17 de julho de 2018

O dia 17 de Julho e 'O Diário de Myriam"


Olá, leitores.

Para você, desde já, deixo um abraço com carinho e um desejo de muita luz nas suas caminhadas de hoje.

Preparei esse post de última hora, mas nem por isso deixa de ser importante. Acontece que há poucos dias recebi da Darkside o livro "O Diário de Myriam", com os relatos de  uma garota que estava vivendo os infortúnios de um longo período de guerra na Síria. No livro, que também foi apresentado no Fantástico, a garota relata com melancolia e tristeza, Às vezes num tom saudosista, os sustos e aflições de viver num período em que a guerra começava e só crescia a cada dia.


Hoje é dia 17 de julho, e durante minha leitura me deparei, coincidentemente, com o momento do livro em que Myriam relata o primeiro momento de tensão (dos muitos que viriam) da sua vida. O registro desse momento é também datado de no dia 17 de julho, no ano de 2012. Isso me fez refletir sobre o agora, neste meu dia calmo, ao lado de minha família, na paz da rua lá fora. Isso me fez pensar que, enquanto estou escrevendo e até mesmo às vezes reclamando durante esse dia, há pessoas desejando viver toda essa calmaria que eu tenho. Por isso, é um motivo para me fazer agradecer por tudo o que tive hoje. Pelo amor, pela paz, pela proteção do meu cantinho.

E você, já agradeceu?

Se ainda não, imagine o que estava fazendo no dia 17 de julho de 2012. Estava em guerra dentro de casa, dentro de si? O seu país estava em guerra?


Era um dia de terça-feira, 17 de julho de 2012. Por aqui, estava vivendo minhas férias. Me preparando para fazer o último ensaio como modelo fotográfico. No início de um relacionamento amoroso. Estava descansando bastante, pois o primeiro semestre na faculdade começou tranquilo, e terminou como um aviso do que viria pela frente. Foi muito cansativo. Mas proveitoso e brilhante. Estava vivendo também minhas novas amizades, a conquista de ter, finalmente entrado na faculdade. No Brasil, não se via nenhuma notícia sobre guerra, embora a violência nos bairros estivessem estampadas nas capas de jornais e fossem notícia nos noticiários locais. 

Enquanto isso, na Síria, iniciava-se uma guerra. E em vários lugares, famílias sofriam com o caos, com as primeiras bombas lançadas de uma guerra que aconteceria a partir do dia seguinte, reivindicado pelo exército Sírio de Libertação. Os atentados cada vez mais violentos se estendem a Damasco e Aleppo (norte). 

Para saber mais sobre a Guerra na Síria você pode pesquisar os noticiários e também fazer a leitura de "O diário de Myriam", um emocionante relato de uma garota que viu uma grande guerra começar e como consequência, viu toda sua infância feliz, enterrada nos escombros que restaram da guerra.

Em breve, resenha do livro.
Texto escrito a partir dos relatos do livro e do G1, "Os principais acontecimentos do mundo em 2012".
Bjão, com Carinho.♥️

15 comentários:

  1. Olá, Diego.
    Esse tipo de livro é muito válido para nos fazer enxergar o quanto nossa vida é boa e assim mesmo só reclamamos do que temos enquanto tem tanta gente vivendo horrores que nem conseguimos imaginar. Esse é um livro que me interessa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diego
    Eu fiquei sabendo desse livro por agora mas fiquei surpresa em saber que a Myriam é tão nova e infelizmente já viu tantas coisas ruins em pouco tempo de vida. A guerra na Síria é um assunto atual, real e que deveria ser mais debatido, as pessoas precisam ter noção do que acontece lá, assim como a solidariedade com os refugiados deveria ser mais intensa.
    Espero poder ler o livro logo.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, ótimo post... Precisamos falar sobre a guerra e como isso afetou uma população inteira. Crianças como Myriam sofrendo o que nenhum ser humano deveria sofrer, eu já havia lido sobre este livro no facebook e agora com o seu post só me deixou com mais vontade de ler. Precisamos também mostrar ao mundo como foi e está sendo a vida das crianças que passaram por isso! Parabéns! Beijo.
    Mirela Alícia - http://mirelaalicia.com/

    ResponderExcluir
  4. Lembro bem do inicio da guerra e como eu desejava ficar alienada, meu marido via os noticiários e eu saia da sala, reclamava ,pedia para desligar.Quando confrontada sobre o motivo do meu comportamento eu disse que eu só sofria vendo aquilo, eu não podia fazer nada, não conseguia nem pensar em rezar.Mas aos poucos fui entendendo que a guerra na Síria não pode ser um silêncio , o Mundo precisar saber , alguém tem que fazer algo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diego!
    Esse é um dos livros que está na minha lista de desejados, eu tenho visto o pessoal falando que viu alguém apresentando no Fantástico, mas como eu quase não assisto tv por causa do tempo e porque eu priorizo mais minhas leituras, soube mesmo pelas pessoas que indicam livros nas redes sociais. É interessante fazer esse paralelo de datas, o momento em que a garota relata o que acontece lá na Síria e o que temos passado, na mesma data de mês, mas em anos e lugares completamente distintos.
    Também não posso deixar de agradecer por viver em paz, mesmo que rodeada de alguns problemas, mas que, nem de longe se comparam àqueles que vivem em meio a guerras injustas e que só demonstra que o homem ainda não aprendeu a viver em paz consigo mesmo e com seus semelhantes... Muito triste! O homem avança em conhecimento, em tecnologia, mas precisaria mesmo é crescer em relações humanas e com o planeta!
    Parabéns pelo post!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desses livros que retratam sobre a guerra, fiquei com muita vontade de ler esse que postou agora, muito boa a história.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Di!
    Está todo mundo só elogios a esse livro. Eu mesma quero muito ler justamente por ser algo tão real e atual que, infelizmente, ainda sei pouco.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi
    só tinha visto a capa dele pelas redes sociais, mas não sabia sobre o que falava e pelo que comentou parece ser uma história triste, realmente o que falou as vezes sempre reclamos inclusive de boa cheia enquanto muitos não possuem essa calma, parece ser uma leitura bem reflexiva.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Diego. Tudo bem? Vi esse livro na matéria do fantástico e fiquei super curiosa. Mas por enquanto estou dando um tempo de leituras dolorosas (não-ficção), de toda forma vai para minha lista de desejados. Depois volto aqui pra conferir a resenha. Ahh, tô te seguindo e acabei de adicionar o Gadget de seguidores no meu blog, então se puder dar essa moral, eu agradeço. Bjos

    https://lidiiadias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Achei o livro mto útil pois aborda um algo atual é requer uma atenção espacial e uma possível mudança de pensamento...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Interessante esse tipo de post e a curiosidade de você ter lido o relato do dia 17 no dia 17. Essa história de ver a guerra pelos olhos de uma criança me lembrou Persepolis, que é um quadrinho muito interessante também.

    Post excelente. Gostei

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li este livro, mas sua postagem só reforçou o que eu já desconfiava... é uma leitura que faz pensar sobre nossos privilégios e questionar se nossas atitudes estão baseadas na empatia. Precisamos dar visibilidade e destaque às pessoas que já foram e ainda são tão massacradas pelo etnocentrismo e outras questões tão banais. Percebi que este livro é muito forte e preciso lê-lo o mais rápido possível!

    Beijos!

    Isa | http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  13. Este livro nos dá uma lição de vida. Pelo visto, nos mostra que há muitas pessoas vivendo um terror , enquanto nós nem fazemos ideia da paz que temos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Di

    Esse livro eu ainda não conhecia. Esse mês a Record também lançou um livro com a mesma temática chamado Querido Mundo. Realmente às vezes (na verdade muitas vezes) a gente não para para pensar no que está acontecendo ao nosso redor. Eu agora estou aqui deitada em uma cama confortável quando muitos estão dormindo ao relento ou não dormindo por conta de bombardeios em locais como a Síria... é bem reflexivo!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Diego. Tudo bem? Antes de qualquer coisa, quero dizer o quão eu amei esse lugar e sua escrita! Dá pra perceber que você realmente ama o seu cantinho e que claro, cuida muito bem dele! Sobre este livro, eu ainda não conhecia, mas ele está definitivamente na minha lista. Histórias assim fazem com que percebamos que o mundo é muito além do que imaginamos e vivenciamos.
    Beijos!
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger