26 de maio de 2016

‘Mr. Mercedes, Stephen King’ - #1 Trilogia Bill Hodges



Olá! pessoas!
Vamos de Stephen King hoje?

É com muito prazer que escrevo sobre mais um livro do autor, que como vocês já sabem é um mestre do terror e suspense. Na verdade, poderia dizer que King é um mestre da escrita em si, independente do gênero. O livro da vez é Mr. Mercedes, o primeiro da trilogia Bill Hodges, lançado esse ano, pela editora Suma de Letras.


Mr. Mercedes representa a grande novidade de Stephen King no Brasil em 2016. O livro faz parte da trilogia Bill Hodges, lançado em 2014 nos Estados Unidos, e narra a história de um psicopata que utiliza um Mercedes para causar uma tragédia.

Numa agitada cidade do Centro-Oeste centenas de pessoas desempregadas fazem fila numa feira de emprego, ansiosos para conseguir trabalho, quando de repente surge um carro avançando para a multidão. Oito pessoas morrem, muitas pessoas ficam feridas e o assassino consegue fugir. Meses depois, o policial Bill Hodges ainda está assombrado pelo crime bárbaro não solucionado, quando recebe uma carta, cheia de sarcasmo, daquele que causou a morte de pessoas inocentes naquela madrugada fatídica. O policial já aposentado decide então agir de novo para prevenir outra tragédia. Brady Hartsfield vive com a mãe e se sente orgulhoso de ter causado tantas mortes sobre quatro rodas. Apenas o policial Bill, com mais dois novos aliados, podem prender o Assassino da Mercedes, que agora tem um plano diabólico, que se não for impedido a tempo será bem-sucedido e vai matar ou ferir dessa vez milhares de pessoas. É preciso correr!

Se existe uma coisa que King sabe fazer perfeitamente é suspense. Com uma escrita que continua espetacular e um enredo que mesmo não apresentando grandes novidades é capaz de nos surpreender, o autor nos mostra que é possível escrever uma boa nova história, resgatando elementos de outras narrativas, dialogando com elas. Quem não lembra de IT, que tinha como personagem um palhaço que matava criancinhas? E quem não se lembra de “Christine” também, um carro que aparentemente possuía vida própria?


Mr. Mercedes não é um livro que apresenta uma narrativa diferente de tudo o que já foi escrito por King. Certamente você irá perceber de cara o diálogo entre outras obras do autor. No entanto, as referências estão enredadas de maneira sublime na narrativa, que em 2015 ganhou o prêmio Edgar Awards - dado anualmente pela Mysteri Writers Of America -, como melhor romance. Pudera! S.K. consegue prender o leitor facilmente, utilizando uma narrativa confortável, utilizando artifícios que vai além de fatos marcantes. Os detalhes nos momentos corretos, termos propositalmente interativos capazes de levar ao leitor a catarse, por exemplo.


- Quando você lê essa frase dentro do contexto, percebe o efeito emocional que o termo  "Elas estão lindas" lhe causa. 

A história se faz uma verdadeira luta contra o tempo e se desenvolve apresentando o ponto de vista de Hodges e Hartsfield, ambos personagens fortes e marcantes. Brady, o Assassino do Mercedes, como também é conhecido, impressiona pela mente doentia, pelo sarcasmo e pela frieza; o detetive aposentado, o solitário Bill Hodges, com sua personalidade espantosamente humana. Sem esquecer dos personagens secundários muito bem inseridos e contruídos, como por exemplo Jerome, que tem uma doçura na alma e uma simplicidade encantante. Esse personagem me fez lembrar muito o protagonista de Joyland.

Não sei se Mr. Mercedes pode ser considerado um dos melhores livros de King, mas com certeza mantém a mesma característica primorosa dos demais. Mr. Mercedes não é um simples suspense, é um relato do que há por detrás de uma mente doentia e o retrato fiel do bem e do mal, dolorosamente expostos numa ficção que não deixa a desejar.

O segundo livro da série, intitulado “Achados e perdidos”, será lançado no final de junho.


~ Bjux

23 de maio de 2016

‘Enquanto você esteve ausente’ #1



Olá! ❤
Feliz Segunda, pessoal!

Quero começar a semana com a estreia de mais uma coluna aqui no blog. Na verdade, é uma adaptação de uma ideia do twitter, onde você pode ver as principais notícias, o que mais foi comentado e etc, quando não estava acessando a rede. Dei uma modificada de leve e trouxe aqui para o Blog para ser postada todos os domingos. 


“Enquanto você esteve ausente” vai reunir as principais postagens da semana – hoje na estreia listarei os posts das últimas semanas – e reunir em uma só postagem, onde você vai escolher o que não viu e até comentar porque gostou ou não de uma publicação. Eu aceito críticas, gente. De verdade!


***

06/05/2016 – Sexta-feira: Resenha dupla, com os livros “Todo Dia” e “Outro Dia”, do autor David Levithan. Foi um prazer fazer a leitura desses dois livros, que são muito bons, tem uma proposta inovadora, uma narrativa cativante e uma ótima reflexão. A Resenha completa você pode ler clicando na imagem do livro. Você leu algum desses livros? Me conta o que achou sobre eles.

 

08/05/2016 – Domingo: Resenha do livro da Liz Tuccillo, da editora Record, “Como Ser Solteira”. Um livro divertido sobre a descoberta do seu mundo sozinho, após longos relacionamentos. O livro serviu de inspiração para um filme que foi lançado em fevereiro deste ano, que leva o mesmo título. Se quiser saber mais sobre o livro e sobre o filme é só clicar na imagem ao lado e conferir.



09/05/2016 – Segunda-Feira: Comemoração especial de aniversário do Blog, que completou 09 anos na rede. O concurso cultural continua e você ainda pode enviar suas fotos. Concorra a um kit com 5 publicações da Editora Seguinte e Galera Record. Clique na imagem e conheça as regras.



11/05/2016 – Quarta-Feira: Resenha do livro Fassade, uma produção independente, da autora K. S. Broetto. Uma ótima aposta para uma leitura de livro nacional e de uma autora nova, que inclusive escreve muito bem e faz um lindo trabalho. Vale a pena ler, vale a pena dar uma chance. Leia Nacional. Leia Fassade. Clique na Imagem e saiba mais.



16/05/2016 – Segunda – Feira: Estreia da Coluna #POssoFalar?, que tem a ideia de trazer a opinião de vários leitores acerca de um livro, para juntar a maior quantidade de comentários e despertar o interesse do leitor – ou não. É uma forma de saber o que as pessoas estão dizendo sobre aquele livro que você ler. Quanto mais informações, mais confiança para decidir se quer ou não ler. O primeiro livro foi O Sorriso da Hiena, do Gustavo Ávila.



18/05/2016 – Quarta-Feira: Resenha do livro “O Acordo”, da Elle Kenedy. O livro é um NA, lançamento da Editora paralela, que chega às livrarias no dia 25. Um livro com uma pegada Hot, mas uma narrativa gostosa, porém com defeito que me deixou muito chateado na história. Saiba tudo o que achei do livro clicando na imagem ao lado.



20/05/2016 – Sexta-Feira: Foi dia de Divulgar a Campanha do Agasalho 2016 e apresentar a personagem Malu Moletom, uma garota fofa e solidária, que com todo seu amor oferece calor a um gigante que sente frio. A campanha é uma ação para arrecadar cobertores e roupas para quem não pode se proteger do frio e conta com um curta-metragem, com trilha sonora cantada por Sandy e Rodrigo Lombardi. Assista o vídeo clicando na imagem ao lado.


E isso foi tudo o que você pode ter pedido por aqui enquanto esteve fora. Escolha a postagem que mais interessa a você e boa leitura. Opiniões e sugestões, bem como perguntas e críticas são sempre bem-vindas sempre.

Um Beijo e uma semana linda a todos.

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger