27 de agosto de 2014

Sobre esta noite


Minha última dança

Há um som vindo lá de dentro. Alguém está tocando uma música alta, um 'mix' qualquer, que não me diz algo que deveria dizer. Mesmo assim não importa, não vejo clareza no que gostaria de escutar agora. Luzes piscam coloridas num ritmo frenético, posso ver aqui de fora, enquanto uma multidão grita eufórica.  Corpos suados se cruzam, encostam uns nos outros. Vejo pessoas se beijando, ao mesmo tempo que dançam a setlist do DJ. Estão enlouquecidos, com o ânimo à flor da pele, como se não houvesse o amanhã.

Alguns preferem entregarem-se a um copo de bebida, outros optam por uma fumaça de cigarro - até  brincam com os desenhos que formam no ar. Uma quantidade considerável de gente faz morada na pista e, por mais que o ar esteja ligado, o calor toma conta. O vapor de gelo agora apaga toda a minha visão, me incomoda. Muito. No entanto, eu estou no meio disso tudo porque escolhi estar aqui.

Estou sentado no último degrau de uma escada, na parte de fora da festa. Observo as pessoas que entram e saem enquanto um funk e a sua batida começa a gritar em meus ouvidos. Em minha frente um casal se beija - me parece que acabaram de se conhecer. Eles conversam,  provavelmente,  suas afinidades e discutem suposições. Voltam a se abraçar, e beijar, e sorrir. Num degrau mais abaixo aparecem duas meninas, amigas, discutindo se uma delas deve ou não ligar para o ex-namorado. Então ela pega o telefone e disca o número. Para uns segundos –  enquanto completa a chamada – até que alguém atende a chamada. Parece paciente porque, aos berros, ela grita e a chamada não cai. Com toda fúria a garota despeja tudo o que ele fez, o dano que causou e diz algo sobre ‘você partiu meu coração’. E esse algo me leva a pensar em quantos corações partidos podem existir nessa festa.

A discussão das meninas continua. Não parece que vai terminar agora. Volto a olhar ao meu redor e desvio o pensamento.  Na verdade não penso. Ou penso? Seja lá o que for comparo o ambiente de hoje com aquele de um mês atrás quando eu estava do outro lado da pista, recebendo uma atenção especial, numa comemoração diferenciada. Não havia o que pensar a não ser viver a festa e sorrir.

Permaneço sentado e já não sei em qual degrau da escada estou. Parece que alguém pediu licença me guiando a outra escada, num lugar mais alto. Aqui está ventando muito frio e isso me obriga a analisar o meu objetivo de estar aqui esta noite porque uma noitada como essa – com música alta, muita bebida e êxtase – pode servir como fonte de escape para qualquer um, porém, para mim, não tem o mesmo efeito, sabe!? E não importa se a festa está lotada nem importa onde eu estou agora. Meu corpo está aqui, o meu pensamento não. Deve estar vagando em algum lugar nessa cidade grande, em algum lugar que desconheço.

Subitamente alguém me chama, acena para mim e me tira a atenção. Volto ao mundo, volto a estar aqui, a ser hoje, a ser agora. A realidade me convence a lhe dar as mãos. O som alto continua a se espalhar porta a fora. Me levanto. Começa a tocar uma música especial. Alguém está me convidando para dançar e eu rejeito. A música que está tocando agora é aquela que dancei da última vez, com outro par, alguém não mais presente nesse lugar.  Rejeito o convite para dançar e percebo que essa não é mais a minha música, esse não é o meu lugar.

2014 © Diego França



25 de agosto de 2014

Inaugurando...


Um cantinho Novo



De tempos em tempos é preciso arrumar a casa, organizar a bagunça, mudar as portas e as cores. Todo cantinho deve ser bem cuidado, o que não é difícil, desde que exista amor. E amor é o que não falta – e não deve faltar! – aqui. Por isso estou escrevendo esse texto para celebrar a felicidade de poder me presentear e apresentar a as pessoas que chegam até o meu blog, o meu ‘cantinho’, um novo VIDA & LETRAS.

O blog foi criado em maio de 2009 com o intuito de reunir e guardar escritos meus e dividir com amigos. Hoje, após cinco anos, percebo o quanto essa ideia cresceu e abrange um interesse maior: dividir os meus prazeres literários com outros amantes de livros e escritas dentro dessa blogosfera. Daí ser tão importante para mim essa nova cara, esse blog renovado. Não só pelo meu prazer em alimentar a minha vaidade, como também para comemorar cinco anos de existência do meu universo paralelo.

Estive um pouco afastado por falta de tempo, problemas pessoas e sentimentais, mas não parei de escrever um só momento. Tenho muita coisa registrada, muitos livros para resenhar e muito que aprender com todos vocês – Sim, eu voltarei a passear por outros blogs! A partir de hoje esse meu mundinho volta a ser movimentado por mim e alimentado por minhas escritas tão cheias de carinho e paixão, como ‘letras que compõem uma poesia feliz.’

Obrigado a todos os leitores pela paciência em esperar e por acompanhar o blog no Instagram e na página do facebook, enquanto esse novo layout era finalizado. MUITO OBRIGADO ao meu querido amigo e parceiro, Roger Souza por me entender tão bem e representar divinamente as minhas ideias.

Espero que gostem e sintam-se à vontade para opinar, criticar e contribuir com as postagens me dizendo o que gostariam de ver/ ler por aqui.

Bjux/ Abraços,
Diego França


2014 © Diego França
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger