6 de novembro de 2015

{Resenha} ‘Surpreendente!’, Maurício Gomyde


~♥~

Sem sombra de dúvidas Maurício Gomyde já pode ser considerado um dos melhores escritores da literatura nacional da atualidade, e ele mostra o por quê com a publicação de “Surpreendente!”. A história conta com um enredo cativante e a maneira como ela foi conduzida com certeza vai surpreender você.


“Acho que o cinema, a boa música e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Pedro é um cara espetacular. O cinema lhe alimenta a alma e aos 25 anos, recém-formado, ele usa a arte como um instrumento para melhorar o mundo. Mas existe um sonho e um problema, como não poderia deixar de ser: Pedro foi diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa, que condenaria o jovem à cegueira. No entanto, num dado momento da vida, a perda de sua visão estaciona, contrariando a medicina de maneira inexplicável, dando a ele a possibilidade de correr atrás do prêmio mais importante do cinema brasileiro. Ao lado de seus amigos Fit, Cristal e Mayla, Pedro embarca numa aventura para filmar o que seria o filme Surpreendente, levando consigo um segredo que o atormenta. O que Pedro esconde? Qual o resultado dessa aventura que os aguarda com sentimentos imprevisíveis e encontros inesperados? 

Surpreendente! é o sexto livro escrito por Maurício Gomyde (A máquina de contar histórias) e foi lançado pela Editora Intrínseca em Setembro deste ano. É perceptível o amadurecimento do Gomyde como escritor, que a cada novo trabalho presenteia o leitor com um enredo cativante e uma competência incrível de fazer com que uma história que tinha tudo para ser uma narrativa comum, torne-se algo grandioso. Basta ler um livro seu para perceber que ele sabe conduzir a história de uma maneira espetacular.

O drama de Pedro Diniz está longe de ser um drama qualquer ou mais uma história com um personagem deficiente visual – e é bom lembrar-se de outras obras especiais, como Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago e Dançando No Escuro (Lars von Trier), em que nas duas histórias os personagens não nascem cegos, mas, por alguma razão, vão perdendo a visão. Surpreendente se afasta do espaço comum (o ‘ser mais um’) para ser ‘o livro’ com uma originalidade admirável, mesmo com as referências de outras histórias que o próprio autor dá no seu texto. 

E por falar em referências, Gomyde sabe como ninguém juntar elementos da santíssima trindade para enriquecer ainda mais uma história. No livro em destaque estão inclusas boas músicas, além de títulos de grandes sucessos cinematográficos e literários (dos clássicos aos mais recentes), o que já é uma marca do autor – quem conhece sabe que a arte em si está sempre presente nas suas obras. 


O protagonista é um personagem especial, admirável e com um coração enorme. Humildade, carisma e ousadia (suspeito que Pedro seja um geminiano nato), marcam os traços da personalidade dele. Seus amigos e personagens secundários também são encantadores e, acima de tudo são pessoas do nosso dia-a-dia, vivendo ou presenciando situações comuns da nossa sociedade - violência, preconceito, exploração, desigualdade, etc. Em alguns momentos enxerguei atitudes exageradas em Pedro e situações que poderiam ser prolongadas, que poderiam nos dizer e nos mostrar mais, no entanto ficaram corridas. Mas, ainda assim, não faz com que o enredo perca a essência.

'Você pode acabar tomado pelo desejo súbito de subverter a lógica natural da vida e abreviá-la, mas se tiver amigos isso nunca acontecerá. Porque serão exatamente eles que irão puxá-lo da beira do abismo.'

Surpreendente é uma história sobre superação, adaptação, de busca pelo sonho, da amizade que nos puxa da beira do “abismo” e, acima de tudo, sobre amor. Não importa o que aconteça recomeçar e buscar novos caminhos para a realização pessoal é essencial. E foi isso que o Pedro fez. Ele é um exemplo de coragem e suas ações um exemplo a ser seguido. O livro é uma mensagem de Pedro para você, através do seu filme Surpreendente.  

A grade novidade é que Surpreendente logo, logo vai ser lançado fora do Brasil - direto pra Portugal. Maurício assinou contrato com a Editora Presença, uma das grande editoras do país, responsável pela publicação de livros da J.K. Rowlin, Kiera Cass, John Green, Markus Zusak, entre outros. Muito amor por isso
O autor já começou a escrever seu novo livro e amanhã vai estar aqui em Salvador lançando Surpreendente! e vai bater um papo com os leitores. Prometo contarei tudo para vocês! E aos que moram aqui na terrinha, esperamos vocês lá.


Até mais!
Bjux do Diih

2 de novembro de 2015

{PROMOÇÃO} ‘Malala me representa’.



Olá minha gente linda!
Que tal participar de uma promoção nesta segunda-feira?

Eu poderia listar mil motivos para vocês participarem, mas vou convencê-los com apenas três:
1.     É uma promoção rápida;
2.     É uma promoção fácil de participar;
3.     O prêmio é UM LIVRO lindo, cuja história QUE VALE A PENA LER E LEVAR PARA A VIDA.


Malala é uma garota que só queria ir para a escola e lutou por seu direito de estudar até as últimas consequências. Um dia ela foi atingida por um tiro que quase interrompeu sua vida, mas felizmente sobreviveu e leva sua mensagem de paz e um grande exemplo para todos nós.


Por acreditar que todo mundo deveria ler essa história e que esse livro é um ótimo presente para se dar ou dar a alguém, eu e a Companhia das letrinhas vamos presentear um de vocês com um exemplar de “Malala, a menina que queria ir para a escola” .

Respondam à pergunta O que Malala representa para você?, nesta postagem, e preencha as entradas do Reflector que, como já disse, são poucas e simples, contando com duas entradas extras/opcionais.

a Rafflecopter giveaway
 
Observações:
Essa promoção é em parceria com a Editora Companhia das Letras;
O envio do livro será feito pela Editora em até 45 dias após o sorteio;
O ganhador tem até 48 horas para enviar os dados por e-mail
Não nos responsabilizamos caso o ganhador nos envie o endereço errado, portanto, confiram direitinho na hora de enviar, Okay?



Não esqueçam que no dia 19 de novembro estreia nos cinemas de todo Brasil o documentário “Malala (He named me Malala)”.
 

Boa sorte a todos!
Beijos/Abraços com carinho,
Diih
© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger