartado por hora. O autor também nos dirá como é importante que sejamos fiéis a quem somos e ao que queremos, e nos incentivará na busca pelo auto-conhecimento.

Em alguns momentos o livro conta com um Q de auto-ajuda, como aqueles livros empresariais que nos incentivam a ser um grande investidor, por exemplo. Mas acredite, vai valer a pena. No final de tudo você acaba percebendo que isso se faz necessário, pois entender o método e ter um propósito é essencial antes de fazer seu bullet. Quando você compreende que o fazer BuJo está para o planejando de formas pelas quais você correrá atrás dos seus sonhos você faz melhor uso do que tem. 
"Não podemos ser fiéis a nós mesmos se não soubermos o que queremos e, acima de tudo, por que queremos, portanto é aí que devemos começar."
O autor vai dizer também que você pode considerar o Bullet Journal uma espécie de autobiografia viva. Ele lhe permite enxergar com clareza o que a correria da vida tende a encobrir.

Na parte dois, o sistema, nos será apresentada a estrutura: quais partes você deseja para o seu caderno, quais as seções relevantes para o seu planejamento? São partes que lhe ajudarão a estruturar bem de forma a ser melhor visualizado quando você precisar. Uma das características do bullet é a flexibilidade de suas estruturas.
"Você é livre para misturar e combinar as peças, personalizando o sistema de acordo com suas necessidades. Já que é inevitável que elas mudem com o tempo, essa flexibilidade permite que o método permaneça relevante nos mais diferentes momentos de sua vida. A função e a estrutura de seu Bullet Journal evoluem à medida que você evolui". 
Nesse capítulos entenderemos os conceitos chaves, como, por exemplo, o índice, o que são os registros mensais, diários e rápidos, coleções e migrações também. Além disso, nos será explicado o que são os "eventos", as "notas", entre outras coisas. 

Agora que você já conhece as definições e o fazer, bem como a estrutura; e sabe o por que e para que fazer um Bullet Journal, passará para as seguintes partes, aquelas que lhe permitirá praticar e começar a usar seu BuJo. Como isso vai funcionar eu vou deixar para você descobrir quando fizer a leitura. 

O Bullet Journal é um método prático, preciso, estiloso e terapêutico também - por que não? Foi escrito pelo próprio criador do método, o que faz dele um livro mais esclarecedor do que todos os outros sobre o tema. Se você gosta e quer se aprofundar no assunto esse é o livro que indico. Sou daqueles que acreditam que a prática ajuda a melhorar, mas também acho muito necessário que entender sobre o assunto é mais do que necessário. Um norte para onde correr até que finalmente aprendamos a caminhar sozinhos. 

Se você se utiliza do método e gostaria de mostrar posta no IG (pode ser nos stories ou no feed) e me marca para que possa divulgar. O instagram é @vidaeletras. Vou adorar ver os BuJos.

Bjão,
Di ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger