18 de março de 2016

‘Ela Está Em Todo Lugar’ (Princess X), Cherie Priest



Olápessoas!

Gostaria de começar a postagem/ resenha de hoje pedindo desculpas pela quantidade mínima de postagens na semana. A faculdade está “daquele jeito”, o período de provas já começou e vocês sabem o que isso significa, no que isso tudo resulta, não é? Obrigado pela compreensão de vocês – peço desculpas também pela falta de visitinhas aos blogs de amiguinhos e colegas.

Agora vamos ao que interessa. Ela está em todo lugar. Alguém já viu a Princess X por aí?! Se ainda não viu vou contar um pouquinho sobre ela e quem sabe vocês possam ter um encontro bacana!


May e Libby se conheceram ainda no jardim de infância, quando se mudaram no mesmo ano para a mesma escola. Juntas criaram a Princess X, uma princesa com toda uma história de vida e traços lindos. A personagem criada por Libby, com história de May, é uma heroína belíssima e diferente de todas as outras que alguém já viu. É através dela que as duas vivem aventuras e exploram a imaginação como nunca fizeram. Mas a misteriosa morte de Libby e da mãe dela num acidente de carro interrompe a vida no mundo paralelo habitado pelas amigas. Os anos se passam e durante um passeio May começa a ver imagens da Princess X espalhadas pela cidade, em formato de adesivos e pôsteres, e descobre um site especializado em vendas de produtos da personagem que ajudou a criar. No site a garota encontra uma história desconhecida, o que sugere que a garota está viva e está tentando se comunicar através de mensagens ocultas. Junto a um Hacker, o vizinho chamado Patrick – mais conhecido como Trick – May não vai descansar enquanto não encontrar a amiga e entender o que realmente aconteceu.

Ela está em todo lugar é um livro de ficção juvenil, da autora Cherie Priest, publicado pela Editora Gutenberg no ano passado. A autora já escreveu mais de 12 livros, além de ter contos e artigos publicados em revistas americanas. A aventura de Libby e May é mais uma história da autora, que misturou história em quadrinhos a uma narrativa como  já estamos acostumados. Os desenhos são lindos e a edição da editora está maravilhosa.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que favorece a narrativa de histórias com investigação e aventura porque podemos ter uma visão de tudo o que está acontecendo, o que está além do personagem principal. A autora conseguiu escrever uma narrativa fácil, uma ficção que realmente enquadra o jovem leitor por ser de fácil entendimento. No entanto há algumas ressalvas que gostaria de fazer.


Comecei adorando o livro. A história começa muito bem, a narrativa, a descrição e a linguagem muitas vezes não padrão – a autora utiliza gírias e expressões internetês - aproxima o leitor do que está sendo contado e rapidamente você consegue ler. No entanto, num determinado momento a autora peca feio e o texto segue corrido e fácil demais.

Quando digo fácil e corrido demais quero dizer que: a) existe uma trama e um mistério a cerda da “morte” da personagem Libby e algumas pistas são dadas para que isso aconteça. Nesse momento o leitor parte para uma aventura onde as pistas e as descobertas são fáceis demais, tudo está entregue muito fácil sem ao menos causar intriga na mente do leitor; b) ainda sobre a trama e sobre a facilidade de descoberta de pistas, o leitor não tem a chance de saber muitos detalhes sobre o cenário, não existem dificuldades nem personagens além de May e Trick para dar certa realidade à história, tornar ela mais empolgante e fazer o leitor raciocinar um pouco. Está tudo muito entregue e isso me incomodou profundamente.

Acredito que para que uma história seja considerada ótima há alguns elementos cruciais que precisam ser bem desenvolvidos. Um dos elementos é a construção dos personagens – inclusive os achei superficiais demais, nada agradáveis e nada carismáticos – e o outro é a ambientação. É preciso criar um espaço convidativo, detalhar esse espaço a ponto de fazer o leitor se enxergar ali no meio e isso não aconteceu comigo nessa história.


✩✩

No geral, o livro Ela está em todo lugar mistura ficção e realidade, texto e imagens para complementar e dar ao leitor pistas sobre a história. Apesar de ter uma premissa interessante, que promete uma história totalmente empolgante ao leitor, e nos apresentar informacões sobre o lado negro da internet e tudo o que ela guarda da vida das pessoas, o texto infelizmente deixa a desejar, fazendo da história uma narrativa boba, sem muito a acrescentar, mas que vale a pena ler para passar o tempo e sair de uma ressaca literária.

✎ Lembrando que essas são apenas opiniões minhas - gosto ser o mais sincero possível -, o que não quer dizer que a sua experiência com a leitura será a mesma. Caso tenha vontade de ler encare a leitura, depois volte para me contar sua opinião.

Até mais!
Bjux 1.000

14 de março de 2016

Sublinhando #3


‘Olá’ todo mundo! 
Feliz segunda-feira pra mim e pra vocês também pessoal! Vamos começar a semana com pensamento positivo, buscando sempre paz, amor e muita luz e deixando bons sentimentos por onde passar. Gentileza sempre, viu!?


Hoje na coluna sublinhando eu não vou postar frases do meu caderninho! Resolvi fazer diferente e convidei algumas pessoas queridas, de blogs queridos, para enviar suas frases prediletas para que eu pudesse compartilhar com vocês. Recebam muito bem essas frases.


- “É complicado quando as coisas mudam, ou nós mudamos, e as pessoas saem apontando isso como se fosse algo ruim. Todos nós mudamos o tempo todo, é importante termos sempre isso em mente.” (Hels, Blog The Blue Blog)



“Os tempos mudam (...) Todos nós mudamos, se você parar pra pensar sobre isso. Somos diferentes pessoas durante nossas vidas. E está tudo bem, isso é bom, temos que continuar mudando, desde que nos lembremos das pessoas que costumávamos ser.” - 11° Doutor – Doctor Who.

- “Essa frase se encaixa perfeitamente nos dias atuais, em que vemos o ser humano sendo obrigado a sempre se superar, caso contrário outra pessoa passa na frente.” (Bárbara Carollo, Blog Versos & Notas)



“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança.” – Charles Darwin

- “Frase simples e verdadeira. Quando escutei pela primeira vez foi como ver meu pensamento refletido em outra pessoa.  Além de que é um ato de bondade, o que está faltando no mundo atual.” (Larissa, Blog Querida)



“Acredito no ato simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa da outra.” – Divergente

- “Essa frase nos incentiva a deixar a rotina de lado e fazer coisas novas e agradáveis. É como se o autor estivesse nos dizendo "Ande, faça alguma coisa. Aproveite a vida!" e simplesmente adoro esse incentivo.(Tony Lucas, The Tony Lucas Blog)



"(...) Coma alguma comida exótica da qual nunca ouviu falar. Pare um estranho e peça a ele para lhe explicar em detalhes seus maiores medos, suas esperanças e aspirações secretas, e em seguida diga-lhe que você se importa. Porque ele é um ser humano. Sente-se na calçada e faça desenhos com giz colorido. Feche os olhos e tente ver o mundo com seu nariz — permita que o olfato seja a sua visão. Ponha o sono em dia. Ligue para um velho amigo que você não vê há anos. Arregace as pernas da calça e entre no mar. Assista a um filme estrangeiro. Alimente esquilos. Faça alguma coisa! Qualquer coisa! Porque você inicia uma revolução, uma decisão de cada vez, toda vez que respira."Perdão Leonard Peacock, Matthew Quick.

Gostaram das frases?
Eu adorei! ♡ De uma forma bem natural todas as elas nos remetem a atos cotidianos, de bem tratar a si mesmo e ao próximo, de crescer como pessoa, de se permitir. A gente precisa evoluir, mudar sempre, seguir o fluxo e acompanhar o mundo que está se modificando o tempo inteiro. Se você não se desenvolver junto ficará pra trás, se não buscar fazer de tudo um pouco na vida terá oportunidades limitadas dentro dela. Mas gente, nós somos seres especiais, nós não temos limites. Portanto, busquem sempre mais do que podem, sejam gentis com vocês mesmos e com o próximo. Não se limitem a dar amor e uma palavra de conforto, não deixam de apostar e se arriscar naquilo que realmente vale a pena.

Um abraço especial e uma semana maravilhosa para nós!
 Bjux 1.000
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger