5 de abril de 2018

Projeto 'Cartas para você'


Olá,
tudo bem?


Espero que esteja tudo muito lindo com você. Sumi, eu sei. Mas as férias acabaram, as leituras estão num ritmo mais lento, mas não desista de mim, eu não desisti de escrever. No entanto, em meio a tanta correria, tantas preocupações em manter tudo muito organizado, me conectar com minhas coisas, meus momentos comigo mesmo, nos meus momentos com minha família e com as coisas que me inspiram (inclusive fiz uma lista aqui) ainda há tempo para pensar nas pessoas. E quando digo pensar nas pessoas é entender que nesse exato momento existe alguém vivendo uma tranquilidade diferente da minha, uma felicidade diferente da minha, precisando de uma palavra, um motivo para rir, uma mensagem de conforto. E é por isso que pensei em iniciar um projeto simples, mas cheio de valor e convidar você e outros bloggers e bookstagrans para viajar nessa junto comigo, e utilizar a palavra para fazer o bem.
"Palavra puxa palavra, uma ideia traz outtra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução." _ Machado de Assis
No mês de março publiquei um texto em formato de carta (o texto está aqui), no qual o emissor comentava sobre as pessoas que simplesmente não se permitiam estar tristes e não se permitiam viver seu momento de luto até recarregar suas forças. Na carta também foi comentado sobre como elas atrelam o choro à fraqueza. Eu amo escrever textos assim, cartas mexem muito comigo, e fiquei muito feliz com o retorno positivo para essa postagem. Acredito que de alguma forma uma parcela de leitores do blog se sentiu tocada, isso me deixa feliz.


"Sei que é incomodo escutar das pessoas coisas do tipo "arruma logo outro que passa", e até "ele não te merecia, parte para outra". Parece uma mensagem interna, algo que todo mundo deve aprender quando nasce; todos preparados para falar a mesma coisa quando não sabem o que dizer. E na verdade, não é necessário. Nem sempre é preciso falar. Qualquer coisa que nos digam, o momento será o mesmo, a situação será a mesma, os sentimentos de perda e frustração também serão os mesmos. E é assim que as coisas são agora, não vão mudar de repente, como num passe de mágica. Não quer dizer que vá durar para sempre, só que a gente não precisa de palavras bonitas ou frases de efeito, mas de abraços calorosos e ternos. Acredito que eles dizem mais do que qualquer palavra."

Diante de tudo o que foi dito, decidi então criar um projeto especial, mensal, que consiste em escrever cartas aleatórias para o mundo. E quando digo mundo, é uma carta às cegas, que não precisa ser voltada para alguém em especial, mas a quem possa interessar. Talvez falar de um término de namoro, sobre o momento de luto, sobre como entendemos a dor que alguém está sentindo, sobre como estamos com raiva, entre outras coisas. Pessoas são diferentes, vivem em lugares diferentes, mas podem estar passando por situações parecidas com a nossa, ou simplesmente precisando ouvir ou ler algo que possa deixá-las confortáveis. Por isso, eu adoraria que você pudesse entrar nessa comigo. Podemos compartilhar nossos textos, marcar amigos, conhecer pessoas e beber da fonte do amor, da empatia e da solidariedade. O mundo precisa disso.  ♥️

Dia 10 de cada mês publicarei uma carta com o tema livre e eu espero que minhas palavras cheguem com sucesso e façam alguém se sentir melhor. E se você quiser participar também, dá um Ok e vamos utilizar nossa melhor arma para fazer o bem. 

Um b-jão!

23 comentários:

  1. MEU DEUS que delicia de blog <3 todo coloridinho, adoro!!! e posso falar, o que me chamou atenção? a caixinha de link-me, isso me lembra muito na blogsfera antiga, quando comecei, o meu blog era cheio de caixinhas de link-me ahahhaha <3

    O que falar desse blog, que mal conheço e já considero pacas? ahahaha brincadeira a parte! eu adorei essa ideia do projeto, eu amo escrever e estava querendo algo assim também, vou me inspirar nesse seu projeto (colocando créditos, lógico) ahahaha adorei por aqui! <3

    beijos :)

    www.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  2. Uauuuu, Parabéns, excelente iniciativa!
    Tenho certeza que essas cartas chegarão a quem precisa de uma palavra de conforto, amiga e de ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Diego, que projeto lindo, tenho certeza que será um sucesso. Existem muitas pessoas que precisam de palavras de conforto, por diferentes situações, e a leitura de um texto amigo pode fazer um bem enorme e aquecer muitos corações.

    ResponderExcluir
  4. Ah, que fofo!! Acho que esse projeto será muito legal!! Já acompanhei algo parecido em um outro blog, mas a moça descontinuou. Já estou ansiosa para ler e para saber sobre quais assuntos você vai falar =)

    ResponderExcluir
  5. Eu achei muito importante é maravilhoso o seu projeto...
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. OK! quero participar. Amo escrever cartas, inclusive participei de um projeto ano passado com esse mesmo intuito que incluía até presidiários.. Um projeto lindo!
    Me fala mais sobre o projeto
    me manda um e-mail pode ser?
    levandoaserio@outlook.com

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oiiee... lindo seu blogue e é adorável seu projeto, ouso dizer: romântico! Escrever cartas me parece bem mais intimo e sensível do que enviar um áudio ou sms, mas esta é a minha opinião.Torcendo para que dÊ certo!! Abç;

    ResponderExcluir
  8. Nossa que projeto mais interessante vai ser muito bacana ler as cartas já estou ansiosa. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  9. Nossa achei seu projeto muito interessante, é muito legal ter um projeto assim.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Diego!!

    Achei muito bacana a ideia desse projeto, muito legal mesmo!! Amor, empatia e solidariedade, o mundo precisa disso. Ah, se todos pensassem como você, se preocupassem com o próximo, com certeza o mundo seria muito melhor! Estarei torcendo para que muitos blogueiros participem desse projeto maravilhoso e que as cartas sejam lidas por muita gente!!

    ResponderExcluir
  11. Amei a idéia!
    O mundo precisa de mais empatia sem dúvidas, e existe melhor forma de chegar em quem está realmente precisando do que pela internet? Ultimamente andamos tão conectados e ao mesmo tempo tão "desconectados" do mundo real, ás vezes precisamos de palavras amigas principalmente se vier de alguém que não conhecemos, pois muitas vezes não haverá julgamento e as palavras serão mais sinceras.
    Espero que seu projeto dê super certo! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  12. Que iniciativa linda! Mesmo sem ser destinadas a alguém especial tenho certeza que esta carta ira tocar no coração de alguém e será também o que alguém precisa ouvir naquele momento! Mais uma vez parabéns pela linda iniciativa ♥️

    ResponderExcluir
  13. Olá Diego! Que ideia maravilhosa!
    no meu blog eu já publiquei 2 cartas, mas foram cartas pessoais (uma para o meu pai e uma para a minha filha) e tenho uma centena nos rascunhos... Vou aderir essa campanha também e publicar as cartas que estão esquecidas nos rascunhos.
    E isso me deixa feliz, porque querendo ou não, sem que soubéssemos, tivemos a mesma intenção de ajudar ao próximo com as nossas palavras! É sincronicidade que fala? hahahaha

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi Di!!
    Nossa, que projeto mais lindo. Eu espero que suas palavras toque o máximo de pessoas possível e que tenha participação de outras pessoas!! Parabéns pela linda iniciativa!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Diego, tudo bem? Que amorzinho de post. Esse mundinho de blogs nos faz conhecer tantas pessoas mesmo que virtualmente. E é verdade, não sabemos o que cada uma delas sente, vive, ou as situações que passam diariamente. De alguma forma o que escrevemos pode ajudá-las. Pode confortá-las. Desde que tinha uns 12 anos comecei gostar de escrever cartas e desde então não parei mais. Quando pego papel e caneta as palavras surgem como mágica. Achei sua ideia bem interessante e já fiquei curiosa pelos textos dos próximos meses. Palavras podem acalentar o coração de alguém. Uma ótima semana pra você. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Oi, Diego.
    Que projeto maravilhoso! Eu adoro recebe cartas e cultivo esse hábito até hoje. Após receber muitas, percebi que as palavras têm um poder transformador, elas podem fazer toda a diferença no nosso dia.
    Espero que seu projeto dê muito certo. Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas.
    Parabéns pela iniciativa e sucesso ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá Diego
    Estou conhecendo seu blog agora e já estou amando, inclusive apoio esse seu projeto de cartas para o mundo, eu amo textos reflexivos, e pode ter certeza que suas cartas em algum momento vai dar um choque de realidade em alguém e mudar a vida dessa pessoa, então todo dia 10 estarei aqui para ler suas cartas, estou feliz em conhecer seu blog e estou seguindo!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que amor de projeto!
    O mundo precisa desse quentinho!
    💗

    ResponderExcluir
  19. Vou participar ;)
    Na verdade comecei um projetinho um pouco diferente no meu blog, mas quero participar deste tambem.
    https://garotaeraumavez.blogspot.com.br/2018/03/projeto-cartas-garota-era-uma-vez.html

    #Participando

    ResponderExcluir
  20. Que iniciativa mais linda, amei e tenho certeza que vai arrasar nesse projeto. Amo cartas e já quero participar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi, Diego. Que projeto interessante. ^^ Acho que vou me arriscar e participar dele. Espero que possa ajudar alguém. =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger