31 de maio de 2018

Dicas para um bom comportamento nas redes sociais


Olá, ♥️

Sabemos o quanto a tecnologia cresce continuamente e as redes sociais estão aí para tornar nossa vida mais prática, além de nos aproximar mais - embora também nos afastar em diversos momentos. Mas o que muitas pessoas parecem não saber ainda é que, embora não estejam cara a cara com quem estão mantendo um diálogo ou a quem se propôs a enviar uma mensagem, a educação é necessária para que não sejam inconvenientes e grosseiras.


 A seguir, algumas dicas do que você não deveria fazer nas redes sociais, durante a interação com as pessoas.
NO WHATSAPP

Enviar áudio é uma das características do serviço de whatsapp, que também permite chamada de vídeo e de voz. Mas o serviço existe para que sejamos precisos com assuntos importantes e urgentes. Portanto, saiba quando enviar um áudio, pois nem sempre o receptor pode escutar. Há pessoas que costumam enviar áudios de longa duração e isso acaba se tornando chato por vários motivos:

★ O ambiente onde a pessoa está (pode estar trabalhando, assistindo uma aula, participando de um curso, ou num ambiente como muita gente, etc.);

★A pessoa não pode escutar o áudio no momento em que gostaria, gerando uma ansiedade desnecessário no receptor;

★ O receptor simplesmente pode não gostar de escutar áudios;

O mesmo acontece com chamadas de vídeo e de voz. O espaço de enviar mensagens instantâneas por onde você pode buscar soluções existe. Não custa nada perguntar "eu posso ligar?" ou "você está podendo me ouvir?", e até marcar um horário para troca de áudios, fazer uma chamada de vídeo e de voz. Pergunte também se o outro gostaria de fazer parte de determinado grupo, evite sair por aí adicionando as pessoas sem a permissão delas.

 NO FACEBOOK

Houve um tempo em que a privacidade da rede social era mais justa. Hoje em dia, por mais que você configure para ser um pouco mais reservado você ainda consegue ser monitorado de alguma forma. Imagine então o desejo por mais privacidade e pessoas que não sabem o limite ou não tem educação para interagir? São coisas que não combinam, não é?
Então que tal entender o outro e respeitar o espaço dele, ainda que estejamos todo no mesmo espaço para interagir?
★ Assim como no whatsapp, evite fazer chamada de vídeos se não for necessário ou sem antes perguntar;

★ Saiba o que comentar na foto do outro, pois não tem coisa pior que comentários íntimos demais, com brincadeiras que fogem dos limites e com bate papo - a não ser que seja uma imagem que peça a discussão. Porque para as demais coisas existe o messenger, onde você pode conversar no privado e mais à vontade.

★ Tenha limite na hora de marcar pessoas com quem você não tem intimidade o suficiente. Não há coisa pior do que ser marcado o tempo inteiro em mensagem pedindo compartilhamento e curtidas. Entenda que a gente compartilha na rede aquilo que combina com nossa ideia, ponto de vista e modo de vida. Não cabe compartilhar alguma coisa da qual o outro não acreditamos ou confiamos, mesmo que seja apenas um pedido de ajuda. Tenhamos bom senso;

★ Se chamou para uma conversa saiba conversar. Começou um assunto, saiba o momento de parar. Pessoas dizem que "deixar o outro no vácuo" é um tipo de resposta, mas na verdade isso é uma falta de educação e consideração enormes. Se vai deixar o outro "falando" sozinho não começa a conversa ou simplesmente avisa que precisa se ausentar ou não está num momento bom para conversa. Isso serve para o whatsapp também e todas as redes que possuem serviço de mensagem instantânea.

 NO INSTAGRAM

O instagram e uma das mais novas redes sociais, embora seja muito conhecida e aproveitada por usuários de todo o mundo. Inicialmente o serviço permitia apenas trocas de fotos e comentários, mas com o tempo foi se aperfeiçoando, de modo que agora muitas empresas e bloggers vendem seus "trabalhos" no agora chamado "microblog". Mas há muita gente mau educada passeando por lá, com atitudes nada agradáveis.

★ Se não conhece ou não faz parte da conversa não entre no assunto. Ainda que essa seja uma rede social precisamos apostar no nosso bom senso SEMPRE. Para resumir, "não se meta onde não é chamado". Com certeza você sabe quando deve ou não fazer algo;

★ Pare de mendigar seguidores. Essa coisa de "Me segue de volta?" é muito chata. Ninguém é obrigado a seguir o que não quer ou o que não se identifica. Que tal mudar o seu comentário padrão para uma curtida numa foto, um comentários legal sobre ela? Assim você será visto e se o outro se identificar e quiser seguir, certamente assim ele fará. Sem contar que é uma maneira mais educada e que possibilita que uma boa amizade possa acontecer;

★ Marcar pessoas que não conhecem em sorteios: não faça isso. Ser marcado em sorteios o tempo inteiro é muito chato. Principalmente se for por pessoas que a gente não conhece. Mais uma vez volto para uma questão: não é com tudo que o outro se identifica. Nem todo mundo quer ler o livro que você deseja, ou ganhar a maquiagem que você quer. Há pessoas que não gostam de maquiagem, nem de discutir leitura. Então, não marque. Se não conhece, não marque. E se marcar que seja esporadicamente;

★ Enviar mensagem com vídeo ou imagem sem assunto: existe uma grande chance de eu deixar sem resposta uma pessoa que me manda mensagem, simplesmente por mandar, sem no mínimo escrever sobre o que é e o por quê da mensagem. É tão simples um "Boa noite, segue um vídeo sobre leitura que achei que você pudesse gostar", ou "Segue um vídeo meu, talvez você possa gostar. Vou gostar de ter sua opinião". Isso é mais educado, deixa a pessoa com vontade de interagir. Mas se isso se aplica aos amigos também, afinal o outro não é obrigado a descobrir o que ele quer compartilhando aquela mensagem.


 NO TWITTER

O twitter é uma das minhas redes sociais favoritas, se não a primeira. Uma rede social onde há um fluxo muito grande troca de ideias, das mais simples às mais necessárias e até absurdas. O que pega de muito feio no twitter é a questão de comentários com expressões e palavras de ódio. Você não precisa concordar com tudo o que dizem, mas saber debater e discutir opinião e essencial. E é uma questão de ser educado para isso também.

Aconteceu de eu postar um frase dizendo que apesar de não me identificar com o tipo de música que o cantor Kevinho canta, eu gosto e me divirto com ele. Isso foi o suficiente para vir um rapaz que nunca vi ou conversei na vida e me chamar de sem cultura, que eu apoio maconheiro e outra série de absurdos por conta disso.

Por favor, não seja esse tipo de pessoa. Se você não conhece o outro, não sabe nada sobre a vida dele saiba o que comentar e seja cortês na sua opinião.

Saber se comportar na rede é o mesmo que saber se comportar socialmente. Afinal, estamos lidando com pessoas de maneira direta e também indireta. PORTANTO Não é a sua vontade sempre, é a vontade do outro e conforto dele também. Saber agir com educação é essencial para um ótimo relacionamento em grupo (quando estamos num grupo específico) ou entre duas pessoas. Pare para refletir.
Espero que tenha gostado. E se gostou pode compartilhar também. Isso aqui não é vídeo, não é youtube, mas é texto e faz bem para exercitar a leitura - estamos precisando. Portanto, merece ser compartilhada se você se sentir à vontade.
Um Beijo
com carinho.★ 

28 de maio de 2018

[#3] PARA VOCÊ, COM CARINHO


Oi! Como vai? Hoje finalmente trouxe a postagem do projeto "Cartas para você", que deveria ser postado no dia 10. No entanto, por causa de problemas com a internet e até de tempo, não ainda não havia conseguido publicar. Então, aqui está mais uma carta para você. E se gostar curta e compartilhe nas redes sociais, talvez essas palavras estejam a procura de mais alguém.

Que esta carta consiga tocar seu coração e que você se sinta amada.


Salvador, Ba
28 de maio de 2018

Olá,

Hoje senti necessidade de lhe escrever. Há poucos dias lembro que tivemos uma conversa e confesso que ainda hoje estou pensando nela. De fato você finalmente se abrir foi algo que fez muito bem para mim, mas acredito que se ainda não fez fará muito bem a você também. Sabe, quando a gente se abre, se revela, deixa que nossas aflições escorram como água para qualquer lugar. Com isso a gente se sente mais à vontade para tentar dar o primeiro passo para a mudança. 

Há tempos me pergunto por que em todas as fotos você está sempre escondida, no canto, quase de propósito para ninguém notar. E enquanto todo mundo está sorrindo você está séria, sempre com o olhar caído, parece cansado. Pensava: "Será que ela tem dormido bem, tem se dedicado a ela mesma?". Mas depois de tudo o que você me contou quero que saiba que te compreendo bem e estou aqui para lhe escutar, te apoiar e fazer você seguir os próximos dias com um sorriso no rosto mesmo com as adversidades da vida. Mas eu só posso fazer isso escutando você e lhe dando apoio.

Você reclama do seu dente que é feio e que você não tem condições de ajudar. Você me diz que isso te impede de sorrir nas fotos. E reclama do seu cabelo, do seu jeito de andar e do formato do seu rosto. Eu entendo sua vaidade, pois também sou muito vaidoso. Mas infelizmente vivemos sim um mundo cruel onde a beleza é o principal fator para se ter oportunidade na vida, no amor e em várias outras coisas. Há um padrão que dita quem devemos ser e como devemos ser. Mas e daí se você for diferente? Eu sou muito a favor da mudança, mas quando ela existe para agradar a nós mesmos. Porque quando isso acontece para que tenhamos a oportunidade de agradar os outros, para que o outro possa nos notar, já não é algo tão legal. Você não precisa provar ou mostrar nada par ninguém. Seja você.

Você reclama, se esconde, se priva de tanta coisa, mas não lhe vejo fazendo algo para mudar. Não acha que está sendo injusta com você mesma desse jeito? Quando a gente se incomoda com algo, a menos que não seja da nossa conta, devemos levantar e seguir em frente, buscar o melhor jeito de chegar onde queremos. Você deve levantar, ir lá e fazer o que quer. Acha seu cabelo feio, vai ao salão apostar num corte diferente. Se acha seu dente ruim e não pode fazer um tratamento particular, certamente existem atendimentos gratuitos. Vai ter uma longa espera, datas distantes, mas vai acontecer. Acha seus olhos feios e sua pele não te agrada também, aposta na maquiagem. Se arruma para você, você merece. Mas se esconder e chorar não vai mudar nada disso. Até que você chove - e eu espero que você faça isso mesmo, pois vai lá fazer bem -, mas chore e dê o primeiro passo.

Você é uma mulher linda, batalhadora e amorosa. Sua força é admirável. Você apenas acha que não é forte, mas está aqui passando por tudo isso de pé. A maneira como você cuida dos seus é de um amor que não tem explicação, é lindo de ver. Então dê um pouco desse amor a você mesma. Levante a cabeça, olhe-se no espelho e veja como você está se deixando para depois mesmo sem querer. Pergunte-se onde precisa melhorar, por qual caminho seguir. Peça ajuda, certamente as pessoas que te amam não vão virar-lhe as costas. E no mais, você pode fazer terapia (também há serviços gratuitos e bons espalhados pela cidade), isso me ajudou tanto. Aliás, isso é de uma ajuda imensa para qualquer pessoa. Se você fizer, certamente terá mais ânimo para seguir na batalha.

Gostaria de lhe ver sorrir em breve. Daquele mesmo jeito que você costumava sorrir, com uma alegria e um brilho no olhar que ultrapassava qualquer imagem e contagiava a qualquer pessoa. Quero ver aquele seu bom humor, seu cabelo despenteado, mas ainda assim bonito. Quero te ver bem, satisfeita com o mundo ao seu redor e com você mesmo. Porque você é linda e é incrível. Seja linda e incrível para você mesma também. Dê ao outro, mas deixe um pouco para você. Receba um abraço, mas se abrace com carinho também.

Sorria, menina. Não deixe isso para depois.

Um beijo, com amor. ♥️

- Essa carta é parte do projeto CARTAS PARA VOCÊ♥️ feito junto com a Monique no blog Vivendo Sentimentos e a Emy, do Blog MerakiPostaremos cartas com temas aleatórios todo dia 10 de cada mês. Você também pode participar. Envie o link de seu texto para vidaeletras@gmail.com
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger