3 de setembro de 2015

{Coluna} ‘Atração literária, Mês de Agosto’



Olá!
Feliz Setembro para mim e para vocês!

 Eu adoro o mês de setembro, sabiam? Quando penso nas flores, nas cores e percebo que é primavera, a estação mais romântica do ano, fico mais apaixonado do que já sou. Mas deixa essa parte para lá e vamos ao que interessa.

***
Como diria minha amiguinha Mariana, do Blog Apenas Uma Leitura, “o século chamado agosto” acabou e isso significa que é dia de mostrar para vocês aqueles livros que me puxaram como imã no último mês – ou neste caso século (risos). E sim, estou atrasado. Essa postagem é pra ser feita todo dia primeiro de cada vez, porém, estive atolado de coisas para postar (agosto foi punk maravilha) e isso acabou fugindo às regras. I’m Sorry.

Observação: Essa coluna lista apenas os livros que eu desejei no mês passado, não foram as minhas leituras. São livros desejados e que a cada mêstento comprá-los para excluir da lista.

Vem comigo!


Esse livro é uma novela do escritor argentino Julio Cortázar e foi escrito em Paris (AhParis!) e publicado na Espanha, no dia 3 de outubro de 1963. Não conhecia a obra e fiquei encantado quando peguei o livro pra ler a sinopse. Uma história que discute os questionamentos do homem diante de seu destino, conflitos, dúvidas e paixões. Dividido em três partes pode ser lido de diversas formas. Cada leitor cria seu próprio ritmo de leitura e livro. É da Editora Civilização Brasileira.




Eu ‘xonei’ pela capa desse livro, com esse saxofone. Eu amo histórias que envolvem música e teatro no enredo e logo fui atraído por isso em O ensaio, de Eleanor Catton. Numa escola de ensino médio na Inglaterra, o envolvimento entre um professor de música e uma aluna do último ano causa alvoroço entre os alunos. Uma das três alunas que causam todo o auê em torno do fato é a irmã mais velha da garota envolvida no caso. Nesse meio termo, os calouros da escola de teatro vizinha acabam sabendo da história e ela torna-se inspiração para a peça de final de ano. Nesse momento realidade e ficção se chocam. E eu preciso entrar nessa história, gente! Quero demais esse livro. É da Editora Record.



Em Atenas, num modelo político, desenvolveu-se a democracia e no modelo cultural o teatro, a história e a filosofia. Neste livro escrito pelo professor da Universidade de Bari, vamos estudar Atenas a partir dos textos originais. Eu gostaria muito de ler esse livro, quando vi fiquei encantado e acredito que ajuda muito no meu curso de letras. Sem contar a capa maravilhosa que envolve o conteúdo dentro do livro. A Companhia das Letras está de parabéns. Agora só preciso ler!



Gostei do nome e a atmosfera da capa me chamou atenção, por isso fui lá e li a sinopse. Uma premissa ótima que me prometeu ser um livro com um enredo maravilhoso e cheio de tensão e ainda cita Shakespeare e envolve o leitor numa atmosfera teatral e caótica. Eu gostei do pouco que li, eu quero ler inteiro. É da Editora Intrínseca e tradução de Rubens Figueiredo (esse lindo Passageiro do Fim do Dia). Uma gripe se da Geórgia se espalha na terra e o noticiário informa que o índice de mortos é de 99%, então a população se desintegra e todos tentam sobreviver nesse cenário despedaçado onde tentam reconstruir apresentando peças de Shakespeare. Quero porque SIM!




Esse livro tem a cara, o título e o drama que eu adoro. Quem me conhece sabe e vê de longe que esse é aquele tipo de livro que eu leria em apenas um dia e não pensaria duas vezes em comprar. E eu quero mesmo! Eu desejei mesmo um mês inteirinho. Como não pude trazê-lo para casa, me despedi dele prometendo: eu volto pra te buscar, amor. Uma mulher está prestes a se casar e nas vésperas do casamento pega o seu noivo numa situação comprometedora com uma sócia. Agora ela não sabe o que fazer porque tem um amor profundo por ele, mas também está sentindo um ódio avassalador nesse momento.



 Foi um livro que me cativou nos últimos minutos do segundo tempo. A capa é um amor, o título é de deixar qualquer um curioso e a sinopse é o que te puxa de uma vez. O livro é do querido – - Vinícius Grossos, colunista da revista todateen, e só leio coisas lindas sobre a estória. É sobre um garoto que sofreu com um terrível acontecimento e decidiu escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo todo dia. Ele vai entender durante esse recomeço que estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes. Breve trarei uma entrevista com o autor aqui no blog. Aguardem. E quem quiser pode me dar de presente o livro. 



É isso minha gente linda, muitas flores e aromas doces para vocês nestes dias de setembro.

Encontro vocês logo, logo.

Bju do Diih

31 de agosto de 2015

{Entrevista com o autor} #3 – Maurício Gomyde. ‘Surpreendente!’


Olá, gente!
Espero que esteja tudo lindo com vocês, recebam meu carinho cheio de boas energias neste dia.

Hoje trago para vocês na coluna Entrevista com o autor a presença muito querida do Maurício Gomyde, escritor de romance nacional, parceiro do Vida & Letras. Ele já lançou vários livros de sucesso, entre eles O rosto que precede o sonho e A máquina de contar histórias, último livro do autor até então. Na próxima terça-feira (01) seu novo trabalho, intitulado Surpreendente, pela Editora Intrínseca, chega ás lojas, por isso convidei o Gomyde para "bater um Papinho" - olha a intimidade da pessoa! -, ele aceitou e me contou um pouco mais sobre seu novo trabalho, como se deu o processo de escrita do livro, o que o inspirou a escrever, o que podemos esperar da história, entre outras coisas que vocês podem ler a seguir.  ()



***
♥) No próximo dia primeiro seu novo livro vai estar disponível nas livrarias de todo Brasil, pela Editora Intrínseca. Em poucas palavras, o que você poderia nos contar sobre Surpreendente!?
- Surpreendente é um ‘road book’, se é que existe essa definição (risos). É uma história sobre amizade, sobre o que a estrada pode provocar nas pessoas quando elas têm um objetivo comum.  Em suma, conta a história do Pedro Diniz, que tem um problema a resolver, relacionado ao cinema, e então seus melhores amigos resolveram dar um jeito nisso. A solução só será satisfatória se eles conseguirem realizar “o maior filme de estrada de todos os tempos”.

♥) Você ficou muito conhecido quando ainda escrevia livros de modo independente e ficou famoso por trazer seu público na construção de suas histórias, como em Ainda Não Te Disse Nada e O Rosto Que Precede o Sonho, que você fez uma promoção para escolher alguém para ser personagem dos respectivos livros. Nesse novo trabalho você se baseou em alguém ou na história de alguém para escrever?
- Sim, neste 6º livro eu também busquei um de meus leitores para compor um personagem. Fiz uma promoção ano passado e foram mais de 15.000 participações. A sorteada foi a Bruna Mayla, de Maceió. De tal forma que criei uma personagem chamada Mayla e que tem tudo a ver com a Bruna. Não a conheço pessoalmente, mas quem sabe um dia eu possa saber como ela é exatamente. Acho que esta interação com o público é fundamental, e aprendi muito no independente. O livro também tem um pouco de mim, pois fui estudante de cinema.

♥) Com certeza você um, dois ou mais escritores favoritos na vida. Qual deles você destacaria?
- Gosto muito do Nick Hornby. O jeito que ele escreve é simples, direto, sem muitos rodeios. Quando li o “Alta Fidelidade” pirei. Falei pra mim mesmo: “Poxa, eu queria ter escrito esse livro!” (Risos).

♥) Você sempre aborda temas cativantes nos seus livros. Em Ainda Não Te Disse Nada você inseriu o uso de cartas, algo tão raro de se ver hoje em dia; em A Máquina de Contar Histórias  você abordou um dramático e lindo problema familiar. Em Surpreendente! qual problemática merece atenção maior?
- O cerne da questão é de um cineasta que descobre que tem um problema seríssimo a resolver. Se ele não correr, não conseguirá realizar seu maior projeto de vida. Como disse, é um livro eminentemente sobre amizade, sobre o que as curvas e retas da estrada podem realizar de transformação na vida das pessoas. Tem muito romance, drama, humor. Acho que ficou emocionante como todos meus outros livros.

♥) Como surgiu a ideia de escrever um personagem com uma doença degenerativa, que o levou à cegueira? Existe algo da realidade do Maurício nisso?
- Eu tenho um amigo que trabalha ao meu lado e é cego. Ele teve essa degeneração. E conversamos muito, escutei bastante. Ele foi meus olhos quando não consegui enxergar coisas para a história. Eu pensei: “O que seria mais complicado e angustiante para uma pessoa que descobre que está perdendo a visão?” Então, criei um cineasta. O livro é um tributo ao cinema, em última estância.

♥) Eu sempre gosto de perguntar sobre o processo de escrita do autor – como foi, onde foi escrito, quanto tempo durou. Pode falar um pouco sobre isso?
- Comecei a escrever o livro logo após a bienal de SP do ano passado (quando lancei A Máquina de Contar Histórias). Foram 4 meses de escrita. Daí a Intrínseca me contratou. E eu continuei mexendo até entregar para eles. O livro foi escrito em Brasília, sempre é. Eventualmente eu viajo para me inspirar. Fui algumas vezes a Pirenópolis, que é onde acontece boa parte da ação.

♥) Há algo de especial que você poderia dizer sobre o livro, como um momento especial ou algo que te emocionou enquanto escrevia, mas sem dizer muito para não estragar a surpresa?
- Há uma cena muito forte, mas não posso detalhar aqui para não estragar. Ela acontece em um escritório que é muito parecido com o meu próprio (coloridíssimo!). O Pedro não queria esquecer como eram as cores, então ele apronta algumas coisas que tornam aquele o lugar mais lindo do mundo. Vale conferir.  

♥) O que Surpreendente! representa para você, Maurício?
- É um divisor de águas mesmo, porque eu sempre sonhei em estar nesta editora. Eles têm dado muito apoio, compraram a briga mesmo. Então, depois de muito trabalho independente e de uma transição muito legal, como foi com a Novo Conceito, agora é hora de testar a coisa em um patamar mais forte. Espero que dê certo. Estou confiante.  

♥) E com certeza nós, fãs do seu trabalho, estamos torcendo por isso, Maurício. Sucesso para você!

Se você ainda não conhece o trabalho do Maurício, acesse o site www.mauriciogomyde.com e saiba mais.
Acessem também o site que a Intrínseca criou para Surpreendente!

E não esqueçam que no dia 12 de setembro ele vai estar na Bienal do livro do Rio de Janeiro, lançando o livro.



Espero que tenham gostado da entrevista. Caso queiram conferir uma entrevista com algum autor específico pode enviar soluções por e-mail (vidaeletras@gmail.com) ou através dos comentários aqui embaixo.

Até mais!
Encontro vocês logo, logo.

Bjux do Diih ♥ 

30 de agosto de 2015

{Primeiras Impressões} Série ‘A Escolhida’, de Amanda Ágatha Costa


Oi gente!
Vamos de primeiras impressões hoje?!

Opa! Calma, calma! Eu sei que domingo é dia nacional da TAG aqui no Vida & Letras, mas é bom quebrar as regras um pouquinho para não ficar chato, não é? Por isso, decidi contar para vocês minhas primeiras impressões sobre o primeiro livro da série A escolhida, de Amanda Ágatha Costa.


***

“Em uma cidade repleta de pessoas desconhecidas, Ari poderia apenas ser mais uma garota dispersa na multidão, como tantas outras que foram abandonadas pelos pais desde a infância. Devido a sua aparente beleza e doçura, ninguém seria capaz de supor que, além de um anjo, ela também é um demônio com sede de poder (...).”
#AmorPuro por essa sinopse.

De blog em blog nesta blogosfera, descobri “A escolhida” e fiquei muito empolgado com a sinopse que li - sem contar que fiquei encantado com essa capa linda - e os comentários positivos acerca desse primeiro livro da série. Tive, então, o prazer de ter contato com a Amanda e ela – um poço de simpatia – me enviou uma pequena amostra da história. Posso falar? Quero esse livro todo! Preciso!

A autora consegue prender o leitor desde o primeiro capítulo e ao mesmo tempo em que tem uma escrita leve, o que faz a leitura fluir muito bem, ela já consegue  nos prender com um mistério. Eu realmente quero saber o que aconteceu nesse passado tão obscuro da protagonista que a fez querer esconder a todo custo o seu lado bom e deixar que o lado negro tome a cena, negando a todos, sendo incapaz de admitir nunca ter esquecido o brilho daqueles olhos escuros (...). O eterno garoto dos olhos negros.

“Quem foi esse garoto? O que ele e seus olhos escuros e cabelos negros representam na vida de Ari?”

Inicialmente pude perceber que uma das mensagens da estória – pelo menos eu consegui enxergar assim - fica por conta da ideia de que todos nós temos um lado bom e um lado ruim – ninguém aqui é puro anjo ou demônio - e que há sempre uma característica dominante de pessoa para pessoa, o que eu concordo piamente.

Quero muito e pretendo fazer essa leitura em breve. Gostaria de agradecer a Amanda pela oportunidade e parabeniza-la pelo sucesso que está sendo “A escolhida”.

Se quiser entrar em contato e conhecer melhor a Amanda acessem www.amandaagcosta.com.br


Até mais!
Encontro vocês amanhã cedinho.
Bju, bju do Diih.


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger