31 de maio de 2018

Dicas para um bom comportamento nas redes sociais


Olá, ♥️

Sabemos o quanto a tecnologia cresce continuamente e as redes sociais estão aí para tornar nossa vida mais prática, além de nos aproximar mais - embora também nos afastar em diversos momentos. Mas o que muitas pessoas parecem não saber ainda é que, embora não estejam cara a cara com quem estão mantendo um diálogo ou a quem se propôs a enviar uma mensagem, a educação é necessária para que não sejam inconvenientes e grosseiras.


 A seguir, algumas dicas do que você não deveria fazer nas redes sociais, durante a interação com as pessoas.
NO WHATSAPP

Enviar áudio é uma das características do serviço de whatsapp, que também permite chamada de vídeo e de voz. Mas o serviço existe para que sejamos precisos com assuntos importantes e urgentes. Portanto, saiba quando enviar um áudio, pois nem sempre o receptor pode escutar. Há pessoas que costumam enviar áudios de longa duração e isso acaba se tornando chato por vários motivos:

★ O ambiente onde a pessoa está (pode estar trabalhando, assistindo uma aula, participando de um curso, ou num ambiente como muita gente, etc.);

★A pessoa não pode escutar o áudio no momento em que gostaria, gerando uma ansiedade desnecessário no receptor;

★ O receptor simplesmente pode não gostar de escutar áudios;

O mesmo acontece com chamadas de vídeo e de voz. O espaço de enviar mensagens instantâneas por onde você pode buscar soluções existe. Não custa nada perguntar "eu posso ligar?" ou "você está podendo me ouvir?", e até marcar um horário para troca de áudios, fazer uma chamada de vídeo e de voz. Pergunte também se o outro gostaria de fazer parte de determinado grupo, evite sair por aí adicionando as pessoas sem a permissão delas.

 NO FACEBOOK

Houve um tempo em que a privacidade da rede social era mais justa. Hoje em dia, por mais que você configure para ser um pouco mais reservado você ainda consegue ser monitorado de alguma forma. Imagine então o desejo por mais privacidade e pessoas que não sabem o limite ou não tem educação para interagir? São coisas que não combinam, não é?
Então que tal entender o outro e respeitar o espaço dele, ainda que estejamos todo no mesmo espaço para interagir?
★ Assim como no whatsapp, evite fazer chamada de vídeos se não for necessário ou sem antes perguntar;

★ Saiba o que comentar na foto do outro, pois não tem coisa pior que comentários íntimos demais, com brincadeiras que fogem dos limites e com bate papo - a não ser que seja uma imagem que peça a discussão. Porque para as demais coisas existe o messenger, onde você pode conversar no privado e mais à vontade.

★ Tenha limite na hora de marcar pessoas com quem você não tem intimidade o suficiente. Não há coisa pior do que ser marcado o tempo inteiro em mensagem pedindo compartilhamento e curtidas. Entenda que a gente compartilha na rede aquilo que combina com nossa ideia, ponto de vista e modo de vida. Não cabe compartilhar alguma coisa da qual o outro não acreditamos ou confiamos, mesmo que seja apenas um pedido de ajuda. Tenhamos bom senso;

★ Se chamou para uma conversa saiba conversar. Começou um assunto, saiba o momento de parar. Pessoas dizem que "deixar o outro no vácuo" é um tipo de resposta, mas na verdade isso é uma falta de educação e consideração enormes. Se vai deixar o outro "falando" sozinho não começa a conversa ou simplesmente avisa que precisa se ausentar ou não está num momento bom para conversa. Isso serve para o whatsapp também e todas as redes que possuem serviço de mensagem instantânea.

 NO INSTAGRAM

O instagram e uma das mais novas redes sociais, embora seja muito conhecida e aproveitada por usuários de todo o mundo. Inicialmente o serviço permitia apenas trocas de fotos e comentários, mas com o tempo foi se aperfeiçoando, de modo que agora muitas empresas e bloggers vendem seus "trabalhos" no agora chamado "microblog". Mas há muita gente mau educada passeando por lá, com atitudes nada agradáveis.

★ Se não conhece ou não faz parte da conversa não entre no assunto. Ainda que essa seja uma rede social precisamos apostar no nosso bom senso SEMPRE. Para resumir, "não se meta onde não é chamado". Com certeza você sabe quando deve ou não fazer algo;

★ Pare de mendigar seguidores. Essa coisa de "Me segue de volta?" é muito chata. Ninguém é obrigado a seguir o que não quer ou o que não se identifica. Que tal mudar o seu comentário padrão para uma curtida numa foto, um comentários legal sobre ela? Assim você será visto e se o outro se identificar e quiser seguir, certamente assim ele fará. Sem contar que é uma maneira mais educada e que possibilita que uma boa amizade possa acontecer;

★ Marcar pessoas que não conhecem em sorteios: não faça isso. Ser marcado em sorteios o tempo inteiro é muito chato. Principalmente se for por pessoas que a gente não conhece. Mais uma vez volto para uma questão: não é com tudo que o outro se identifica. Nem todo mundo quer ler o livro que você deseja, ou ganhar a maquiagem que você quer. Há pessoas que não gostam de maquiagem, nem de discutir leitura. Então, não marque. Se não conhece, não marque. E se marcar que seja esporadicamente;

★ Enviar mensagem com vídeo ou imagem sem assunto: existe uma grande chance de eu deixar sem resposta uma pessoa que me manda mensagem, simplesmente por mandar, sem no mínimo escrever sobre o que é e o por quê da mensagem. É tão simples um "Boa noite, segue um vídeo sobre leitura que achei que você pudesse gostar", ou "Segue um vídeo meu, talvez você possa gostar. Vou gostar de ter sua opinião". Isso é mais educado, deixa a pessoa com vontade de interagir. Mas se isso se aplica aos amigos também, afinal o outro não é obrigado a descobrir o que ele quer compartilhando aquela mensagem.


 NO TWITTER

O twitter é uma das minhas redes sociais favoritas, se não a primeira. Uma rede social onde há um fluxo muito grande troca de ideias, das mais simples às mais necessárias e até absurdas. O que pega de muito feio no twitter é a questão de comentários com expressões e palavras de ódio. Você não precisa concordar com tudo o que dizem, mas saber debater e discutir opinião e essencial. E é uma questão de ser educado para isso também.

Aconteceu de eu postar um frase dizendo que apesar de não me identificar com o tipo de música que o cantor Kevinho canta, eu gosto e me divirto com ele. Isso foi o suficiente para vir um rapaz que nunca vi ou conversei na vida e me chamar de sem cultura, que eu apoio maconheiro e outra série de absurdos por conta disso.

Por favor, não seja esse tipo de pessoa. Se você não conhece o outro, não sabe nada sobre a vida dele saiba o que comentar e seja cortês na sua opinião.

Saber se comportar na rede é o mesmo que saber se comportar socialmente. Afinal, estamos lidando com pessoas de maneira direta e também indireta. PORTANTO Não é a sua vontade sempre, é a vontade do outro e conforto dele também. Saber agir com educação é essencial para um ótimo relacionamento em grupo (quando estamos num grupo específico) ou entre duas pessoas. Pare para refletir.
Espero que tenha gostado. E se gostou pode compartilhar também. Isso aqui não é vídeo, não é youtube, mas é texto e faz bem para exercitar a leitura - estamos precisando. Portanto, merece ser compartilhada se você se sentir à vontade.
Um Beijo
com carinho.★ 

13 comentários:

  1. Adorei suas dicas, uma grande verdade é em relação ao audio no whatsap, nem sempre podemos escutar, pois não sabemos o que a pessoa irá falar e estamos com outros. Bjs, valeu pelas dicas;

    ResponderExcluir
  2. Se essas práticas fossem adotadas por todos, seria incrível.

    ResponderExcluir
  3. Di, até que pelas tuas rules estou indo bem e me comportando bem!!!

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas e informações!!! Gostei do Post! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Educação é fundamental em todos os setores da vida, inclusive na vida on line. Tudo tem limite e seu post foi ótimo para relembrar as boas regras de convívio na net. Acredito que para determinadas opções (como envio de áudios), é preciso ter intimidade com quem se conversa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego! Que lista PERFEITA! Eu concordo e assino embaixo de muita coisa que você escreveu. Eu tenho uma amiga que ama mandar áudio. Mas ela nunca se lembra que eu estou no trabalho e é impossível ouvir. Só me da trabalho de pedir que ela escreva. Facebook virou terra de ninguém. Eu mal ando postando, porque quero evitar a fadiga e o estresse.
    Instagram é a minha rede social favorita. Tenho conseguido escapar de problemas, mas isso do sorteio é mesmo mt chato. Principalmente quando vem de quem tu nunca viu na vida! Esses dias vi um, que as regras era estar seguindo a pessoa marcada. Pelo menos isso haha
    E o tt, ai o tt. Por causa de coisas que tu postou, evito postar lá o máximo. Fico só lendo mesmo. Noção passou longe das pessoas rs
    Olha, dá vontade de colar essas postagem pra várias pessoas rs. Parabéns. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Educação cabe em qualquer lugar mesmo. Uma coisa que me irritava e que hoje diminuiu consideravelmente eram as correntes... lembra delas? Chaaaaato demais ficar apagando aquilo tudo!
    Mas como toda mudança começa com nós mesmos, vamos pelo exemplo ensinar estas pessoas a serem mais educadas.😉
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem ?

    Amei esse post e super concordo , as pessoas via zap ou facebook, ficam criando correntes, áudios de gemidão kkkkkk e sobre um bom papo ou conteúdo...não mostram nada. Tem hora e lugar para tudo, nem sempre podemos está ouvindo áudios e os grupos vão enchendo de áudios e memes, acabam lotando o celular.

    ResponderExcluir
  9. Vou imprimir esse texto e colar em cada poste e dar pra cada amiguinho meu. kkkkkkkk
    Principalmente a parte do facebook e whatsapp.
    Adorei, Diego!
    Aliás, eu amo vir aqui no seu blog.
    Beijinhos e sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  10. Gostei do seu post, não é porque estamos nas redes sociais que temos que tratar os outros de qualquer jeito

    ResponderExcluir
  11. Oi Dih
    Uau, adorei sua reflexão e dicas. Ah, eu tbm adoro o twitter, voltei a usar ele a pouco tempo. Uma vez eu tinha bem mais interações com os blogueiro por lá.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Diego, eu adorei as suas dicas. São simples, mas fazem uma diferença e tanto hein?
    Não uso o twitter, mas concordo com tudo o que você falou.
    Fcaebook/instagram e whatsapp você deu um show. Amei!
    Beijos e sucesso!
    www.myysadsongs.blogspot.com.br
    www.bibliotecalecture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dih!
    Se uma parte das pessoas seguissem essas dicas, as redes sociais seria um lugar bem melhor. Eu não era muito adepta dos áudios mas hoje em dia e dependendo da situação, acho bem prático.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger