8 de setembro de 2018

Álamo, de Raiana Soares: um mundo original e um talento


Olá! ♥️ Como vai?

No post de hoje vou apresentar a você o livro de uma jovem autora baiana, destaque na região onde nasceu e ganhadora de alguns prêmios como o Prêmio Escritores de Ouro, na categoria best seller na plataforma wattpad, além de outros prêmios notórios de literatura. Alamo é seu primeiro livro físico e foi publicado pela Editora Mestria


Raiana Soares é baiana e a Editora Mestria, também. Esses, inicialmente, foram os motivos que me levaram a aceitar a proposta de ler esse livro. Atrelado a isso está a importância de ler  novos autores e histórias nacionais, um desafio que me propus a um tempo. E é um desafio que vale a pena, pois tenho descoberto autores e histórias incríveis. E valeu muito ler Álamo, uma história leve e cativante que cumpre seu papel de passar uma ótima mensagem para o público a que se propõe.

Temos a história de Gabriel, adolescente que acaba de presenciar um assassinato. Mas além do trauma de estar no exato momento em que um homem é morto, o garoto terá que encarar a ideia de que esse mesmo assassino agora está atrás dele querendo matá-lo também para que não haja testemunha do assassinato. Em meio à corrida para se livrar do homem e salvar sua vida, o garoto Gabriel acaba indo parar num lugar totalmente desconhecido, onde tudo parece estranho a começar pela realidade de que ele não conhece ninguém, mas todos parecem conhecê-lo. Nesse lugar Gabriel conhecerá novas pessoas, viverá atritos e paixões, desafios que o levarão a questionar seus atos e que será como um convite para o auto-conhecimento.

Quando comecei a leitura de Álamo fui pego por uma ideia que me acompanhou até o último capítulo do livro quando tive uma surpresa inesperada e que me deixou contente. Amo ser surpreendido. Esse é um livro voltado ao público infanto-juvenil que traz à tona ambientes comuns aos quais os jovens estão acostumados a viver no seu dia-a-dia, além de intrigas também comuns, que fará com que você volte no tempo e até mesmo se reconheça dentro da história, reconheça suas fraquezas e limitações. Os personagens são cativantes, o cenário é criado de maneira que o leitor não consegue ter uma ideia fácil de onde tudo está acontecendo - e nesse contexto isso é algo positivo. A narrativa nos envolve num mistério que se mantém intacto durante toda a narrativa que consegue prender sua atenção facilmente.


A escrita de Raiana é confortável, fácil e cativante. A jovem demonstrou criatividade e originalidade na hora de criar a história e apostou em assuntos como autoconfiança, autoconhecimento, bullying e medo, problemáticas importantes de serem tratadas nas histórias e no contexto social de qualquer jovem. Você conhece sua capacidade de realizar grandes feitos? Você confia/acredita no que vê? reconhece seus limites?

Álamo é um livro para carregar no bolso e com pouco mais de 135 páginas nos envolve num universo paralelo cheio de monstros, situações inesperadas e personagens familiares. No entanto, embora reconheça uma narrativa de qualidade, senti falta de melhor aprofundamento nas problemáticas inseridas na história. Reconheço a capacidade que Raiane Soares tem para isso e gostaria de ver mais reviravoltas no que tange às problemáticas já mencionadas, que foram colocadas na trama e que tem muito a ser explorado. Penso assim também dos personagens que conquistam, mas que deixam o leitor querendo mais deles. Em dados momentos também senti um escorrego nas transições de cenas, que me deixaram confusas sem saber por qual caminho seguiria  história. O bom é que em seguida consegui me situar facilmente.

Um livro original, bem escrito, cheio de momentos engraçados e reflexivos, Álamo surpreende pela originalidade, pelo mistério que se mantém e pela reflexões que propõe ao leitor. Embora deixe um gosto de quero mais e de um desenvolvimento melhor em algum momentos da narrativa, é notável o talento que a autora tem para escrever e desenvolver boas histórias.

★★★

Adicione no Skoob | Compre: Livro

18 comentários:

  1. Oi Diego, tudo bem?
    Não conhecia o livro ou a autora, e embora não faça muito perfil, fiquei muito feliz em ler a tua resenha e ver a qualidade da história. É sempre um prazer ver os autores nacionais sendo bem sucedidos e entregando um material de qualidade e que não deixe nada a desejar aos autores gringos (tão idolatrados).
    Preciso dizer também que amei o layout e as fotos estão lindas de morrer!

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego! Eu não conhecia o livro, primeira resenha dele que eu leio, mas gosto quando os autores conseguem ser originais e curti tb os temas abordados!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego, tudo bem?
    Gostei muito da resenha! Não conhecia a autora nem a obra, mas pela premissa, acho que eu poderia gostar. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Que interessante. Tô conhecendo muitos livros essa semana e minha lista tá ficando cada vez maior!
    Acho que vou colocar em primeiro!(hahaha)
    Ps: seu blog é lindo demais. Parabéns pela organização e conteúdo!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não conhecia e me interessei, ainda mais por ele ter te surpreendido, parece ser uma história bem envolvente, sempre bom ler livros Nacionais e conhecer bons autores.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eai, tudo bem? Eu já tinha visto resenha desse livro em um outro blog e fiquei apaixonada porque eu nunca li nada de gente da Bahia, é algo que quero muito começar a fazer. Adorei suas palavras, me deixaram com mais vontade ainda de ler!

    Amo esse lugar, aaaaaaaaah!!!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Diego!
    Nunca tinha visto esse livro!
    Não sei bem se é meu tipo de leitura, mas gostei de ler sua opinião.
    Ps: adorei as fotos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem ?

    Não conhecia o livro,mas este post assim como seu ponto de vista e avaliação me deixaram com vontade de conhecer mais e comprar a obra. Então entrei no site e baixei a amostra, parece ser uma ótima dica literária.

    ResponderExcluir
  9. Livro muito interessante, tem o formato de livro de bolso, não conhecia a autora, mas isto não relevante, o importante é uma história que prenda a atenção

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia da história, principalmente, como você falou, faz os jovens presenciarem coisas que acontecem no dia-a-dia, na vida real. Não conhecia o livro, e achei uma ótima dica.
    Só a capa dele acho que não dá tanto valor a história, poderia ser mais chamativa.. mas isso é minha opinião :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diego!
    Eu não conhecia a autora nem a editora. Lendo sua resenha, vejo que não é um livro que eu leria, mas só de ser um nacional que te agradou tanto, já fico feliz. Existem tantas histórias boas como essa que ficam escondidas, né? Gostei de ver você expondo ele aqui!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diego. Ótima resenha, já me ganhou pelo ponto "trabalho nacional" eu acredito e prego (como leitora) no potencial dos nossos escritores. Segundo, por ser juvenil, adoro a ambientação, as intrigas, os probleminhas, as paixonites, tudo que envolve isso. E que bom que o mistério não perde a linha durante o livro, é horrível começar uma história e ver que o autor se perdeu no meio do caminho. Enfim, beijões.

    ResponderExcluir
  13. Super me encantei pelo livro e a história em si.
    Ainda não conhecia, deve ser ótimo.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia, fiquei super interessada :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pareceu-me pelo que li da resenha uma história bastante interessante , daquelas que nos prendem e nos dão vontade de chegar logo ao fim do livro para saber o final , ainda mais com uma reviravolta quase no fim ...fiquei com vontade de ler , aguçou a minha curiosidade .

    ResponderExcluir
  16. Oi Diego,
    Não conhecia a obra, mas fiquei animada.
    Gostei muito das suas descrições e como a história te cativou, quero ler.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Diego!

    Ainda não conhecia a obra nem a autora mas já adorei a premissa, todo o suspense que sustenta a história deve tornar a leitura frenética. Fiquei com muita vontade de ler. Desejo todo o sucesso pra autora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger