6 de julho de 2018

HQ 'UMA DOBRA NO TEMPO': UMA ADAPTAÇÃO DE HOPE LARSON


Olá
♥️

Há alguns meses se me perguntassem qual das edições de livros da Darkside eu mais gosto, eu poderia apontar várias sem ter uma favorita. No entanto, isso mudou quando a editora lançou a HQ de UMA DOBRA NO TEMPO, adaptação de um clássico da fantasia e da ficção científica, de Madeleine L'engle. Essa sem dúvidas passou a ser minha edição favorita, de todas as edições maravilhosas lançadas.


Uma dobra no tempo é uma história de fantasia e ficção científica lançada originalmente em 1962. Em 2017, a Editora Harper Collins publicou o primeiro livro (e continua publicando a continuação) que foi adaptada para o cinema. E além de ir para as telonas, também contou com um lindo trabalho de adaptação e ilustração, de Hope Larson, com tradução de Érico Assis, para compor uma história em quadrinhos lançada pela caveirinha do amor ♥️ 

Numa noite escura, quando uma tempestade ameaça cair,  Meg e seu irmão mais novo, Charles Wallace, vai até a cozinha para fazer um lanche. Durante uma conversa com o irmão, e em seguida com a mãe, a lembrança do pai e os questionamentos sobre o seu sumiço fica mais forte. As pessoas acreditam que o Sr. Murry morreu, embora os meninos, a Sra. Murry e os irmãos gêmeos, Sandy e Dennys, acreditem que ele esteja vivo. Mas essa noite, Meg e Charles, ao lado de três figuras peculiares, e mais um companheiro inesperado, vão embarcar numa viagem por lugares que nunca imaginariam passar e vão descobrir as respostas para seus questionamentos: o que seria um tesserato (na noite passada a Sra. Murry ficou muito nervosa quando falou essa palavra)? Será que isso tem a ver como o sumiço de seu pai e a falta de notícias dele? Quando eles partem para uma aventura espacial e especial, partimos juntos com eles para tentar descobrir o que aconteceu com o Sr. Murry. Será que ele realmente morreu? Se não morreu, porque sumiu sem deixar notícias? O que poderá ter acontecido? 

Poder acompanhar as aventuras desses personagens foi muito especial. Uma dobra no tempo é, além de tudo, uma narrativa sobre a vida, sobre o que  nos movimenta, sobre como podemos viver em paz se aprendermos a lidar com as diferenças, a respeitar o espaço do outro e, acima de tudo, a olhar para dentro de si e para o outro. É também uma história de auto-conhecimento e aceitação. Unir uma história tão rica a um trabalho tão lindo e igualmente rico como o de Larson só trouxe mais brilho para o texto de L'engle. E quem ganha somos nós, leitores. 

Quando uma imagem se encaixa perfeitamente ao texto, traduzindo o estado de espírito dos personagens nas diversas cenas e nos diferentes tipos de emoção não tem como não dar certo. E foi isso que aconteceu com a HQ de UMA DOBRA NO TEMPO: deu muito certo. Traços e cores se uniram para apresentar os personagens da história e a complexidade deles, além de mostrar cenários fiéis às descrições contidas no texto original. 


Um dos traços mais lindos da HQ é, coincidentemente, do meu meu personagem favorito, o garotinho Charles Wallace. Sabe quando um personagem te escolhe? Foi o que aconteceu. Sempre que me deparo com uma cena dele fico em paz e emocionado. É um personagem tão encantador, em todos os sentidos, que consegue extrair de mim um sentimento especial. O desenho acima é um dos meus favoritos e acredito que registra muito bem essa cena, e comprova a qualidade do trabalho do ilustrador. 

Além da ilustração impecável, não posso deixar de comentar a edição do livro como um todo. É um clichê falar sobre a beleza e o cuidado com as capas e edições de livros da Darkside, mas é preciso enaltecer. Totalizando 390 páginas, a HQ tem um trabalho de capa cheio de detalhes marcantes e que chama a atenção do leitor. Cores lindas, detalhes brilhantes (até mesmo na lombada), lateral com auto-relevo e uma tradução impecável. O texto está muito confortável de ser lido e realmente entrega para o leitor o essencial da história. 

Ter uma HQ como essa na sua estante é mais do que ter mais um livro, é ter um trabalho de arte feito com cuidado e com carinho para que você possa aproveitar o melhor do conteúdo e ter uma experiência de leitura única. Espero que você leia e termine a leitura tão encantado e apaixonado como eu.

Um b-jão, ♥️
com carinho.

19 comentários:

  1. Essa HQ foi, com toda a certeza, a melhor HQ que li esse ano. Desde o meio do ano passado tô numa vibe de experimentar coisas novas e começar a ler HQ foi o primeiro passo, eu já tinha lido o livro e amei, mas quando vi essa HQ eu me apaixonei demais, tão bem feita, as folhas lindas, os desenhos maravilhosos, tudo sensacional, nem tem o que falar!

    ResponderExcluir
  2. O HQ é uma arte muito interessante, adoro este livro, ficou muito interessante a história neste formato. bjs

    ResponderExcluir
  3. HQs são excelentes formas de estímulo à leitura... Muito bem-feita essa... Ao que me pareceu. Que bom e que coisa rara ver postagens sobre HQ! Parabéns pela diferença!

    ResponderExcluir
  4. Amei a postagem Di, fiquei curiosa para ler essa HQ.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esta HQ dicou incrível mesmo! Apesar de achar que fosse um livro normal à primeira vista.
    Darkside como sempre caprichando muito nas edições!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Estou apaixonadaaaaa! Que HQ perfeitaa!! Olha essa capa!! *-*
    Amei essa resenha! Preciso ter um desses também. Vou comprar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada pela edições da Caveirinha, cada uma mais linda que a outra, não conhecia esse HQ, mas já vai entrar na lista de futura aquisição. Amei sua resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante e também uma boa opção para incentivar as criança a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu bati o olho e logo me empolguei só pela capa ! Maravilhosa!!
    Uma opção indiscutível para incentivar a leitura
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gente que blog incrível, que coisa mais linda de ver aqui. Estou apaixonada! Darkside arrasa em todas as edições, mas estou encantada por essa capa e por essas ilustrações, eles se superaram dessa vez. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. Posso ter me apaixonado pela capa. Apaixonei de verdade!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei super interessada pra ler esse livro, a capa dele é muito lindaa :3

    ResponderExcluir
  13. É uma HQ pra se guardar com carinho, tipo edição para colecionador, tamanha a qualidade apresentada. Pela sua descrição me parece ser um trabalho impecável que conseguiu transmitir em imagens todo o universo mágico de Uma Dobra no Tempo.

    ResponderExcluir
  14. Esse HQ parece ser tão bom! Olha a capa 💗 olha as imagens 💗 quero um pra mim! Amei seu post😍💙

    ResponderExcluir
  15. Oi Diego, tudo bem?

    Desde que vi essa edição da Darkside, estou louca para tê-la em mãos, pois se nas fotos ela é linda, pessoalmente deve ser um escândalo. A história parece ser boa da mesma forma e saber que traz reflexões sobre a auto-aceitação, lidar com as diferenças, isto tudo é fundamental. Os traços são realmente lindos e as cores utilizadas também. Adorei seu post, ficou lindo, como sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Estou com muita vontade de mergulhar nessa FC, ela parece ter uma pegada juvenil, uma coisa que sempre me encanta, também estou querendo muito essa há.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Estou muito ansiosa para ler este quadrinho. Tenho uma amiga que amou tudo nele e lendo a sua resenha me lembrou muito a paixão com que ela me contou sobre a edição! Eu simplesmente amei a sua resenha, achei tão gostosa de ler e as fotos estão Maravilhosas <3 Espero ler e me apaixonar assim como você!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  18. Eu sou uma apaixonada pelos livros da Darkside. Eu ainda não li este livro, vi apenas a adaptação para as telas. Ficção não é meu gênero favorito mas a história trata coisas e temas bem interessantes. Agora que vi suas fotos, que ficaram lindas, eu quero não eu preciso desta HQ. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá! Só pelo fato de nele constar um chamado para auto-observação, já vale muito. Sociedade precisa aprender (acredite) a dar as mãos.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger