19 de janeiro de 2017

'Dois Irmãos':Uma HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá sobre a história de Milton Hatoun



Olá, pípol!

Aproveitando que a Rede Globo está exibindo a minissérie "Dois Irmãos" decidi trazer para vocês minhas impressões sobre a história, a partir da leitura do HQ de Fábio Moon e Gabriel Bá, vencedores do Prêmio Eisner pela graphic Novel "Daytripper", que estreou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos a Amazon e do New York Times, em 2011. 

A história em quadrinhos dos irmãos (gêmeos) paulistas é uma adaptação da história dramática do manauara Milton Hatoum, um dos autores nacionais mais consagrados da literatura contemporânea - o livro original vou vencedor do prêmio Jabuti, no ano 2000.

Dois irmãos apresenta a história dramática de uma família de libaneses, que se firmaram no estado de Manaus no início do séculos XX e tem como tema central a relação de extremo conflito entre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar. A história é contada por Nael, um garoto criado pela família, filho de Domingas, empregada da casa, narrador que relata o que presenciou durante a infância e que por isso tenta escrever sua própria história a partir dessas relatos. Logo nas primeiras páginas da HQ nos deparamos com quadrinhos que nos mostra Zana, a mãe dos gêmeos, fazendo um passeio pela antiga casa onde morou por tantos anos. A nostalgia, melancolia e solidão estão perfeitamente expressas nas imagens iniciais, que se abstém do texto e nos convida a fazer uma leitura imagética. Em seguida, a história segue seu rumo e nos é apresentada pelas lembranças dos personagens, principalmente dos irmãos ainda crianças, quando desde já apresentam personalidades completamente diferentes e a prematura rivalidade entre eles.

Os meninos disputam uma mesma garota, a atenção e o olhar da mãe e do pai, o trabalhador Halim - esse que tem afeição maior pelo filho mais velho, Yaqub. Um é ligado aos estudos, enquanto o outro é da vida de baderna, bebedeira e pratica atos de vandalismo. À medida que os meninos vão crescendo e grandes confusões acontecem entre eles, os pais decidem mandar Yakub para viver numa vila no Líbano e quem fica é Omar, o suposto e aparentemente "queridinho" da mãe, que vai viver sob o teto dessa mulher controladora e ciumenta. Quando volta para o Brasil cinco anos depois a relação conflituosa entre os irmãos é evidente e então o leitor vai presenciar os caminhos distintos pelos quais os gêmeos seguirão na vida: um é bem sucedido, embora sempre calado, introspectivo e inteligente; o outro mimado e totalmente boêmio, violento, talvez não seja um homem forte. É o momento em que a família também se divide.


A parte histórica da obra de Hatoum está muito bem colocada na HQ, que conta com um "resumo" que não deixa a desejar em nada. As imagens com seus traços muito bem marcados e cheios de pequenos e importantes detalhes dialogam perfeitamente com o leitor já envolvido com o enredo, esse que também nos conta um pouco sobre o processo de crescimento da cidade de Manaus entre os séculos XIX e XX. Os quadrinhos também trazem a parte da história em que é apresentada a questão da imigração dos libaneses para o Brasil e faz um desenho lindo do momento em que a "Cidade Flutuante" é demolida. 

Os traços dos irmãos Fábio e Gabriel são excepcionais e conseguem traduzir perfeitamente os sentimentos, expressões faciais e estado de espírito dos personagens, que são extremamente complexos, inclusive. Além disso, a escolha pelo P&B nas imagens foi certeira no sentido de que isso conduz o leitor ao passado e representa muito bem as aflições dos intérpretes. 


Se você não teve a chance de ver a minissérie da Rede Globo desde o primeiro episódio e está se sentindo perdido com a história, sugiro que leia a HQ - volto a dizer, não deixa a desejar e apresenta tudo o que você realmente precisa saber. Mas leiam também o livro completo porque vale muito a pena. 

|Os gêmeos eram dois opostos, habitando o mesmo corpo e dormindo sob o mesmo teto.|

XOXO,☆


15 de janeiro de 2017

A Palavra é 'NOVIDADE'


Há poucos dias estávamos festejando a chegada do novo ano, com muita festa, brindes, família e reunião de amigos. Um novo tempo começou e já estamos a 15 dias dele, mas você já parou pra pensar o que mudou? O que você gostaria de mudar? Já parou pra pensar sobre o que você quer para esse ano?

Vai ano, vem ano e parece que a única referência que marca isso é a última da data antes do recomeço representado pelo número 1. Aquele momento em que estamos para começar um novo jogo, o início da primeira de longas partidas que enfrentaremos nos próximos 365 dias. Porém, no início tudo parece muito tranquilo, os obstáculos são raros, mas eles estão apenas escondidos só esperando para tomar a cena. E não é por isso que nós, jogadores, vamos desistir de jogar, é? É preciso parar para pensar nas estratégias do jogo e seguir em frente. Caindo, levantando, mas fazendo valer a ideia de que chegamos a um ano novo e por isso temos por obrigação nos presentear com novas metas, novas ambições, além de renovar nossa força para as novas batalhas. 

Você já traçou suas metas e já fez sua primeira jogada?

Para cada ano eu escrevo uma palavra e guardo, decretando que essa é a palavra cujo sentido é o que vai movimentar meu novo ano. E para 2017 eu escolhi NOVIDADE. Cada um conhece suas necessidades e sabe do que deseja para si. Eu quero e estou em busca de coisas novas, e vocês? 

A gente começa o ano criando metas de leituras, de quantos livros vamos ler em cada mês e quais. Que tal organizar uma meta para a vida também? Sei que muita gente já faz isso, mas também sei que há pessoas que vivem no ritmo "deixa a vida me levar". Pode parecer clichê, algo como auto-ajuda, mas da mesma forma que sinto necessidade de ler palavras de incentivo eu tenho muito prazer em escrevê-las também. Então responda para você mesmo: O que você tem planejado para esse ano? Que lugares você deseja conhecer? O que você gostaria de aprender de novo? Em que âmbito da vida você deseja se desafiar?

Temos uma chance para fazer diferente e compensar o erro todos os dias, bem como temos o prazer de comemorar os acertos. Os acertos nos atiçam a querer mais, logo fabricamos novos sonhos para correr atrás; enquanto o erro atiça nossa vaidade e nos impulsiona a querer mostrar a nós mesmos o quanto podemos vencer, o quanto podemos ser melhor. Aproveitar essas duas vertentes é ser inteligente e uma pessoa inteligente tem planos, é ambiciosa. Que tal focar num grande projeto e lutar o melhor que você pode para realizar o que deseja?

A gente sabe que não é fácil, né! Eu já tentei desistir de tudo tantas vezes: o blog eu já quis apagar, a faculdade eu já quis largar, quando trabalhava quis mudar de emprego várias vezes. Como bom aquariano que sou só queria voar e fazer uma coisa diferente todos os dias. E não poder fazer isso muitas vezes foi desesperador. Mas então eu descobri que eu não poderia voar, mudar de emprego todos os dias, largar a faculdade e abandonar meu cantinho virtual, no entanto eu poderia fazer do meu trabalho um lugar melhor, reorganizar minhas táticas de estudo e dar uma cara nova ao blog. Eu descobri que para cada coisa que faço, quando elas simplesmente parecem chatas demais, eu posso vesti-la com uma roupa nova, escrever esse capítulo da vida de forma diferente. Você nem sempre pode mudar o que tem ao seu redor, mas você pode trocar as coisas de lugar e substituir outras.

NOVIDADES é a palavra de ordem para minha vida esse ano. E eu já comecei: ao invés de pedir pizza de calabresa (eu só pedia desse sabor) eu pedi uma de sabor suprema; ao invés de comer no Mc Donald, eu encarei a Burger King (e agora tenho certeza que sou team MC). Eu decidi que vou ler mais o que quero, postar fotos quando quero, me dedicar a fazer coisas como pintar e treinar caligrafias decorativas (coisas que eu fazia quanto tinha 15 anos e de repente parei), entre outras coisas. Quero ir mais a festas, conhecer mais pessoas, ousar mais, relaxar mais. E não para por aí. 

EU QUERO NOVIDADES para mim e para vocês. Portanto, se ainda não listou o que desejam e o que não desejam para esse ano ainda é tempo. Na verdade é sempre tempo de tentar fazer as coisas valerem a pena. É sempre tempo de inovar. 

XOXO,


© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger