20 de maio de 2016

Malu Moletom e a Campanha do Agasalho 2016



Olá!
Vamos falar de solidariedade hoje? De amor, de respeito, de consideração e de querer bem ao próximo? Vamos falar de dar calor a quem precisa?

Estamos começando a nos despedir do outono e logo daremos boas-vindas ao inverno, que é uma das estações do ano mais queridas e esperadas por muitos. No entanto, para algumas pessoas o inverno se torna um incomodo, um tempo triste, que os fazem sentir mais desprotegidos pelo simples fato de não terem com o que se agasalhar em meio a frieza dos dias.

Pensando nisso, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, do Estado de São Paulo,  Lu Alckmin, criou uma campanha para diminuir o frio dessas pessoas. A Campanha do Agasalho foi criada em 2009, com o intuito de arrecadar cobertores, roupas usadas ou em bom estado de uso também para aqueles que precisam de uma boa vestimenta para trabalhar.




Este ano, a grande surpresa da campanha é um curta-metragem de animação da Malu Moletom. A Malu é uma garotinha doce, feliz, que vive numa cidade onde todo mundo veste todas as roupas que têm ao mesmo tempo. Todos os dias, ao cair da noite, a cidade sofre um terremoto e ninguém sabe ou procura saber do que se trata. Um dia, a garota acaba caindo em um buraco e descobre a razão dos tremores: um gigante vive ali e sente frio e arrepio ao cair da noite. Sensibilizada, Malu tira algumas peças de roupa e veste o Gigante, servindo de exemplo para os demais habitantes da cidade, que acabam tomando a mesma iniciativa. Agora, agasalhado e sem frio, o gigante passa a ser mais um membro da sociedade.

Malu Moletom – uma história para aquecer a todos tem seis minutos de duração e foi produzido pela Vetor Zero. Quem assina a trilha sonora é a Animal Estúdios e a canção “Calor para dar”, é interpretada pela cantora Sandy (A M ❤  S E M  FIM) e o ator Rodrigo Lombardi. É um vídeo lindo, sensível e comovente.

          

A campanha terá duração de dois meses, mas o fundo social recebe doações durante todo o ano, em seu depósito, localizado em Jaguaré, zona oeste de São Paulo. Mas se você deseja participar como um posto de arrecadações deve preencher um formulário, que está no site da campanha.

Para maiores informações acesse: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br

E para baixar alguns conteúdos especiais, como a  trilha sonora do curta metragem e wallpapers da personagem, acesse www.malumoletom.com.br

É uma campanha maravilhosa, de amor ao próximo, um ato de bondade. Se cada um doar uma peça de roupa, com certeza um grande número de pessoas não sentirá frio nesse inverno. Como diria nossa personagem Malu, “com a ajuda de todos, podemos resolver um problemão”. Faça sua parte!

Um beijo, e um abraço com todo meu calor para vocês.

18 de maio de 2016

O Acordo, Elle Kennedy – Amores Improváveis #1



Ops! Olha eu!
Olá todo mundo! Cheguei trazendo resenha de um gênero, que quem acompanha o blog certamente vê muito pouco por aqui. Porém, sou desses que gosta de sair um pouco da zona de conforto e quando aparece a oportunidade eu agarro com força. Por isso, “O Acordo” chegou aqui em casa, foi lido e agora conto para você um pouco mais sobre ele.

“O acordo” é o primeiro livro de uma série intitulada Amores Improváveis, escrita pela autora Best Seller do New York times, Elle Kennedy, um New Adult que vai apresentar ao leitor um casal diferente a cada volume. No primeiro livro da série vamos conhecer o casal Hannah Wells e Garret Grahan.



***

“Hannah Wells conseguiu se interessar por alguém novamente. Mas embora seja autoconfiante em vários aspectos da vida, carrega nas costas uma bagagem e tanto quando o assunto é sexo e sedução. Não vai ter jeito: ela vai ter que sair da zona de conforto. Mesmo que isso signifique dar aula particular para o infantil, irritante e convencido capitão do time de hóquei, em troca de um encontro de mentirinha.

Tudo que Garret Grahan quer é se formar para poder jogar hóquei profissional. Mas suas notas cada vez mais baixas estão ameaçando arruinar tudo aquilo pelo qual tanto se dedicou. Se ajudar uma garota linda e sarcástica a fazer ciúme em outro cara puder garantir sua vaga no time, ele topa. Mas o que era apenas uma troca de favores entre dois opostos acaba se tornando uma amizade inesperada. Até que um beijo faz com que Hannah e Garret precisem repensar os termos de seu acordo”.

Hannah é o tipo de garota disciplinada, que só tira boas notas, é tímida e nada popular. E para ela isso é um ponto positivo na vida. Estudante de música, a garota luta para conseguir vencer o concurso de inverno da faculdade. Ela estuda na Universidade Briar, onde é colega de Grahan. Totalmente diferente de Hannah, o garanhão - capitão do time de hóquei – é o mais popular de todos os garotos, aquele tipo de cara que todas as meninas têm uma quedinha e que tem a garota que quer, na hora que quer, porque todas esperam por uma chance com ele. Exceto Hannah, que se vê perdidamente interessada por Justin, o garoto do time de futebol.

De longe essa história parece um verdadeiro clichê para você? Chegue mais perto e tenha certeza de que sim. O Acordo é um livro totalmente clichê, onde o garanhão do colégio, no caso aqui da faculdade, pode ter a atenção de qualquer garota, menos a da menina mais “sem graça” e menos popular da turma - essa o evita a todo custo. Junte um esporte qualquer, uma definição perfeita de um rapaz e seu orgulho ferido e você terá todos – ou quase todos – os elementos para se fazer uma história sobre um amor improvável.

Dito isto, preciso ressaltar que, apesar de todo esse clichê, o livro conta com uma narrativa agradável e que prende o leitor facilmente. Um diálogo engraçado aqui, uma dose de romantismo ali, uma situação polêmica lá. Além disso, temos dois narradores, um em cada capítulo, o que tem sido uma tática muito usada e que tem funcionado muito atualmente na hora de narrar uma história. Somos apresentados às perspectivas dos protagonistas Garret e Hannah, de modo que encaramos os dois lados do espelho.


Quando li a sinopse me interessei de cara porque devo confessar que gosto de um clichê. Se for bem colocado, se ao menos o estilo do autor estiver estampado na escrita dele para mim é válido. E eu gostei da escrita da Kennedy. Imaginei que seria um livro onde a tensão sexual estaria presente a todo o momento e me enganei. Não é bem assim. O romance não acontece da noite para o dia, a relação entre os personagens é despretensiosa, simplesmente acontece. Nada foi forçado demais na relação entre Grahan e Wells.

Até aqui eu me sinto satisfeito. Porém, preciso dizer que me decepcionei com o discurso machista com o qual me deparei em alguns momentos na trama. Não sei se essa é uma característica proposital nos romances adultos - que seja! -, mas para mim, é inaceitável que isso não tenha mudado ainda nesse tipo de história. Eu odiei Garret inicialmente porque ele se mostrou um cara machista, que acha que uma mulher precisa do prazer que ele dá para se sentir satisfeita. A mulher não precisa se curvar diante disso, mas todas elas se rendiam, com exceção de Hannah, que mesmo assim em alguns momentos escorrega e se mostra submissa na vida.

Fiquei muito incomodado com isso e irritado com o estereótipo que paira sobre os personagens também. As garotas são as oferecidas, que querem a todo custo e fazem de tudo para estar com o garoto popular da universidade. Esse que é o capitão, que sempre vence, que é um deus na cama, que tem todas as mulheres aos seus pés. Aliás, os rapazes são todos lindos, garanhões e desejados. São fortes, viris, brancos, de olhos claros e cabelos lisos. Ah, são todos bem dotados também!

Nem sempre o que é comum deixa de ser atraente. Nem sempre o super dotado é aquele que vai te proporcionar o melhor sexo da sua vida.


Estereótipos e machismo à parte, o casal principal é apaixonante e consegue surpreender você. Quando a chuva de pretensão e machismo se afasta de Garret, ele se mostra um rapaz digno, apaixonante e romântico. Os diálogos não são dos mais tocantes, nem dos mais inteligentes. Alguns são desnecessários e não causam efeito algum, além de um sorrisinho de canto de boca, que traduzindo diria a você: - “que ridículo”.  Ao mesmo tempo, Hannah não é a mocinha boazinha o tempo todo e mostra que mulher também tem seu lado de moça má – se é que você me entende.

O acordo é um livro para ler sem muitas expectativas, para o leitor que quer leitura fácil e leve. Ele te prende com uma narrativa agradável e situações típicas do cenário universitário – que já estamos habituados a ver -, e até pela presença de assuntos polêmicos, abordados de maneira muito rasa na história, infelizmente. Não é o tipo de história que vai acrescentar coisas grandiosas e te cobrir de reflexões. Mas se você deseja uma história sexy, com um pouco de drama e graça vai se sentir satisfeito.  



O livro será publicado pela Editora Paralela e chega às livrarias no próximo dia 25 de maio.

Bjux e até mais!

16 de maio de 2016

[#PossoFalar?] O que os leitores estão dizendo sobre ‘O Sorriso da Hiena’, Gustavo Ávila



Ei, pessoal!
Bom dia para vocês! Tudo bem? Feliz segunda-feira e que a semana comece linda para nós.
Hoje estou estreando aqui no blog uma nova coluna. Não há dia definido para ser publicada, mas sempre estará por aqui. Se chama #PossoFalar? e é uma espaço onde vou reunir depoimentos de alguns leitores, acerca de um determinado livro (lançamento ou não). É uma maneira de divulgar a obra, consequentemente o autor, e fazer um apanhado de opiniões para que aquele leitor que ainda não leu possa ter uma ideia do quanto tal título está sendo bem criticado ou não.

“O Sorriso da Hiena” é um livro nacional, do autor Gustavo Ávila, lançado em 2015, de maneira independente. Desde o seu lançamento, o livro vem recebendo elogios e mais elogios dos leitores. O sucesso foi tanto que a Verus Editora comprou os direitos autorais e irá publicá-lo em breve. As opiniões positivas sobre o livro podem ser lidas em grande quantidade, enquanto as opiniões negativas* ocupam um número muito baixo, se comparadas à quantidade das boas críticas. Abaixo você pode ler depoimentos de alguns leitores sobre o livro.



***

“O sorriso da hiena não é mais só mais uma história de serial killer. O debate central foi muito além de um mistério policial, e se estendeu até a camada mais obscura da alma humana. Até que ponto somos vítimas dos acontecimentos? Qual a matéria prima que compõe a natureza humana? Somos essencialmente bons ou maus, ou transitamos num espectro de imperfeições? É sensacional!

(Danielly Varjão, do Instabook @danny_med)




“É uma leitura impactante e surpreendente. Um ahistória que fala sobre pessoas, traumas, limitações, pensamentos complexos, bondade, maldade e principalmente sobre a complexidade da mente humana”.

(Laíse Caroline, Blog Mundo Sublinhado)








“Achei de uma frieza incrível, muito bem escrito, com personagens reais e muito bem construídos, suspense na medida certa e um desfecho perfeito. Leitura Nacional de muita qualidade”.




“O Sorriso da Hiena é uma história complexa e intensa. Qual é o limite do certo e do errado? O quanto um acontecimento pode impactar o resto da sua vida? Essas e muitas outras questões são belamente exploradas e expostas ao leitor, de uma forma que não deixa brecha para respirar até a última página”.
(Amanda Ferreira, do instabook @mandy_itbook)





“Definitivamente não é apenas mais um thriller nacional. A profundidade, a frieza, a inteligência e o poder que esse livro tem de nos fazer refletir sobre as camadas e nuances da natureza humana é impressionante e genial. (...) O Sorriso da Hiena é um dos melhores livros que eu já li até hoje. Junte tudo isso ao fato do Gustavo ser uma pessoa maravilhosa, sempre atencioso e solícito... é a fórmula perfeita para uma carreira longa e bem-sucedida. Anote aí: Ainda vamos ouvir muito o nome de Gustavo Ávila!”
(Tamires Marins, Blog Meu Epílogo)





É UM EXCELENTE LIVRO DE ESTREIA POR VÁRIOS MOTIVOS. O primeiro é o enredo: o Gustavo criou uma história que prende o leitor a cada capítulo. O segundo é a insanidade da história e todas as coisas que ela te faz questionar. O terceiro são os personagens que têm traços extremamente condizentes com a realidade e, ao mesmo tempo, são fundamentais em algum momento do livro (...). É um conjunto surpreendente de bons elementos que deram certo. Com certeza, recomendo a todos (que têm um estômago forte) O Sorriso da Hiena”!
(Alfredo Neto, Blog Paginou)


E você o que achou do livro? Já leu? Gostaria de ler? Escreva sua opinião nos comentários também, conte-me tudo!

*Para equilibrar a postagem, tentei trazer opiniões negativas também, afinal elas existem, porém, não tive permissão para publicá-las aqui.
**De moro geral, a quantidade de opiniões positivas sobre o livro é maior, totalizando a média de 4,4 estrelas no Skoob.

SINOPSE:
“Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de pesquisar um estudo, que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por traz dele, há a intenção de fazer o bem?”

Número de páginas: 304

Um B-jão pessoal, até a próxima.

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger