10 de abril de 2018

[#2] Para você, com carinho



Salvador, Ba 
10 de abril de 2018

Olá!

Hoje senti você estranho na sala de aula. Acho que por não ter o hábito de te ver assim tão cabisbaixo. Você  é sempre tão participativo, sempre atento. Outra coisa que reparei é que você sentou no fundo da sala, num canto onde tem uma tomada, e você que anda sempre conectado nem sequer pegou no celular, nem mesmo para deixar carregando. Receio que talvez esteja assim por conta do que aconteceu na última aula. Estive te olhando e juro que gostaria de ter feito algo, mas você saiu correndo imediatamente e preferi, nesse momento, lhe deixar sozinho. Por isso essa carta agora.

As pessoas podem ser muito cruéis mesmo. Também sofri perseguição quando cheguei na escola e era horrível. Me sentia sozinho, estava sempre de canto e implorava para que ninguém me notasse. Andar era difícil, pois eu achava que até mesmo meu andar seria motivo de chacota; falar, então, nem pensar. Por um bom tempo acreditei que minha voz fosse feia demais para as pessoas escutarem. Então, durante muito tempo me calei na sala de aula e quando queria dizer algo chamava o professor - alguns entendiam, outros nem sequer ligavam e meu silêncio era tudo o que eu tinha. Ir para o recreio era também o pior momento. Parece que quando todo mundo se junta o passatempo predileto deles, ao invés de se divertir, é pegar no pé dos outros. Aliás, poderia dizer que para eles infelizmente essa é a melhor diversão.

Eu nunca entendi esse prazer que as pessoas têm de fazer maldade com as outras. O sofrimento do outro parece ser a felicidade de alguns. Digo isso porque te vejo na escola e muitas vezes percebi seus olhos vermelhos, correndo para qualquer lugar, longe dos olhares famintos de pessoas que parecem querer nos devorar vivos. Como aquele dia em que você fez um corte novo no cabelo e todos os meninos foram lhe dar tapas na cabeça assim que você apontou na entrada do colégio. Eles começaram a insultar você, indagando que seu corpo era feio e sua cabeça estranha. E sabe o que é pior? Minha covardia em não ter coragem de ir lá e defender você . Porque defendendo você estarei me defendendo também, entende? Mas eles conseguem me calar e eu estou lutando a todo o momento para aprender a usar a minha voz outra vez e superar tudo isso.

Eu gostaria de saber como você está. Então, por favor, me escreva. E se não quiser escrever, me ligue. E ainda você pode vir até a minha casa e podemos conversar, nos fazer companhia e viver a nossa paz. Juntos podemos ser mais fortes. Às vezes, converso com alguns amigos que fiz na internet, pelo facebook, em algum blog ou fórum. Parece haver pessoas legais nesse mundo ainda, embora precisemos delas próximas da gente e elas não esteja. ou pareçam não estar. Mas essa foi a maneira que encontrei de pedir ajuda. Talvez alguém me ouça, talvez alguém escute você também. 

Olha, eu vou tentar ser melhor por mim, e então de alguma forma serei melhor para você também. E se você lutar contra isso tudo comigo, se você começar a entender o quanto você é lindo do jeito que é, as coisas vão começar a melhorar. Sei que não é nada fácil, mas fazer terapia ajuda. Eu já fiz por um bom tempo, mas parei. Estava caro para minha mãe continuar pagando. Mas sabe o que descobri? Há muitos lugares e faculdades particulares que oferecem esse serviço gratuitamente. Não perca tempo, procure. Não tenha vergonha. Ela é uma pessoa desconhecida para você e não irá julgá-lo como muita gente faz.

Inclusive, sabe o que o diretor me disse uma vez que fui reclamar do quanto aquelas pessoas estavam sendo desagradáveis comigo? Ele me perguntou: "o que você fez para eles agirem assim?". Aquilo me partiu o coração. E tudo continuou da mesma maneira. Até que você chegou na escola e parece que esqueceram de mim e transferiram toda a maldade que carregam no peito para sua pessoa. Imagina se as coisas forem assim, quantas pessoas nesse lugar serão torturadas e terão seus psicológicos afetados, assim como eu, como você? Então não ceda. Não desista. Chore quando tiver vontade, continue sendo o melhor para você, apresentando suas atividades e tirando notas incríveis. É isso que nós temos. Nesse mundo onde as pessoas nos excluem por motivos incompreensíveis nossa resposta é o que a gente faz e deixa de bom para a humanidade de alguma forma. 

Enfim, era isso. Só queria que você soubesse que você não está sozinho. Às vezes pode até parecer que o mundo se voltou contra nós, que até mesmo nossos pais não percebem, ou simplesmente se calam. Mas sempre há alguém a nos observar. E mesmo que esteja quietinho no canto, há sempre alguém disposto a nos ouvir. Em meio a tantos quadros feios pintados no mundo, há sempre a  beleza de alguma paisagem a nos abraçar por inteiro.

Um beijo,
com carinho. 
- Essa carta é parte do projeto CARTAS PARA VOCÊ, ♥️ feito junto com a Monique no blog Vivendo Sentimentos e a Emy, do Blog Meraki. Postaremos cartas com temas aleatórios todo dia 10 de cada mês. Você também pode participar. Envie o link de seu texto para vidaeletras@gmail.com

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger