21 de julho de 2018

[#4] PARA VOCÊ, COM CARINHO


Hoje, finalmente, trago a postagem do projeto "Cartas para você, que deveria ser postado no dia 10. No entanto, contratempos existem e me impediram. Mas aqui estou eu. E aqui está mais uma carta para você, com carinho. Se gostar, compartilhe nas redes sociais, talvez essas palavras estejam em busca de mais alguém; e talvez exista alguém também em busca dessas palavras.
Para que você não deixe de viver o agora.

Olá!
Tudo bem?
♥️

Comigo está tudo lindo, estou deitando numa rede a céu aberto agora, observando o esse todo imenso ao meu redor, pensando no quanto as pessoas estão apressadas, o quanto o tempo tem sido intenso e desesperado para nós. No entanto, da ideia de decifrá-lo, compreendê-lo, preferi simplesmente viver. Foi quando pensei em dividir meus pensamentos com alguém, e é você. Acredito que passar os dias buscando um sentido em tudo, tentando entender tudo, sempre, não é o caminho. Nem precisa ser. A melhor forma de saber lidar com o tempo é simplesmente vivendo. Essa é a conclusão que cheguei nesses longos anos. 

Lembro muito bem de minha infância, e pasme, dos acontecimentos na minha vida a partir dos meus três anos de idade. Sempre dei conta de uma memória espetacular no que se refere a imagens marcantes, portanto, não é difícil me transportar para o passado para perceber um menino que preferiu muitas vezes lidar com as responsabilidades que nem precisava ter ao invés de apenas ser criança. A verdade é que muitas vezes eu desejava não ser. Eu queria poder ser independente, fazer o que queria sem precisa pedir opinião, viver aquele amor dos livros, fazer 18 anos. Eu dizia: "quero completar dezoito anos, não quero depender de ninguém para poder sair". E olha que ironia, fiz 18 e as coisas continuaram da mesma maneira. 

O que quero dizer com esse relato tão simples mas de utilidade? Pare de querer adiantar o tempo, de querer enxergar de longe o que você será e programar o que será de você amanhã. É frustrante quando você chega a uma certa idade e não atingiu seus ideias. Eles existem, eles devem existir. Mas viver somente para isso pode ser desesperador, afinal "tudo acontece no seu tempo". É quando tem que acontecer. E olha só, a palavra tempo tão problemática e viva aparecendo outra vez. 

Tempo, Tempo, tempo...

Temos a incrível mania de querer pular etapas. Hoje mais do que nunca fazemos isso, engatamos romances prematuros, buscamos informações completas, já prontas, e quando temos o mínimo de trabalho para encontrá-las - porque está muito escondida - deixamos pra lá, perdemos o interesse. Crianças não vivem a infância e já partem para a fase adulta. Meninas, são quase mulheres, querendo e se comportando como mulheres; meninos quase homens, imitando muitas vezes atitudes machistas e expressões que não lhe cabem. É uma loucura. Em que século nós estamos? Aliás, isso importa? Números, datas, anos. No nosso íntimo, será que estamos acompanhando tudo isso, no mesmo ritmo, na mesma mesmo velocidade?

Há dias que acordo e me sinto frustrado por ter 28 anos e não ter conseguido terminar a faculdade. Penso que poderia ter começado antes dos 21 anos, assim teria um emprego fixo, um lugar melhor, um casamento, blá, blá, blá. Mas ao invés de imaginar, tantas coisas sobre o passado, percebo em seguida que, melhor do que isso, posso estar vivendo o agora, fabricando sonhos para o futuro. Qual o sentido de pensar o que poderia ser? Viver esse momento e o que pode ser no agora é bem mais interessante. Ao invés de viver buscando respostas para o que você fez de errado no passado, como seria se estivesse feito diferente, pergunte-se  por que não fazer isso neste momento. Se não fizer sentido para o momento atual, perceba, pelo menos, que você pode apostar em algo novo, que se pareça mais com quem você é hoje. Você provavelmente aprenderá a não deixar escapar outra vez as oportunidades que perdeu; saberá que não é esse sentimento de arrependimento e de busca de respostas sem fim não o que você deseja para o seu futuro. 

Pare de fechar os olhos, cruzar os braços e assistir sua vida passando diante de você. Desista de tentar compreender o tempo, como funciona, de onde vem, se lamentando. Tempo é mistério; um mistério profundo. Viver pode muito bem ser presente do tempo. Mas se você esquece de tomar as rédeas de sua vida, desejando viver o que já não é ou avançar no que não precisa, talvez você nem perceba que esse presente existe. Já dizia a canção: "viver é melhor que sonhar".

Um beijo, com amor. ♥️

- Essa carta é parte do projeto CARTAS PARA VOCÊ♥️ feito junto com a Monique no blog Vivendo Sentimentos e a Emy, do Blog MerakiPostaremos cartas com temas aleatórios todo dia 10 de cada mês. Você também pode participar. Envie o link de seu texto para vidaeletras@gmail.com

9 comentários:

  1. Olá, Diego! Como você está?
    Devo começar dizendo, que estava com saudades do teu cantinho, ele é simplesmente maravilhoso. E dizer logo em seguida, que você deve colocar meu nome como destinatário, porque você escreveu diretamente pra mim, não é possível! (Vou começar a ter ciúmes desse texto, hein?)

    Estou mesmo nessa vibe de querer adiantar o tempo, está chegando cada vez mais à minha porta, a bendita crise dos vintes. Estou feliz como estou hoje, mesmo tendo passado tão longe daquilo que mais aspirei. Contudo, a frustração chega, quando alguém que finge me conhecer, resolve me falar que já estou ficando velha para tudo, ou como não conseguirei ser como fulano. Isso pesa demais.
    Mas ler essa carta (minha carta), me deu um aconchego gostoso, me fez sorrir e pensar que tudo tem seu tempo. Obrigada por cada palavra, viu?

    p.s Fiquei tentada a participar desse projeto lindo.

    Beijinhos||Psicologia de Boteco
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem reflexiva e profunda essa carta. Eu acho que não devemos nos precipitar, nem se arrepender de não ter feito tal projeto ainda ou antes. Como diz o assunto da carta, que é o tempo, devemos deixar que o tempo nos mostre o momento certo. Tudo tem seu tempo para que as coisas aconteçam.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa vc n tem ideia de como essa carta falou fundo no meu coração, de verdade me descreveu nessa fase que estou e me ajudou muito a olhar a vida de outro angulo e ter uma perspectiva melhor de tudo. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideia do projeto e a carta escrita, realmente muito legal receber algumas palavras assim.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Vale dizer que meus olhos ficaram cheios d'água? muito reflexivo e mexeu muito comigo. Essa coisa de que devemos deixar que tudo aconteça no seu devido tempo foi quase um tapa na minha cara. Mas mesmo assim, obrigada por compartilhar isso. simplesmente amei.

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, tudo bem?

    Que texto mais lindo e que me deixou com lágrimas nos olhos e também me pensando sobre tantas coisas. Confesso que sou uma dessas pessoas que já quis muito adiantar o tempo, planejar o futuro e querer que ele saia exatamente da forma que queria, o que é impossível. Suas palavras me atingiram, pois são muito verdadeiras e profundas, simplesmente amei. Vai fazer um ano que terminei o mestrado e até agora não consegui o que conquistava, me decepcionar por isso, não ajudaria em nada, então preciso me manter em paz. Obrigada pelo texto!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nossa Diego wsse texto parece que foi feito para mim, sofro de ansiedade e o tempo muitas vezes é o meu vilão, pressa, pular etapas, não curtir o momento porque minha cabeça se interessa em ver apenas o lado ruim de cada situação, por melhor que seja. A socialite em que estamos é doente e faz os cidadãos que vivem nela adoecerem, tudo é tempo, tempo é dinheiro a rapidez de informações, se você decide viver uma vida mais calma é taxado de preguiçoso ou lesado. Amei sua reflexão!

    ResponderExcluir
  8. Oi Di! Ai, que texto maravilhoso! Eu tenho pensado muito nisso. Mt nas infâncias perdidas, nas nossas próprias pressões e as pressões da sociedade. Mas vezes que deixamos de fazer algo que nos faria feliz com medo do que o outro iria pensar. Quero pausar um pouco as neuras pro futuro, pra poder viver o aqui e agora de forma melhor e mais feliz.
    Amei o texto mesmo. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, querido! Como entendo... Gostei bastante desse texto... Tenho andado meio assim.... Meio infância perdida... A sociedade é cruel, mas temos que lembrar que só estamos aqui para sermos felizes! É o único sentido da vida! Sofro com ansiedade. Minha profissão é um prato cheio para ela... O mundo está meio doente... Está sempre querendo que vc se encaixe em suas fórmulas e regras... Mas a verdade é que não estamos dentro do mundo... O mundo é que está dentro da gente!

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger