24 de janeiro de 2019

Floresta Escura, livro de Nicole Krauss


Olá! 
Como vai?

Para continuar com a atualização das resenhas que faltam, dos livros que li ano passado, trago um texto sobre "Floresta Escura", livro da autora Nicole Krauss, lançado pela Companhia das Letras. Assim como aconteceu com a leitura anterior esse livro foi lido pelo método da tentativa - precisei começar e recomeçar até chegar ao fim.


Quando Floresta Escura me foi apresentado o que me chamou atenção foi o nome da autora. Eu sabia que em algum momento ou algum lugar eu já havia escutado alguém falar sobre ela e por isso, mesmo sem lembrar de onde ouvi falar de Nicole Krauss, decidi que iria ler o livro. Acontece que nem mesmo o aclamado nome da autora já publicada em 35 países me fez gostar da leitura. 

O livro traduzido por Sara Grunhagem nos envolve numa narrativa em que os detalhes são super valorizados e os diálogos escassos. Temos aqui dois personagens tentando encontrar sentido para os feitos de suas vidas e que se identificam em capítulos alternados. Jules Epstein é um advogado de 68 anos que decidiu se afastar dos amigos e familiares e agora está escondido. Ele simplesmente desapareceu em Tel Aviv e antes disso fez doação de tudo o que tinha de mais precioso, coisas que foram conquistadas em anos de carreira.

No capítulo seguinte temos a voz de Nicole contando sobre sua própria caminhada como escritora. Passamos então de uma narrativa em terceira pessoa para uma narrativa em primeira. A mulher está presa em um casamento que não está feliz e se vê sem criatividade para escrever. Enquanto tenta a todo o custo escrever uma nova história e pensa seriamente em terminar seu casamento ela se vê tentada a visitar o Hottel Hilton de Tel Aviv onde viveu boa parte de sua infância. Agora ela tem a desculpa de fazer uma pesquisa e escrever uma história sobre aquele lugar. Mas ainda não sabe como fazer isso. Quando encontra o tio no hotel e ele a apresenta a um professor aposentado que quer que ela faça parte de um projeto até então misterioso, a vida da escritora começa a mudar.

Seja pelas angústias que sentem ou pela falta do encontro com quem estão sendo nesse momento da vida, Nicole e Epstein vivem situações de vida semelhantes. Eles vão se encontrar em algum momento - embora isso não fique claro na história - porque neste momento estão se sentindo perdidos, mas ambos têm como destino desejado o Hottel Hilton, o que permite que o leitor suponha que ambos estão caminhando juntos nessa jornada.

Outra história será contada quando um dos personagens citarem Franz Kafka. Claro que a história da vida do famoso autor de "A Metamorfose" não é a história real, mas segundo a narrativa ele não morreu de tuberculose, mas ficou recluso por muito tempo em Israel desconectado de tudo e de todos, assim como acontece com Epstein e Nicole. O propósito é encontrar sentido na frustração que sentem em relação vida ou simplesmente vencer seus demônios?


Deixando transparecer na narrativa a ideia de que a literatura é importante para preservar a história de uma vida ou de um povo - o que eu concordo completamente -, Nicole Krauss nos leva numa caminhada cansativa pela vida de dois personagens complexos e faz a analogia da importância da transformação pela qual o ser humano deve se permitir passar com a "metamorfose" de Kafka. Em que momento da nossa vida devemos nos permitir mudar e buscar novidades na nossa vida? 

"Floresta Negra" não foi uma leitura que me marcou ou que me deixou empolgado. Foi também uma leitura lenta que me cobrei fazer somente porque me propus a começar. Para mim não funcionou mesmo com a presença de frases impactantes e que faz o leitor repensar a vida - que é uma coisa que prezo num texto. Talvez seja o estilo, a narrativa que não dialoga com minha personalidade como leitor ou simplesmente o meu momento de leitura. Seja como for, não é um livro que irá agradar a qualquer um, mas cabe a todo leitor decidir se deseja se aventurar ou não.

Um beijo,
até a próxima!

22 de janeiro de 2019

Aos Dezessete anos, livro de Ava Dellaira, autora de Cartas de amor aos mortos


Olá, ♥️
Estou de volta nesse finalzinho de férias e voltando com a programação normal do blog. Eu estava precisando dessa pausa e estou voltando renovado. Breve o blog será reformulado - pois fará 12 anos -, mas por enquanto vamos de resenha. É de um livro que li no início do ano passado, e que infelizmente não me empolgou tanto quanto eu achei que aconteceria. Então, decidi dar um tempo, reler e só então trazer minha opinião definitiva sobre ele.

Quer saber o que achei da leitura? Só vem!


Aos dezessete anos é o segundo livro da autora de "Cartas de amor aos mortos", e foi o primeiro livro de Ava Dellaira que li. Primeiramente o nome da autora já aclamado me fez ter interesse pela leitura imediatamente; depois a capa do livro tem muito a minha cara; e então, a presença de uma garota negra de cabelos crespos na capa me convenceu de uma vez.  Então eu li.

O livro traz à tona o passado e o presente e a ideia de que o passado diz muito de quem somos hoje. Sendo assim, Angie, uma garota de dezessete anos, caminha pelo passado e refaz os passos de sua mãe Marilyn enquanto ela tinha sua idade. Marilyn foi muito conhecida no passado quando passeava pelos holofotes gravando comerciais e fazendo sessões de fotos publicitárias. No entanto, nada disso agradava a menina. Na adolescência, precisou lidar com a pressão de entrar numa boa faculdade e com a família problemática. E além disso tudo, teve que lidar com o amor. Um amor bonito, mas muito difícil. Ao contrário da mãe, a vida de Angie é muito diferente e mais calma. Sempre muito bem cuidada,  é cercada por muito carinho. Vive seus passeios e suas festas como toda adolescente de sua idade, mas também encara os problemas da vida. E o principal deles é o olhar de estranhamento das pessoas. Tudo isso porque ao contrário da mãe - mulher loira de cabelos claros - Angie é negra de cabelos cacheados. 

Sobre a narrativa do livro.

 Para mim, infelizmente não deu. Eu comecei a ler e li novamente o prefácio e de forma alguma me senti tocado ou preso à leitura. Custei a mudar de página e quando consegui me deparei com uma narrativa leve e agradável, mas com um texto que não me apresentou elementos empolgantes a ponto de me prender na leitura. Entenda: não foi a escrita da autora que achei ruim, mas sim o texto que também não diria ruim, mas que também não tenho como espetacular. Afinal, custou muito para que eu finalmente pudesse me conectar e ter simpatia pela história.

Sobre a questão do racismo presente na história é um destaque que faço positivamente. Gostei muito da forma leve como foi colocada no texto sem ser forçado e que mesmo com toda a sutileza da abordagem não perdeu a força. Achei interessante também como o passado e presente se encontram revelando mais de cada personagem. Foi uma ideia muito bem colocada e justamente por isso acreditei que teria um texto mais interessante. 


O trabalho de capa da Editora Seguinte é espetacular. Dialoga perfeitamente com meu estilo, por isso me atraiu tanto quando finalmente a capa foi divulgada. A questão da fotografia, a garota com seus cabelos cacheados na capa em forma de colagem e a cor azul que traz toda uma leveza visual e que de alguma forma não pretensiosa também dialoga com a leveza da história.

De modo geral esperei mais do livro do que recebi. Para mim não foi uma experiência marcante nem tão boa quanto imaginei que seria. A leitura arrastada e que não me empolgou facilmente tornou toda a leitura do texto cansativa. No entanto, destaco o ponto forte que é a questão da representatividade muito bem colocada e que me deixou satisfeito. Não é um livro que indico de olhos fechados, mas parece que funciona muito bem para os fãs da autora e para qualquer outra pessoa, afinal cada um enxerga as coisas de uma maneira.

Lembre-se: essa é a minha opinião e isso não deve influenciar na sua vontade - ou não - de ler o livro. Então, se quiser ler siga em frente e tire suas próprias conclusões. 

Bjão,
Di ♥️
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger